"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, novembro 24

Busologia

Rodrigo Silva, 24/nov 00:14 em "Transporte Público":
“É pior, meu amigo: a Bonfim cumpre os horários. O problema é que ela mesma os estipula, e estes nunca são suficientes para atender à demanda. Como não são suficientes, embolam no meio do caminho... Um ótimo exemplo disso, hoje, é ficar no Frade observando o movimento da linha Parque Mambucaba (já que a linha Frade mesmo é quase igual perna de cobra): vem dois, três juntos, todos lotados, depois disso quase uma hora de espera e o processo se repete.

O resultado deste estudo sugere uma curitibação do transporte por ônibus em Angra, ao propor a integração entre trajetos troncais, alimentadores e circulares. Eu - confesso, um aficcionado por transporte - fui a Curitiba para conhecer a RIT (Rede Integrada de Transporte), tida como modelo histórico para os atuais sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) pelo mundo afora. Realmente, um sistema muito funcional: fiz viagens rápidas, por pistas exclusivas, troquei de ônibus 'n' vezes sem pagar mais que os R$2,20 do primeiro embarque, nas linhas mais movimentadas a espera era quase nada, e nas outras o intervalo parecia justo para a demanda. Para quem gosta de ônibus vazio, um problema: na maioria dos horários, viajei com pessoas em pé, mesmo que sem aperto. Nas linhas troncais, viajar sentado era raridade.

Aqui no estado do Rio, temos a experiência de Macaé, mais ou menos na mesma lógica, e que passa por sucessivas adaptações, parte da dinâmica necessária para atender bem à demanda, mas quem anda na linha T11 (Terminal Lagomar x Terminal Parque de Tubos, Troncal, a principal linha da cidade) tem a nítida impressão que 'atender bem' ainda é uma meta distante.

Apesar dos desafios, Angra tem boas condições para promover a racionalização de seu transporte por ônibus. A integração tarifária sugerida seria um imenso benefício à população da cidade, e os principais eixos de deslocamento da cidade são bem definidos, de modo que definir linhas troncais, alimentadoras e circulares não seria difícil.

Mas um sistema novo pode não dar certo do mesmo jeito que o atual não responde nossas expectativas, e pela mesma razão: se o poder concedente continuar não fiscalizando, se o usuário do sistema continuar não tendo voz para reclamar, sugerir ajustes ou elogiar algum projeto que deu certo, nada disso adiantará.”

TAngra:
Prezado Rodrigo,

Obrigado pela contribuição.

A primeira vez que ouvi a expressão "busólogo" foi pesquisando na Internet sobre a Viação Senhor do Bonfim. São os aficionados por ônibus e tudo que envolve o assunto: políticas de transporte, carrocerias, motores, pinturas, fabricantes etc. Assim como muitos acompanham tudo sobre trens e ferrovias, ou embarcações, Fórmula 1, outros acompanham tudo sobre ônibus, como é o caso do nosso amigo Rodrigo Silva, que tem até um Blog sobre o assunto:


40 comentários:

Anônimo disse...

Ó que saudades da Vilma!! hoje a tarde ouvi uma noticia no corredor da Camara que dava conta de que um ilustre funcionario estaria de volta a Camara o unico misterio é,como?se a casa esta impedida de contratar,sera algum fantasma!!!!!! e concursso Ó

Anônimo disse...

Amilcar aceita ir para a Fusar agora e esperar a transição ...
Boa sorte porque a saude esta pessima...

Anônimo disse...

O COLÉGIO QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO PELA PREFEITURA NA VEROLME FOI DENUNCIADO AO INEA POR ESTAR USANDO AREIA TIRADA DIRETO DA PRAIA DA VEROLME, MORADORES DENUNCIARAM QUE VIRAM VÁRIOS CAMINHÕES TIRANDO A AREIA DA PRAIA E LEVANDO PARA A OBRA, TIRARAN FOTOS, FILMAGEM COIM CELULAR ETC... E FOI FEITO A CONSTATAÇÃO PELO INEA, O CRIME FOI DENUNCIADO POR MORADORES E ESTÁ EM PROCESSO DE EMBARGO, HÁ A POSSIBILIDADE DE QUE AS CASAS OU APARTAMENTOS POPULARES ESTEJAM USANDO A AREIA QUE SAIU DA PRAIA DO ANIL, E ISTO CASO ESTEJA ACONTECENDO TAMBÉM É CRIME E MERECE UMA ATENÇÃO ESPECIAL POR SE TRATAR DE VIDAS HUMANAS EM RISCO EMINENTE, LEMBRAM DO CASO "Sérgio Naya" E OS PRÉDIO QUE DESABARAM NO RIO DE JANEIRO?


