"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, novembro 16

Enfraquecendo a CMAR

Anônimo, 15/nov 14:04 em "Pra que assessores?":
“Gente, não sei a quem interessa enfraquecer a CMAR. Acho uma demência, partindo do ponto que é de lá que vem aparecendo todas as "mer.as" que vêm aparecendo.
Quanta burrice!
Pô TAngra, abra os olhos. Isso pode estar passando batido, mas em época de Presidente da CMAR?
Quero ver publicar.
TAngra, se eu estiver errado reconhecerei e me identificarei.”

TAngra:
Prezado Anônimo,

Enfraquecer a CMAR só interessa a alguns vereadores, que só pensam em encher suas barricas de dinheiro, e ao executivo, que sabe que qualquer cargo ou tostão compra apoio de um vereador corrupto.

E você sabe que é de lá que estão vindo as grandes sujeiras contra nossa cidade. E você sabe também quais os interêsses de José Antônio (de passado conhecido e questionável) em meter a mão naquele orçamento, maior que o da maioria dos municípios brasileiros.

Quem está enfraquecendo a Câmara Municipal são os vereadores, que deveriam ter a preocupação de resgatar a imagem da Casa assim que assumiram, imagem manchada por verdadeiros bandidos da legislatura anterior, um deles até foi preso e outros reeleitos, infelizmente.

Mas eu lhe pergunto: eles se preocuparam com a imagem da CMAR? Antes de você responder, vamos relembrar-lhe a primeira sessão extraordinária, a do dia 06 de janeiro de 2009. A primeira ação dessa turma eleita já mostrou que a única preocupação era se darem bem, "o povo que se exploda". Inventaram uma Sessão Extradordinária irregular, só para garantirem o leitinho deles próprios:
  • Resolução 001/2009 - criando para cada um dos 12 vereadores 35 vagas de assessor parlamentar, despesa de R$43.800 por mês. Você sabe que muitos usam esses assessores para compartilhar de seus salários. Isso é malandragem, safadeza e apropriação indébita e etc, mas coisa difícil de provar, só se colocassem esse safados num pau de arara, não é? Mas todo mundo sabe que é assim. Ou você não acredita?
  • Resolução 002/2009 - criando mais de uma centena de cargos na administração da Casa, livre nomeação, sem concurso público, dentro da mais absoluta irregularidade.

A aprovação dessas resoluções foi por unanimidade. Até os eleitos que conhecem leis aprovaram essas sem-vergonhices, ignorando-se solenemente o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município.

Veja o que diz a Lei Orgânica:

Artigo 51 - A Câmara Municipal poderá ser convocada, extraordinariamente, na forma do disposto em seu Regimento Interno:
I - por seu Presidente:
a) no caso de intervenção no Município;
b) para as posses ao Prefeito e ou ao Vice-Prefeito do Município;
c) para apreciação de atos e afastamento do Prefeito do cargo, respectivamente, no caso de infração político-administrativa ou de crime de responsabilidade, cumpridas as formalidades legais.
II - pelo Prefeito, pelo Presidente da Câmara, ou a requerimento da maioria absoluta de seus membros, em caso de urgência ou de interesse público relevante.

Havia "urgência ou interesse público relevante" no aumento das despesas e das mordomias, com a criação de mais de 500 cargos comissionados na Câmara?

E mais, a própria Resolução 001, Art. 4º, é clara: "Os ocupantes de cargos em Comissão de Assessor Parlamentar terão exercício no Gabinete do Vereador que o indicou e reger-se-ão pelas normas legais e disciplinares aplicáveis aos demais Servidores da Câmara Municipal". Alguém já ouviu falar dos pseudo-gabinetes nas comunidades? O vereador Parente chega a anunciar o endereço da sua "Extensão de Gabinete" no Parque Mambucaba. Todo mundo sabe que esse expediente funciona como comitê de campanha pago com dinheiro público; ou alguém vai dizer que não?

