"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, janeiro 4

Eleição da Mesa da Câmara

Já havíamos comentado as falas dos vereadores durante a eleição da mesa no post do dia 2: "Câmara Nova - Mesa Velha", mas achamos importante destacar algumas propostas do Vereador Ilson Peixoto:

  • Representação proporcional dos partidos com mandato na composição da mesa e nas comissões
  • Garantir aos vereadores conhecimento antecipado da pauta das sessões e do conteúdo das matérias em discussão.
  • Alternância nas relatorias das matérias e das comissões.
  • Reavaliar a atual estrutura da casa e seus custos, consolidando seu corpo técnico por meio de concursos públicos.
  • Incrementar a participação popular no processo legislativo por meio de mecanismos como: tribuna livre, audiências públicas, ouvidoria legislativa, sessões itinerantes.
  • Aperfeiçoar o site da Câmara com mais informações como: a ordem do dia, o conteúdo das matérias, transcrição dos debates, resultado das votações.
  • Aperfeiçoamento da TV Câmara, dando espaço igualitário para divulgação da ação dos mandatos e aumentando a grade de programação educativa e cultural.
  • Constituição de comissões para revisão do Regimento Interno e para formulação do Código de Ética da Câmara.

Revendo o programa - desta vez sem meus netos - pude ouvir agora o discurso da presidente eleita Vilma. Ela se superou! Confundindo "tribuna" com "palco", gritou para sua "claque", que lotava a "platéia": "Palmas para o prefeiiiitooooo!" e o povão explodiu em gritos e palmas. Haja cesta básica.

Não deixem de assistir a próxima reprise no canal 14 da Net. É importante que vejam o mau começo de alguns e a péssima continuação de outros, pois daqui a 4 anos teremos novas eleições..

6 comentários:

PINTO/ROGERIO disse...

TANGRA BOA TARDE.


ME PERMITA UM COMENTÁRIO.

NÃO VEJO NADA DE MAIS NESSES PONTOS DESTACADOS POR VC'S COM RELAÇÃO AS PROPOSTAS DO VEREADOR ILSON PEIXOTO DO PT.

INCREMENTAR A PARTICIPAÇÃO POPULAR, MELHORAS NO SITE E NA TV CÂMARA,CRIAÇÃO DE COMISSÕES E BLÁ .. BLÁ .. BLÁ.... ISSO TUDO É RETÓRICA VAZIA. O QUE GOSTARIA DE TER ESCUTADO NA FALA DELE É UM PUXÃO DE ORELHA NOS ANTIGOS VEREADORES QUE EM MOMENTO ALGUM DE SEUS MADATOS DEFENDEU INVESTIMENTOS NO MUNICÍPIO... TIPO EMPREGO GERAÇÃO DE RENDA E COISAS QUE VIESSEM A MELHORAR O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NA CIDADE.

ISSO SIM GOSTARIA QUE ELE TROUCESSE COMO PROPOSTA COISA QUE NÃO FEZ.
E QUE PAPO FOI AQUELE DE QUE TODOS SÃO ANJOS E DEMÔNIOS EM BUSCA DA LUZ? QUIS MOSTRAR ERUDIÇÃO NUMA CASA CHEIA DE ANALFABETOS? ....... COMPLICADO E LASTIMÁVEL O PRIMEIRO ATO DE CADA UM DOS TRÊS REPRESENTANTES DO PARTINHO DO POVO.......

OLHA NÃO PRECISA ESPERAR MUDANÇA DE COMORTAMENTO NA ATITUDE DA BANCADA PETISTA NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS. VÃO SER ALIADOS DA BANCADA GOVERNAMENTAL, COMER NA MÃO DO PODER E ESTAR LONGE DIA APÓS DIA DO POVO QUE OS ELEGEU OU SEJA. O PARTINHO NO PODER É COMO COMO QUALQUER OUTRO.... FARINHA POUCO MEU PIRÃO PRIMEIRO. NO CASO DE ANGRA A FARINHA NÃO É POUCA OS POLÍTICOS É QUE SÃO VORAZES.


UM ABRAÇO


ROGÉRIO VILELA

Anônimo disse...

Envio esta mensagem para parabenizá-lo pela forma ética que encaminha as notícias através do seu blog e também para expressar a alegria e orgulho de termos em nossa cidade um vereador como Dr. Ilson Peixoto, que além da competência técnica já comprovada pelos vários trabalhos realizados , possui compromisso com a política ética e transparente . Aproveito para transcrever o seu discurso de posse o qual tive acesso, gostaria se possível de ver em se blog o mesmo e em especial o que trecho em que Dr. Ilson Peixoto fala da transparência.
Integra do Discurso de posse do Dr. Ilson Peixoto- Dia 01/01/2009