Alberto Gomes - Jacuecanga

Anônimo disse...

sem perder a fé vou continuar a lutar e fazer comentarios sobre os ilustres politicos safados de angra,e sobre as mascaras que estão caindo com o decorrer do processo , pessoas sem escrupulos algum , que por uns trocados se vendem e mudam de lado, pessoas essas sem credibilidade , de discurso barato,em tempos de blogs onde podemos espressar nossas opiniões e assistirmos a todos os acontecimentos infelizmente ainda vemos pessoas ser consumidas pela corrupção , chego a uma triste conclusão acabou mesmo a vergonha estes caras perderam a moral , etica eles nem devem saber o significado,não vejo na camara ninguem discutir um projeto de melhoria pra nossa cidade , se reunem num tal caixote e ficam rindo da população, perguntando quantos cabos eleitorais um tem na fusar outro tem na educação e por ai vai projetos de melhorias pra cidade ? fiscalizar as ações da prefeitura ou do prefeito ? jamais até porque a prefeito tambem manda na camara ele decide quem vai ser o presidente, porque se não for oque ele escolheu , o cabo eleitoral que esta la ganhando sem fazer nada é exonerado , isso faz com que os edis não fiscalize nada , uma outra empresa de onibus nem nos meus melhores sonhos até a tecnip ja esta dominada , o grande secretario de atividades economica ja esta la dentro fazendo oque é um misterio, o zé antonio tambem tem o seu homem de confiança la dentro sua querida esposa tambem esta la , como vamos ter alguma esperança de melhorias , a justiça manda exonerar, eles recorreram e ganharam , não sei como , mas iremos dar uma resposta a esses safados 2012 esta ai pertinhop batendo na porta e vamos mudar esse jogo, não vou perder a espença nunca !!!!

Anônimo disse...

Gostaria,se possível,que o senhor ou algum profissional da área me respondesse:
Quantos HC já foram negados à Vilma?
Acreditas que ela passará as festas de fim de ano solta?
Agradeço a atenção e tenham todos um excelente dia.

Anônimo disse...

T'Angra; o alto nivel dos assuntos de vocês não merece a opinião pequena desse Kleber Nogeira. Esse cara é pequeno demais para ocupar o espaço de vocês com tanto comentários. Por favor nos poupe!

Anônimo disse...

uma defensora ferrenha do dr barato mendes na camara , ja se sentindo a presidente pois provavelmente vai fazer parte da turma anda dizendo que ele nunca deveria ter saido de lá, pois la é a casa da mãe joana, e agora vai virar a casa da luz vermelha thuthuca linda....mp neles e salven-se quem puder, se é que alguem la se salva !!!!

Anônimo disse...

NOS POPUPE NADA T.A. CONTINUE FALANDO ,NOS INFORMANDO DOS FATOS, ESSA MULHER DO THUTHUCA, NAO FAZ NADA É FUNCIONARIA PUBLICA E NAO CUMPRE HORARIO NEM TRABALHA.
AGORA VC VE SÓ UM THUTHUCA PRESEIDENTE DA CAMARA..SUA EX DEVE ESTAR FELIZ ONDE ESTIVER..HEHEHE
t.a. GOSTARIA QUE VCS COLOCASSEM AQUI AS ENTREVISTAS EM SEGUIMENTO DA RAINHA LOUCA FALANDO QUE NAO FALTA PROFESSOR E EM SEGUIDA O PREFEITO SENTANDO A PUA NELA. SEI QUE ELA É DO SEU CORAÇÃO, MAS ESSA O POVO TINHA QUE VER. ESTÁ NO BLOG COMUNIDADE EM AÇÃO.. QUE VERGONHA SECRETÁRIAAAAAAAA ALEM DE BURRA VC É MENTIROSA E O PREFEITO CHAMOU SUA ATENÇÃO AO VIVO E A CORES..GOSTEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII... AGORA QD TIRAR A TAL DIRETORA DO CARGO, APROVEITA EXONERA A RAINHA E SUAS SUDITAS TB, AQUELE BANDO DE ASSESSORAS E SUBS.