Mais outra: na mesma sessão estraordinária elegeram Vilma dos Santos presidenta da CMAR. Devem tê-la escolhido por ser a pior de todas, conforme está mais do que provado depois das fraudes que estão surgindo nas contratações da Casa e, agora, com sua prisão.

É evidente que muitos sabiam que os contratos de software, por exemplo, eram uma fraude, superfaturados, assinados com empresas fantasma. Até agora nenhum deles se manifestou assumindo sua parte da culpa, por omissão. Sabiam que Angra estava sendo roubada em milhões e nenhum deles fez absolutamente nada. E continuam todos calados, para não chamar a atenção para o fato de que foram coniventes com tudo, talvez por terem se aproveitado também, quem sabe?

Em agora, meu prezado leitor, não acha que quem está enfraquecendo a CMAR são os próprios vereadores, marionetes comandados por Tuca Jordão e seu bando (por sua vez, manipulado por Fernando Jordão, o "poderoso chefão" de tudo isso)?

Os angrenses de bem querem é uma Câmara Municipal forte e atuante na fiscalização dos absurdos que acontecem todos os dias na Prefeitura. Quem quer uma CMAR podre e inerte são os próprio politiqueiros que a ocupam, mais ninguém.

O que o Transparência Angra mais deseja é alertar sobre quem são os grandes picaretas que ocupam aquela casa, para que sejam eliminados e nossa Câmara Municipal se torne forte para agir em favor da população, não para ficar distribuindo honrarias e moções de aplausos ... e enriquecendo ilegalmente seus ocupantes

Temos que tirar de lá os safados que sobem à tribuna para elogiar os secretários municipais mais corruptos que nossa história já teve, em troca de cargos para seus cabos eleitorais e parantes. Precisamos dizer os nomes?

Dá para compreender agora porque estão tão preocupados em alterar o Regimento Interno com urgência? Essa seria a tarefa de José Antônio na presidência: abrir brechas no RI para que aquilo vire a casa-da-mãe-joana. E, infelizmente, com o apoio de todos. É diicil resistir a tanto dinheiro dando mole, não é senhores vereadores?

Acho que basta essa primeira sessão para que fique claro quem está enfraquecendo a CMAR, mas você não precisa se identificar, não vem ao caso.

Abraços,

TAngra.

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu vi neste fim de semana na Master tv a informação absurda que os vereadores de Angra vão recorrer contra a decisão da juíza. Todos eles irão recorrer. Cambada de vagabundos.

Anônimo disse...

Identifiquei uma evolução na análise que faço do discurso do TA Angra: o uso adequadíssimo de conectivos como "alguns", "muitos".
Generalizar sempre, em tudo, nunca seria uma contribuição efetiva em qualquer processo.
Quanto à gabinetes alhures: é comum isto em diversos níveis do Poder Legislativo. Senado, Câmara dos Deputados, ALERJ. Em ANgra dos Reis mesmo temos historicamente um.
Sei que é fácil eu falar, mas gostaria de dar uma sugestão:Fazer o TA Angra se basear nos princípios, métodos e técnicas do TA Brasil.
"De forma a cumprir sua missão, a Transparência Brasil prioriza as seguintes áreas de atuação:
Realização de levantamentos empíricos sobre a incidência do problema da corrupção em diferentes esferas. São exemplos a corrupção eleitoral, a perspectiva do setor privado, diagnósticos municipais e outros. Ver aqui os relatórios dessas pesquisas.
Criação de instrumentos de Internet para propiciar o monitoramento do fenômeno da corrupção. As seguintes ferramentas são disponíveis na Internet:
Excelências. Históricos da vida pública de todos os parlamentares federais e estaduais. Noticiário sobre corrupção que os envolve, processos a que respondem na Justiça, multas recebidas por Tribunais de Contas, declarações de bens, padrões de financiamento eleitoral, freqüência ao trabalho e muito mais. Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo 2006.
Às Claras. Banco de dados com informações e análises sobre o financiamento eleitoral.
Deu no Jornal. Banco de dados com noticiário sobre corrupção e controle publicado em 63 jornais e revistas de todo o país, atualizado diariamente.
Assistente Interativo de Licitações. Aplicativo que permite comparar um edital de licitação com aquilo que é exigido nas leis, de forma a identificar desvios. Realizado em parceria com o Tribunal de Contas de Santa Catarina.
Desempenho em Licitações nos Municípios de Santa Catarina. Análise das aquisições realizadas por todos os 293 municípios de Santa Catarina desde 1997. Realizado em parceria com o Tribunal de Contas do estado.
Condução de programas de combate à corrupção em parceria com entes públicos.
Representantes da Transparência Brasil intervêm nos acontecimentos relevantes envolvendo corrupção e que afetam o país."
Transparência Brasil http://www.transparencia.org.br/index.html

