"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, janeiro 7

Política e Carnaval

Enquanto não acontecer a tal Reforma Política podemos comparar os atuais Partidos com qualquer G.R.E.S. (Grêmio Recreativo e Escola de Samba). Podem haver exceções, mas não me ocorre nenhuma no momento.

Os políticos se candidatam por qualquer partido em que haja uma vaga disponível, da mesma forma como qualquer destaque que queira desfilar na avenida. E não duvido nada que se fosse permitido alguns se candidatariam por vários partidos, como fazem alguns destaques no carnaval. Também pode haver exceção, mas é difícil apontar alguma.

E há os partidos que só existem para alugar uma vaga para algum candidato mais abonado que ficou sem Partido (como nos G.R.E.S.) ou para negociar cargos públicos com o poder executivo em troca de acordos sombrios e assombrosos.

Também troca-se de Partido como se troca de escola de samba: ao sabor das conveniências do momento, como já se apregoa que acontecerá no caso de Fernando Jordão, por exemplo.

Como consequência dessa bagunça toda a quase totalidade dos eleitores vota no candidato - ignorando os partidos e essa falsa proporcionalidade - e no final chegamos ao percentual de eleitores que nossos vereadores na verdade representam:

  • 3,47 % - Leandro Silva
  • 2,35 % - Vilma dos Santos
  • 2,19 % - Lia
  • 2,15 % - Ilson Peixoto
  • 2,03 % - Amilcar
  • 1,99 % - José Antônio
  • 1,96 % - Mascote
  • 1.96 % - Cordeiro
  • 1,92 % - José Maria
  • 1,88 % - Aguilar Ribeiro
  • 1,85 % - Marco Aurélio
  • 1,63 % - Parente

Somando tudo dá pouco mais de 25% dos votos, ou a quarta parte dos eleitores.

Depois de toda essa diarréia cerebral eu me pergunto: Que representatividade é essa?

Algo deve estar errado...

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma coisa que me chamou muita atenção nos discursos da cerimônia de posse foi que, a exceção dos discursos do Cordeiro e do Ilson Peixoto, nenhuma falação teve qualquer referência ideológica. Infelizmente, os políticos de Angra não são fiéis aos seus partidos, tenho, inclusive, a impressão de que a maioria deles desconhece as lutas e a ideologia por detrás das bandeiras de seus partido. Isso causa esse personalismo todo, essa falta de conteúdo, de embasamento teórico e ideológico nas ações que o povo tanto necessita e que acabam não resultando em nada.

Anônimo disse...

Não havia feito a conta por este prisma, interessante.De qualquer forma mantenho o posicionamento contrário à lista fechada.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 21:01,

Também sou contra a lista fechada. Principalmente no momento atual, quando partidos e políticos estão de tal forma desacreditados.

Talvez alguma forma de pré-seleção (feita pelos próprios eleitores) reduzindo o número final de candidatos possa diminuir essa pulverização dos votos.

Mas temos que admitir que esses números de representatividade são "estranhos" e preocupantes, não acha?

Seria interessante vermos idéias e sugestões de solução para isso.

Abraços.

Anônimo disse...

GOSTARIA AQUI DE DEIXAR MINHA INDGNAÇÃO PELOS CANDIDATOS QUE VOTEI NAS ELEIÇÕES PASSADAS, PARA PREFEITO, VOTEI NO TUCA, E NA POSSE JÁ SE DEU PARA VER O AR DE ARROGÂNCIA QUE ELE TAVA, ALÉM DE ESTÁ FAZENDO UMA ZONA NA CIDADE COM ESSAS SECRETARIAS NAS MÃOS DE PESSOAS INCOPETENTES, PARA VEREADOR, VOTEI NO JORGE EDUARDO, POIS QUERIA MUDANÇA NA CÂMARA, SÓ QUE ESTE MAL ASSUMIU E JÁ FEZ LAMBANÇA, VOTANDO NA VILMA PARA PRESIDENTE DA CÂMARA, DIGO INFELIZMENTE, ELE DEMONSTROU QUE É FARINHA DO MESMO SACO QUE O PARENTE DELE FIOTE.

FICO TRISTE COM ESSAS COISAS, MAS ISSO NÃO VAI ME FAZER DEIXAR DE FICAR SAPATEANDO DURANTE 4 LONGOS ANOS.