Anônimo disse...

Caramba, ninguém suporta esse cara!!!!

Anônimo disse...

Se o Amilcar for para fusar aí é que a saúde vira merda. Quando ele começar a colocar o povinho da mulher dele lá dentro vocês vão ver. Tuca, depois não diga que eu não avisei. Aguardem!!!!!

KLEBER MENDES disse...

Anônimo 11:39
E você é um comentarista de valor? Que agride uma pessoa que nada lhe fez assim dessa forma? Desse modo medíocre e covarde? Me desculpe meu caro pequeno e nojento ou nojenta é você? Seja feliz e tenha mais amor no coração. Os meus comentários são proporcionais às calúnias de vocês.

FELIZ NATAL!!!

Anônimo disse...

Essa doeu em saco da merd....

Anônimo disse...

e ai TA, tá sumido...não posta mais....foi convocado pelas forças armadas do rio para combater os bandidos do Rio....foi Promovido....ou está foragido...kkk....to na sua cola...em breve revelo á todos quem vc é realmente....por enquanto deixo o suspense no ar....kkkk...porcalhão

Anônimo disse...

TAngra nós te amamos!!!!!!

Anônimo disse...

TAngra, aleluia, Reginaldo atual chefe de transporte da FUSAR foi finalmente exonerado.Deus é bom. Agora vamos torcer que quem entre seja uma pessoa mais justa com todos os funcionários, Sabe-se que os motoristas ganham muito pouco e não dá pra sustentar suas famílias de forma digna e complementam seu salário com horas-extras, portanto a partinha deve ser dividida igualmente com todos.
Sorte ao novo chefe!

KLEBER MENDES disse...

Estou bastante feliz!!!

Anônimo disse...

A Vilma não dizia ser tão poderoooosa, manda ela para o complexo do alemão enfrentar aquela bandidagem, porque enfrentar e gritar com gente de bem, pacata é o forte dela e companhia, manda ela pro complexo manda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Tangra,

Será que podemos trazer esse promotor de justiça para Angra dos Reis??
Por favor, em respeito aos leitores desse blog, responda essa pergunta sem devaneios. Obrigado.
http://noticias.uol.com.br/politica/2010/11/26/mp-pede-cassacao-de-prefeito-de-maceio-por-suposta-fraude-em-coleta-do-lixo.jhtm

Anônimo disse...

Kleber Mendes, voce é simplesmente Riiidíiculooo!
Como alguem pôde um dia acompanhar seu blog e quase acreditar no que voce postava? Não tem vergonha de mostrar esta cara gorda descarada?
Suas gargalhadas espalhafatosas e seu temperamento geometricamente paranóico, ja demonstravam sua fragil personalidade. O que voce queria realmente era um qualquer $$$. Será que já conseguiu??? Seu Pai deve estar estrebuchando no túmulo de vergonha do filho infeliz!! Para, para tudo...
vamos voltar um pouquinho no tempo e comparar suas antigas postagens com as atuais. O que ocasionou mudanças tão radicais?
Será as promessas dos Radicai$$$$???? Vá pro inferno ôô desinfeliz, toma vergonha na fuça.
Tu nunca foi flor que se pudesse cheirar. Fedorento de carater.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A festa dos servidores publicos municipais aconteceu no último dia 21, só que eu, que servidor público municipal, não recebi convite algum e sequer foi avisado, mesmo que cobrassem ingresso talvez eu fosse!
Pra quem é essa festa? Pra patotinha do Tuca? Praqueles que babam no ovo de Argolos, Berenices e
Marcattis? Sou servidora da Prefeitura, lotada pela FuSAR, e nem eu nem ninguém do meu setor de trabalho(somos 18 pessoas) sequer ficou sabendo!
Muito mal explicado isso...

Anônimo disse...

se o REGINALDO chefe da fusar foi exonerado,porque ele anda desfilando de carro da P.M.A.R final de semana, faser hora extra sem trabalhar é mole.sera que ele tem um caso com o sr.ARGOLO.o cara esta deixando algumas ambulancias com pneu remoldados,esta envolvido no esquema das horas extras e envolvido com desvio de gasolina junto com o antigo chefe SERGIO lÁ no MP. O QUE ESTE CARA ESTA FAZENDO NO TRANSPORTE DA FUSAR GENTE???...

