"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, janeiro 10

Leiam com atenção, pessoal!

Comentário na postagem Procissão - A Voz da Associação.

D. Lurdinha em 9/Jan às 21:06:
"Transparência Angra, tudo bem?
Sou leitora assídua de vocês, mas estou perdendo a vontade de ler. Gosto das notícias, mas tenho ojeriza a baixaria. Infelizmente, muitos anônimos têm feitos comentários pessoais nas postagens.

Comentários grotescos e com xingamentos. Isso deveria ser "proibido" por vocês. Tudo bem que vocês são contra o governo. O assunto não é esse. Agora, sem dúvidas, o chato é ler que fulano é isso, é aquilo e etc. Acredito que o importante a vocês é a vida política, não é isso? E não a pessoal, não é isso?

Nos demais blogs vejo que os donos têm esse cuidado de podar. Aliás, no inicio vocês também tinham. Vocês eram um blog fino. Sempre criticando, mas não perdendo o nível. Depois a coisa escorregou e virou "sacanagem".

Concordo que vocês devem cobrar transparência, sim! Mas, pelo menos, vocês deveriam ser elegantes. Vocês estão seguindo a mesma linha de alguns jornais da cidade: Baixaria! Sim, eles vendem horrores! Mas não são nada elegantes. E isso é lamentável.

Não sei se esta mensagem servirá para alguma coisa, mas, por favor, revejam isto.

É uma posição minha. É o que eu penso.

Beijos da leitora,"

TAngra:
Dona Lurdinha, seu comentário chegou em muito boa hora. Espero que ninguém leia essa nossa "conversa particular".

Mas parece que outras pessoas vão nos acompanhar, pois enquanto eu ainda escrevia a frase anterior chegou um comentário elogiando sua posição e pedindo nossa manifestação a respeito.

Mas vamos lá. Algumas vezes nós também perdemos a vontade de ler alguns comentários pelos mesmos motivos que a senhora. Mas gostaríamos que a senhora entendesse algumas posições nossas.

Nós não nos damos o direito de criticar nenhum comentário e jamais fizemos isso. A única vez em que censuramos um leitor foi quando alguém reclamou de outra que dava em cima do marido de fulana e etc. Fora este, todos os comentários que recebemos foram publicados sem qualquer censura.

Achamos que é importante - e produtivo - que todos vejam que nossa sociedade é formada por pessoas de todos os tipos, com as mais variadas opiniões, preconceitos e formas de se expressarem.

Não usamos palavrões em nosso Blog (nem fora dele) por uma questão de hábito, mas compreendemos - e aceitamos - que algumas pessoas não conseguem se expressar sem usá-los, como era o caso da nossa saudosa Derci Gonçalves, para citar um exemplo.

Não temos nenhum preconceito de credo ou raça. Aliás, só conhecemos uma raça inteligente: a humana. E concordamos com todas as religiões e também com os ateus. Procure em todo o nosso blog e veja se alguma vez qualquer religião foi criticada ou comentada. Só criticamos os que fazem mau uso delas para enganar aos fiéis. E não temos nada contra nem a favor da opção sexual de ninguém, nem de quem não tem opção sexual nenhuma.

Mas achamos importante que todos vejam que infelizmente preconceitos fazem parte da nossa realidade. Que há quem separe as pessoas em raças e religiões, que alguns criticam lésbicas ou homosexuais.

Observe que quando o tema da postagem é um assunto mais popular, Procissão Marítima, por exemplo, o perfil dos comentários muda, mas é preciso compreendermos isso. É um assunto que envolve paixões e mágoas, como no futebol, quando até a pobre mãe do juiz entra no jogo.

No caso do Andrei, nossa única intenção foi criticar a maneira nada técnica como o novo governo está preenchendo os cargos, não tinha nada de pessoal com o indicado. Foi uma grande surpresa para nós ver a discussão apaixonada que surgiu, mas achamos que valeu muito sabermos as opiniões variadas a respeito do assunto e até sobre a opção sexual do indicado.

Mas se a senhora observar, os próprios leitores se posicionam contra ou a favor dos comentários (como a senhora fez) e o resultado é sempre benéfico para todos. Não interferimos nem nos manifestamos nos comentários, a não ser quando somos diretamente envolvidos. Consideramos que a área de comentários é um fórum livre para os leitores se manifestarem e só entramos ali assumindo a posição de leitor, nunca de juiz.