Anônimo disse...

Mas que resposta linda! A sua resposta a esse demente que fez essa pergunta foi maravilhosa, muito bem escrita! Por isso que eu amo esse blog!Parabéns TAngra continue assim!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 12:56,

Agradecemos a sugestão, mas nem sempre os conectivos "alguns" e "muitos" podem ser usados. Muitas vezes as sem-vergonhices são de "todos", como é o caso dos 35 assessores parlamentares ou do limite de R$43.800, para ficarmos num único exemplo.

O TBrasil tem patrocinadores, equipes técnicas e outras facilidades. O TAngra vive às custas de esforços não remunerados e não pode dar-se ao luxo de ficar usando meias palavras ou palavras bonitas.

O grau de corrupção em Angra requer uma abordagem mais prática e objetiva.

Para nós, o ideal é que não fosse necessária nossa existência, pois não lucramos nada com o Transparência Angra, muito pelo contrário.

Abraços,

TAngra.

Anônimo disse...

Amigos onde esta o pedido de cassação da Vereadora Vilma que o PT iria pedir, o Vereador Cordeito falou na tv comunitaria que a bancada tinha decidido pela cassação da vereadora Vilma, mas do nada voltaram atrás.
Todos sabem que todos estão juntos quando é de interesse próprio.

Os vereadores do PT estão atolados na sujeira até o pescoço, lembro bem quendo a presidente da camara falou, se eu for para o buraco levo todos juntos comigo.

Anônimo disse...

eu não vi ninguem ser exonerado ainda, como fica??

Anônimo disse...

Vilma dos Santos, Candidata a Deputada estadual pelo PRB, declarou ter recebido R$114.054,10 em doações, sendo que R$32 mil foram doados pela empresa Contrate de Angra Construções. Seu comitê financeiro contribuiu com R$28.718.

caraca meu, quanta mentira!! Aquelas placas enormes com a horrivel cara dela é muito caro!! O carro de som que enchia o saco logo de manha, era o dia todo rodando!! Haja gasolina e manutenção!!

As pessoas nas ruas com bandeiras, algumas disseram que estavam ganhando 500,00 no mês outras 50,00 no dia!! E os santinhos???? caraca, meu quanta mentira e ela diz receber só R$114.054,10, não é atoa que está resa em Bangu 8.

Anônimo disse...

Parabéns TAngra, desde que vcs começaram a defender legitimamente o interesse do povo, a cidade não é mais a mesma, a polética está sendo passada a limpo, e tenho certeza muito em breve muitas coisas irão acontecer, e esses político safados vão ter o mesmo destino de outros dois que passaram uma temporada, vendo o sol nascer quadrado.


Tenho esperança!!!

Anônimo disse...

Em Angra infelizmente não se tem oposição, o PT já era, quem votou neles achando que teria algo parecido com uma esquerda ficou com cara de bobo...
Sem oposição acontece o que estamos vendo um bando de vereadores dementes sendo levados para onde a maré da corrupção e do dinheiro fácil nos levar...
Angra precisa de pessoas de esquerda realmente, que tenham ideais e convicções para seguir...