Anônimo disse...

TAngra,

Está sumido, ficamos preocupados e sem direção.

Ou você faz da sua casa seu mundo,
Ou o mundo a sua casa.

O que acha?

Sophia disse...

A farra com dinheiro público está demais na FuSAR! A todapoderosa Berenice , dona da verba da Fundação de Saúde, contratou uma penca de funcionários recentemente, entre eles 13 auxiliares de farmácia, mas destes pelo menos 3(não conheço os outros) posso afirmar com certeza que não trabalham na área e sequer fazem idéia do que é um Tylenol. Inclusive uma tal de Christiane Jordão, que trabalha na área de informática e deve estar pelo seu oitavo contrato com a Prefeitura!
Ficham como Auxiliar Farmácia só por causa do salário(o salário na PMAR é por nível de escolaridade e pra essa função exige-se 2º grau completo) e são "desviados" pra outras áreas, onde podem ficar voando e tricotando, bajulando os manda-chuvas da FuSAR, enquanto os verdadeiros auxiliares estão a cada dia mais sobrecarregados nas unidades de Saúde!!

Uma vergonha!

4500663 CELSO NASCIMENTO AUXILIAR DE FARMACIA

4500665 CHRISTIANE JORDAO AUXILIAR DE FARMACIA

4500664 EDUARDO FONSECA LARANGEIRA AUXILIAR DE FARMACIA

4500666 ERIKA VIEIRA MAIA AUXILIAR DE FARMACIA

4500702 JOCELAINE JALOTO DE LIMA AUXILIAR DE FARMACIA

4500691 SHEILA PINHEIRO DA FONSECA MAFORT AUXILIAR DE FARMACIA

4500690 VERONICA NERY CORREA AUXILIAR DE FARMACIA

4500667 VINICIUS DOS SANTOS RAMOS AUXILIAR DE FARMACIA

4500526 ANDREIA PINTO AUXILIAR DE FARMÁCIA

4500598 ERIKA KAISER BORGES MATHIAS AUXILIAR DE FARMÁCIA

4500557 JANAINA CHAVES DOS SANTOS AUXILIAR DE FARMÁCIA

4500527 MIRIA SANTOS TAVARES AUXILIAR DE FARMÁCIA

4500528 MIRIAN LEMES DE SOUZA AUXILIAR DE FARMÁCIA


Já viu algum desses trabalhando nas farmácias da Prefeitura? Eu não vi!!

JPA disse...

T.A. vamos focar na Lei Orçamentária de amanhã, estamos de olho!
Quanto ao transporte público, com pesquisa, sem pesquisa, continua a mesma porcaria. Precisamos é acabar com esse monopólio burro. Aliás, não existe monopólio inteligente para a população. Não podemos ser mono... em nada, temos que mudar isso... Atenção Angra... isso tem que acabar.

Anônimo disse...

Tá tomando diazepan, rolha-de-poço?

Anônimo disse...

TA essa exoneração do REGINALDO foi só de faixada É PARA DAR LUGAR A OUTRO CARGO COMISSIONADO,ELE CONTINUA SENDO O CHEFE DE TRANSPORTE.ISSO É MAIS UMA JOGADINHA DOS NOSSOS REPRESENTANTES POLITICOS.ELE SÓ NÃO DEVE ASSINAR MAIS NADA MAIS AS ESCALAS DE H.E DAS PANELAS ELE CONTINUA FAZENDO,E RECEBENDO COMO SE FOSSE CHEFE ENTENDERAM..KKKKK SE VOCÊS NÃO SABIAM A PREFEITURA DE ANGRA TEM ESSE ESQUEMA FAZ MUIIIIIIIIIIIIITO TEMPO.. O OSSO É GRANDE GENTE E NINGUÉM QUER LARGAR ASSIM FACIL..KKKKKK (PAULO GAGUINHO,ZÉ DO CAROÇO,LUIS AGEOTA,BATISTA CARECA,MURALHA E MAIS ALGUNS SABEM BEM O SABOR DESSE OSSO..KKKKK DINDIM FACIL.KKK

Anônimo disse...

