"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, novembro 11

FEAM - Hospital de Praia Brava

NOTA OFICIAL

A FEAM – Fundação Eletronuclear de Assistência Médica, criada em 1999, administra diversos serviços de saúde em Angra dos Reis e Paraty, dentre os quais o principal é o Hospital de Praia Brava. Ao longo de seu funcionamento (onze anos), o Hospital foi ampliado, passando de 22 leitos para 53 leitos. Além disso, foram também ampliados os serviços de consultas e exames, com a criação de novas unidades, consultórios e com a aquisição de novos equipamentos médicos.

Hoje, a FEAM realiza, mensalmente, 270 internações hospitalares, 200 cirurgias, 40 partos, 6.000 consultas de emergência, 2.000 consultas ambulatoriais e outros procedimentos. Deste total, 70% são realizados para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 10% para funcionários da Eletronuclear e seus dependentes e 20% para particulares e conveniados de outros Planos de Saúde. Trinta e oito dos 53 leitos são utilizados pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para todas essas atividades, a FEAM conta com o inestimável apoio de 100 médicos e 130 profissionais de enfermagem, dentre outros profissionais. No entanto, em vista da crescente demanda, tivemos que proceder algumas mudanças de processo de atendimento, a fim de que, mantendo nossas missões e em busca da qualidade, reforcemos nosso compromisso junto à clientela.

Dessa forma, implantamos o processo de gerenciamento de riscos na emergência do Hospital, onde o cliente, no ato de sua chegada, é atendido por profissional de saúde e direcionado exatamente para o profissional indicado segundo critérios de gravidade do quadro apresentado, agilizando o atendimento aos que têm indicação de urgência.

Em virtude do aumento constante do afluxo de urgências, e elas sempre serão a prioridade, encaminhamos a reorganização dos atendimentos eletivos, ou seja, os que podem ser programados, como as cirurgias. Dentre os usuários do SUS, já temos em espera 170 pacientes aguardando o procedimento cirúrgico. A realização dos procedimentos requer haver leitos disponíveis, o que, infelizmente, num hospital de emergência, existem na medida em que não haja demandas da urgência.

Dessa forma, muitas cirurgias agendadas tiveram que ser remarcadas por falta de leitos, apesar de todos os demais recursos (equipamentos, profissionais e medicamentos) estarem à mão. Portanto, nesse momento, a prioridade estabelecida pela FEAM é quanto ao atendimento desses clientes que já têm indicação cirúrgica, ressaltando que informamos à FUSAR sobre a pendência.

Novas vagas para procedimentos não urgentes serão abertas, como é praxe, na medida em que esses clientes que aguardam o atendimento tenham seus problemas resolvidos. E, claro, as demandas de urgência, conforme nossa missão e nossa contribuição à saúde da região, estão em pleno atendimento, sem qualquer descontinuidade.

Carlos Vasconcellos
Diretor Superintendente - FEAM

Um comentário:

bianca dantas disse...

Boa Noite, fui aprovada no último concurso para nutricionista da FEAM, embora fosse para CR gostaria de saber se os senhores tem alguma previsão de contratação para os aprovados. Obrigada Bianca