É por isso tudo que não temos o direito de podar os comentários, interferindo na opinião dos leitores. Imagine se tivéssemos suprimido tudo a respeito da opção sexual do Andrei, por exemplo. Iriam pensar que não há mais este tipo de preconceito, mas ficou evidente que ainda há, não acha?

Não seria honesto de nossa parte selecionar apenas os comentários dos quais gostamos, ou só os que corroboram nossas opiniões, como fazem alguns blogs. E há blogs que nem aceitam comentários. Nós não. Achamos muito importante que os leitores vejam que muita gente não concorda conosco mas que também há alguns que concordam.

Esperamos que a senhora tenha compreendido nossa posição.

Só mais um detalhe: não somos contra esse governo. Somos contra quem não sabe nomear técnicos qualificados para conduzir a máquina pública. Somos contra quem esteve ou está envolvido com corruptos e corruptores. Somos contra quem persegue Funcionários Públicos. Somos contra quem assume o poder para tirar proveito próprio. Somos contra quem negocia para receber 23000 reais de salário. Somos contra qualquer governo, de qualquer partido, que não tenha como objetivo prestar um serviço público de qualidade. Ou que não tenha competência pra isso. Só isso. Tirando estes pequenos "defeitos", nós "adoramos" esse governo.

Por fim, espero que a senhora não nos abandone. Faça como nós. Quando lemos comentários que não gostamos, ficamos torcendo para que algum outro leitor se manifeste e corrija os rumos da discussão. Isso sempre acontece, pode acreditar. A senhora ainda leva uma vantagem sobre nós: pode participar da discussão, enquanto que nós não podemos interferir.

P.S. A quem mais ler este post, por favor vejam com atenção o que disse D. Lurdes e controlem a "forma" de manifestarem suas opiniões, tá bom? Ela tem toda a razão.

9 comentários:

Anônimo disse...

Boca limpa.

D.Lourdes, a senhora tem razão em relação aos comentários com xingamentos, mas a nobre cidadã não pensa que roubar dinheiro´público, deixando à mercê da própria sorte crianças sem educação, pessoas sem assistência médica, pais de família sem trabalho graaças a falta de investimentos privados em nossa cidade (empresário sério não investe em cidade comandada por corruptos), nomear a parentela toda, montar firmas de fachadas, quando não é assim empresas de amigos, e com isto e mais algumas, jogar a nossa criançada no submundo do crime e das drogas(dê uma olhada no ''jornal sanguinário''), entre outras falcatruas, doa mais que alguns palavrões?????? A nobre cidadã me desculpe, mas a mesma não tem a menor noção do que está acontecendo nos porões do poder em nossa cidade, por que a justiça não se manifesta em relação às denúncias postadas no ANGRAPOL? No entanto corre pra dizer que não sabem de nnada em relação à obra de suas novas instalações na Japuíba, engraçado não?Continuo concordando com a senhora de que os palavrões e ofensas possam tornar o blog pesado, no entanto ele continuará como uma pena se comparado às sacanagens e putarias que o Jordão, o butocado, e seus gangsters filhos da puta estão fazendo com a gente.Pôrra, a senhora não tem noção!!!!

Anônimo disse...

Eu não conheço dona Lurdinha mas pelos seus comentários já colocados nos blogs sei que ela está acompanhando tudo que acontece e também está revoltada.

Se não fosse assim ela não lia o TAngra.

Ela só qis dizer que a gente pode usar um palavreado mais leve, usar f.da p., por exemplo.

Eu também acho, pois meus filhos e seus colegas também estão acompanhando os blogs por sugestão minha, para se informarem do que está acontecendo na política.

Só por isso penso que a gente deve ter mais cuidado com as palavras, sem esquecer que pessoas de todos os níveis e idades passaram a acompanhar tudo.

Apoiamos d. Lurdes.

Anônimo disse...