Só em Angra.
O promotor do ministério público federal Fernando Amorim deu a gestão do canal 99 para o Luis do comam. Mesmo sabendo que o mesmo mantém documentação falsa do canal e roubou 18 horas na mão grande. O edil vai usar o espaço para beneficiar os bandidos da prefeitura ou melhor os bandidos do governo. Agora com a autorização do promotor Fernando Amorim. É de dar nojo mesmo.

Anônimo disse...

e aquilo que ja se previa a tempos,que desde o inicio era certo acontecer mas que deixaram os votantes com a poeira abaixada, em janeiro o amilcar larga a vereança para ser presidente da fusar,tudo para garantir o foro privilegiado do bento. Otario daqueles que votaram nesse amilcar, afinal votaram para ele ser vereador e nao para ser presidente de fundação,nao esqueça que ele ja foi secretario de saude e a unica coisa que fazia era entupir de parentes a secretaria e nem aparecer para trabalhar ele aparecia, enquanto a secretaria ficava nas maos dos parentes da mulher dele,que por sinal sao incompetentes,ele ficava fazendo campanha no consultorio dele. Agora otarios quando ele aparecer como candidato votem nele novamente.Mostra o safado que é acoitando ladroes.é um bundao que faz tudo o que a mulherzinha manda

JPA disse...

"Angra dos Reis respira política". Essa foi a frase mas marcante de toda a reunião. Reunião muito bem elaborada pelo Dr. Fernando, porém, fora de controle entre os presente. Quanta falta de maturidade, falta de respeito e intransigência. O que vimos foi: dois lados brigando entre si, e um terceiro querendo entrar no fogo cruzado.
Infelizmente nossa sociedade não merece isso, um legado deixado por maus políticos que até hoje rodeiam nosso povo. Confesso que Angra Respira Política, e estamos todos sufocados!
Uma meia dúzia de maus cidadãos que não conseguem resolver um problema comunitário sem uma TAC ou um puxão de orelha do MP. Será que vai ser sempre assim? Cada um querendo o seu próprio interesse. Tudo a favor de votos, votos e votos. Respeitem-se para serem respeitados.

JPA disse...

Sr. kleber Mendes, o SR é um FANFARRÃO! Pede pra sair. Pede pra sair!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

EXTINSÃO DOS CARGOS COMISSIONADOS.

CARGO DE CHEFIA TEM QUE SER DE FUNCIONÁRIO ESTATUTÁRIO CONCURSADO, QUE É MAIS PREPARADO - AFINAL PASSOU POR UM CONCURSO PÚBLICO ONDE MUITOS CCs TENTARAM E NÃO TIVERAM CAPACIDADE DE SER APROVADO - E POR SEREM EFETIVOS ESTARÃO ALI PARA SEMPRE E COM ISSO SÃO MAIS COMPROMETIDOS COM A POPULAÇÃO.
PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA SAÚDE, QUE EM NOSSO MUNICÍPIO ESTÁ UMA VERGONHA.

Anônimo disse...

Jovem Político Angrense Anônimo

ANÔNIMO? POLÍTICO ANÔNIMO? kkkkkkkkkkkk. É pior do que alienado.

Votem no anônimo. KKKKKKK

Fica em paz meu caro, Aqui existem muitos blogs e blogs.
Estaremos saindo agora todos os dias na TVCOMUNITÁRIA fique atento. Só vitória.

KLEBER MENDES disse...

ao anônimo de 23:37

Deixa disso "COMPANHEIRO" relaxa, seja cristão e vá fazer oposição. Porque agora eu sou Governo. O mesmo Governo do Presidente LULA PT/PMDB.

AGORA UMA COISA: DIGA O SEU NOME QUE EU DIGO QUEM VOCÊ É PARA OS LEITORES SABEREM QUEM REALMENTE É TUDO ISSO QUE VOCÊ DIZ.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

ESTOU MUITO FELIZ

A CAIXA DE PISTOLÕES JÁ ESTÃO PRONTAS.

Anônimo disse...

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,32042.html

Anônimo disse...

TA, cade meu comentário sobre os Auxiliares de Farmácia???

Anônimo disse...