Eu quero agradecer, em primeiro lugar a Deus que me solicita estas missões e em muitas vezes tenho a impressão que não sou capaz de realizá-las.
Quero agradecer minha família que também não entendem estas missões mas carinhosamente me apóiam. E também quero agradecer a todos, muitos estão aqui que intensamente para realização desta primeira missão.
Quero a agradecer a vereadora Conceição que me concedeu o título de cidadão angrense, cidade que todos nós amamos: Paulistas, cariocas, nordestinos e os que nasceram aqui. Quero acreditar, prefeito e vereadores eleitos que este amor pela nossa cidade é a razão de tudo isto. Posso estar sendo ingênuo mas acredito intensamente nesta proposição.
E, finalmente a todos e a todas que votaram no Vereador Dr. Ilson Peixoto.
Srs e Sras durante a campanha conversamos com a população entre outras assuntos sobre a Saúde, a Juventude e a Transparência. Estes temas
São citados constantemente na mídia e nas conversas com as pessoas simples da nossa população. Sei que não é privilégio de nossa cidade a situação da carência da prestação de serviços da saúde mas percebo que em muitas os técnicos capacitados, funcionários públicos e até alguns cargos de comissão não são ouvidos. Não posso inclusive deixar de comentar que alguns desses bons e capacitados técnicos tiveram que sair de Angra há 8 anos atrás.
Tenho certeza que o novo Governo irá trabalhar pela qualificação da gestão, acho inclusive que a fusão da FUSAR e Secretaria de Saúde foi um passo acertado como também a nomeação do Dr. Adilson Bernardo. Dr Adilson, nas vezes que foi meu chefe sempre tivemos um diálogo franco e sincero e tenho certeza que tem capacidade e experiência para responder a esta missão.
Dr Adilson e sua equipe podem contar comigo e tenho certeza que com os demais vereadores também. Utilize sua experiência de comunidade, de médico experiente, converse com a população. Não permita que o Conselho Municipal de Saúde seja um mero instrumento burocrático e MORTO e para referendar posições do executivo. Quero inclusive aproveitar a sua presença e do prefeito eleito para desafiá-los, claro no bom sentido, faça uma discussão pública sobre o Hospital da Japuíba e os antigos PSFs, atuais ESFs e a assistência aos dependes químicos. Estes temas são constantes no meio do povo simples e trabalhador.
Quero enfatizar que no povo simples quem está neste momento sofrendo demais é a juventude. São os que estão morrendo cada dia mais, são os que têm menos acesso ao emprego e oportunidades de qualificação. No meu mandato trabalharei para que esta população não seja esquecida.
E a transparência no mundo moderno é essencial para o diálogo com a população. Quantas vezes recebemos críticas, pois as informações sobre os trabalhos realizados, bem como a prestação de contas não são sempre apresentados de forma clara. Vivemos num período de democracia e espero que a Democracia seja não só um instrumento, um meio, mas seja a finalidade de um governo que esteja aberto para o diálogo. Não desejamos mais o retorno da ditadura e nem do autoritarismo, e para que isto seja verdadeiro, somente com a transparência e o diálogo constante.
Enfim, trabalharei incansavelmente para o desenvolvimento de nosso município e não medirei esforços para que Angra dos Reis volte a se tornar a cidade com melhores índices na área da saúde e qualidade de vida. Obrigado a todos!

Abraços

Anônimo disse...

Ao ler o comentário de Rogério Vilela , não consegui entender . Penso que esses pontos que Dr. Ilson Peixoto colocou já são propostas de trabalho , de açoes que se realizadas representam um diferencial das açoes do legislativo , portanto não vejo como bla bla, não é um discurso vazio como estamos acostumados . Parabéns pela lucidez com que vc conduz esse importante espaço de comunicação e de cidadania.
att
Parabéns Dr. Ilson Peixoto

Anônimo disse...

O que vi e fiquei muito triste é a confirmação do que vinha sendo artuculado desde as eleições para minha irmãzinha, Vilma ser a presidente da Câmara.

É uma piada de muito mal gosto. Todos sinalizaram o péssimo desempenho dela nos últimos anos e principalmente seu envolvimento com falcatruas nas suas ongs.

Anônimo disse...

O que nos envergonhou foi a postura da Lia em se abster da votação, não acompanhou a bancada do PT começou mal, não quis ficar mal com o Tuca seu amigo de jogatina no cassino do cheiro verde, ela fez campanha para ele e para não se indispor com a Vilma e perder as regalias. E para o Freitas não perder as impressões da PMAR E CMAR Acordaaaaaaaaaaaaa traíra estamos de olho em vc.

Anônimo disse...

Sou professor da rede municipal e ando cada vez mais desesperançoso com a política praticada em nossa cidade. Houve um tempo, mesmo com os inúmeros equívocos políticos da administração petista, com menos recursos financeiros e com uma demanda consideravelmente maior, ainda havia possibilidade de debate, discussão, participação popular no fórum do orçamento participativo, com o COMAM e associações realizando seu papel político, mesmo que ainda precário, mas havia algum espaço para um fórum.
Hoje é tudo muito lamentável. Regredimos politicamente e, salvo as inovações dos blogues, nem informações temos do é feito com o orçamento do município. Nossa Câmara de Vereadores vem descendo os degraus da moralidade e da subserviência ao Poder Executivo na troca de favores, subvenções e convênios inescrupulosos. Infelizmente, hoje me sinto vencido e derrotado no papel de educador. Angra perdeu. A burguesia angrense triunfa e o povo, ignorante politicamente, manipulado, como sempre, sem educação, perde. E o ex-prefeito diz "todo cheio": _ É nóis!...
Não dá mais.
Parabéns pelo blogue, instrutivo, revelador e, até agora, sério.