Apoio a Dona Lurdinha!
O TANGRA deveria mesmo ter cuidado com esses palavrões. É feio e imoral.
O Tangra não pode achar que é dono da verdade. Por isso, acho que deveriam mesmo ter o cuidado de não sair por aí xingando os outros. Há discussões, por exemplo, que as pessoas perdem o foco da noticia e xingam as pessoas em questão. E isso não é legal. O blog é de vocês. Entao, o que se espera é que haja um mediador para isso. Não cortem o recado dado, mas cortem as baixarias dos leitores.

Apoio também a Dona Lurdinha!

Anônimo disse...

o blog já está sendo visto como "aquele que xinga" as pessoas. Duvido que vcs mesmo não postam comentarios anonimos. E vcs podem jurar que não e eu não vou acreitar. Não vou acreditar, primeiramente pq esse blog jah eh anonimo. Portanto, seria prudente que vcs mudassem um pouco essa coisa de baixaria.

ESTE BLOG ESTÁ BAIXARIA PURA e muita gente comenta isso.

Não deixem a credibilidade de vcs irem ralo a baixo...

Anônimo disse...

igor, baltazar???????????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Pois é, falei tanto de manter a elegância e finesse, me chamaram de preconceituosa. Não custa muita escrever sem palavrões e grosseria baixíssimas contra personalidades conhecidas. Só o que eu falei não vale, acho que é porque sou professora. Uma D. Lurdinha que apareceu do nada tem mais credibilidade, mesmo tendo razão. É bom para vermos os critérios adotados por blogs que se dizem "democráticos".
Mônica Lima

DaRoça disse...

Caro TAngra:
Eu não estava com o Baltazar. Apenas desanimado com os (não) acontecimentos locais. Mas, estou me recuperando. E vou meter minha colher nesse embate/debate. Não cabe ao blogueiro ensinar como as pessoas devem se expressar em seus comentários. Concordo que xingamentos são desnecessários para expressar nosso descontentamento quanto a algum fato mas, repito, não cabe responsabilidade ao TAngra. Tenho uma teoria para esse tipo de comentário de "baixo calão":
Ficou claro, de uns tempos para cá, a mudança na linha "editorial" do blog, ficando muito mais incisivo, corrosivo e "agressivo" em suas postagens. Acho que os comentários vieram no vácuo. E isso mostra, em pequena escala, como o estilo (ou a intenção) de quem escreve acaba conduzindo os leitores. Se isso acontece em um blog local, o que não acontece com a "grande mídia".
Nunca vi no TAngra, o qual reputo (é reputo, não estou xingando não) como o melhor blog dessas paragens, cerceamento de opiniões e acho que esse deveria ser o objetivo de todos os blogs e da "grande mídia" também. Mas, para todos os que andam reclamando das postagens menos elegantes, eu lanço um desafio. Se você não concordar com alguma opinião veiculada nos jornais locais, tente mandar um e-mail expondo sua opinião e espere para ver se vai ser publicado. Eu prefiro ler algum comentário deselegante do que não ler comentário algum.
Abraços.

Anônimo disse...

Tá legal, mas agora já estou achando que essa história de ''D.Lurdinha'' é armação contra a rapaziada do blog.Tbm discordo dos palavrões, até exagerei no comentário lá em cima, mas foi de propósito.Mas havemos de convir: se uns palavrões incomodam tanto assim, o que dizer por exemplo do povo Palestino, que se defende com armas e bombas, e agora sofre um massacre, um verdadeiro genocídio, repudiado por todos os cantos do mundo, e preconizado, digasse de passagem, em Angra, pelo competente advogado Kláudio Carneiro??Sugiro a substituição dos palavrões, por sin^nimos politicamente corretos.Tipo assim: ''filho de uma que ronca e fuça'', ''rato imundo'', ''verme asqueroso'', ''peculatário'', ''constituidor de quadrilha'', e assim vai.........

Anônimo disse...

ORA VEJA EM!!!
DEIXA A RÓLA...
QUEM NÃO GOSTAR DE UM COMENTÁRIO, PULA, LÊ O PRÓXIMO.
DONA LURDINHA, ME PERDOE, MAIS ACHO Q A SRA. DEVERIA LER SÓ AS POSTAGENS. DEIXA OS COMENTS COM A GALERA. ADORO PALAVRÃO, NÃO TENHO ESSA CULPA CATÓLICA.
DEIXA A RÓLA...!!! QUEM NÃO GOSTAR, PULA!!!