Cara, tão dizendo por aí que descobriram você.
A oab vai processar o blog. cambada de safados.
É por isso que vc sumiu?
Pô cara vê se aparece e fala com a gente.
Valeu.

Anônimo disse...

Gostaria de relatar o que estamos vivendo na Casa de Abrigo como funcionários concursado.

No dia 18 de novembro de 2010, fomos submetidos a uma reunião com a secretária de ação social Srª. Jane Veiga na qual nós funcionários fomos extremamente humilhados.
A secretária Jane Veiga iniciou a reunião afirmando que a mesma se tratava de um comunicado e que os funcionários não teriam o direito de indagações pois estava com muita pressa e tinha muitos compromissos importantes e não poderia perder tempo.
Mudando assim em novembro nossa escala de trabalho, nós que trabalhávamos 24 por 72 horas a partir de 1º de dezembro deveríamos fazer escala de 12 por 36 horas ou seja tínhamos doze (12)_ dias para nos enquadrarmos, a insatisfação foi geral, já que realizamos concurso público para trabalharmos como diaristas, quarenta (40) horas semanais.
A todo momento a Srª secretária se dirigiu a nós funcionários com autoritarismo e sarcasmo.
O mais difícil foi quando a Srª. secretária nos fez diversas e sérias acusações, ameaçou a exonerar funcionários e afirmou que todos os funcionários da casa abrigo estariam na CPP.
Ao tentarmos argumentar a Srª. secretária gritou: - Vamos parar de "PITI"
Fomos acusados de algo que não fizemos e nem sabemos ao certo o que é.
Não tivemos o direito de nos defendermos, de sabermos realmente o que estava acontecendo.
Enquanto tentávamos entender a secretária não nos permitiu a palavra, não olhava para nós funcionários, respirava profundo demonstrando sua impaciência e por várias vezes sorria ironicamente e dizia: '- Vou falar mas estou perdendo tempo, pois vcs não conseguem entender. Funcionário da minha casa eu ponho na rua, entenderam???
Diante dessa falta de diálogo procuramos nosso sindicato que nos orientou a trabalharmos como diarista conforme o edital do concurso que realizamos e aguardarmos.
O que criou uma enorme insatisfação na chefia da casa Srª. Zélia e Srª. Ana Paula ambas cargo comissionado, estão entendendo nosso problema?? As mesmas vem nos tratando muito mal, não nos cumprimentam, buscam incansavelmente um erro, questionam induzem e barganham os abrigados para falarem de nós. Ahhhh fomos proibidos até mesmo de tomar um simples café na cozinha do abrigo.
Para complementar os nossos horários e finais de semana contrataram novos funcionários, é claro não concursados, cabide eleitoral talvez??? Já que dizem que ela vem a vereadora daqui dois anos.
Estamos cansados e muito pressionados, trabalhamos em um equipamento que é a CASA ABRIGO, de alta complexidade pois acolhem desde recém nascidos, a jovens educados pelas ruas e iniciados e jurados pelo tráfico. Acolhem adolescentes que vivem a margem da prostituição e crianças que cresceram em meio a miséria e maus tratos e ao vício dos pais.
Todos esses problemas em um mesmo local.
Necessitamos de equilíbrio emocional o que está ficando difícil diante de tantas humilhações, acusações, ameaças e censuras.
Estamos vivendo em clima de ditadura, sem direito a palavra, sem direito a defesa e se não nos identificamos ao final deste relato
é porque temos medo de mais represália.
A última é que seremos suspensos!!!!
Estamos denunciando sim não é possível que as coisas continuem assim.
Queremos garantir o direito de trabalharmos com dignidade!!!!!

Silva disse...

Mas que agradável surpresa!
Obrigado pelo espaço, e fico feliz de poder contribuir um pouco para debatermos sobre Angra. Minha presença na internet ficou irregular devido aos trabalhos típicos de final de ano letivo.
Aproveito, para reforçar esta contribuição, para postar o link da matéria do Relatos de Viagem sobre minha curta experiência como usuário da RIT de Curitiba, um sistema que achei bastante funcional, mas que deixou a desejar em termos de conforto:
http://sitedabaixada.com.br/blogs/turismo/2010/10/18/um-pouco-sobre-a-rede-integrada-de-transporte-de-curitiba/
Um grande abraço a todos :)

twitter.com/mobilerod