Qualquer um com mais de 2 neurônios sabe que as razões dos ônibus não funcionarem são complexas, mas se resumem a 2 coisas muito simples:
- a Viação Senhor do Bonfim não cumpre os horários porque ônibus lotado é mais lucrativo;
- a Viação Senhor do Bonfim dá presentes de fim de ano e de campanha aos políticos e por essas e outras a prefeitura não fiscaliza o cumprimento dos horários.
O resultado dessa simbiose entre Viação Senhor do Bonfim e políticos, que dura 4 décadas, é o de sempre: a viação cada vez mais rica, Zé Antônio cada vez mais feliz e "o povo que se exploda!".
Agora veio esse plano salvador. Reformularam as linhas e horários ao custo de 250 mil patacas e apresentaram a inovadora solução:
- a empresa terá que cumprir os horários, ou nada vai funcionar;
- a prefeitura terá que fiscalizar, senão não vai funcionar;
- e o povo tem que participar, senão...
Eu diria que, pelas duas primeiras exigências, o plano não corre o menor risco de dar certo, com todo o respeito aos engenheiros do COPPE, que não sabem que em Angra acontece de tudo.
Estão todos elogiando, mas não poderia ser diferente, afinal, por enquanto ainda estamos nos planos e ninguém conhece os tais planos, mas todo mundo está se rasgando em elogios ao Tuca e ao COPPE. Dá vontade de rir de tanto plano e tanta hipocrisia...
Mas nada disso vem ao caso. O fato é que a empresa concessionária tinha deveres contratuais a cumprir. Não cumpriu, tanto é que a prefeitura se viu obrigada a contratar o COPPE-UFRJ para resolver o caos no transporte público de Angra dos Reis. Ninguém pode contestar que aconteceu exatamente dessa forma.
Agora, no fim de tudo a empresa Bonfim ainda acabará se beneficiando de um estudo - muito bem pago pela PMAR - que deveria ter sido iniciativa dela, como culpada por falhar na prestação de um bom serviço?
Não compreendi? Tem coisa muito estranha nessa história. Quem deveria pagar esse estudo é a Viação Senhor do Bonfim. Ela que não cumpriu o contrato, ela é que deveria estar interessada em reformular linhas, racionalizar o transporte, baratear as passagens, ou seja cumprir da melhor forma os serviços que a prefeitura lhe concedeu.
Alguma coisa está fora da ordem. A PMAR contrata uma empresa para racionalizar as linhas da concessionária do transporte público, a quem deveria fiscalizar e não fiscaliza.
Está tudo ao contrário ... parece que estão todos ficando cegos?
PS. Isso não daria uma Ação Popular?
12 comentários:
Porque você não faz uma ação dessa? E para de ficar escrevendo.
Quer dizer que se a Senhor do Bonfim cumprir os horários e a prefeitura fiscalizar
O transporte público funciona? Puxa, quanto custou essa brincadeira? Isto é óbvio ululante! Não precisa pagar o COOPE, eu mesmo dizia isso para o Prefeito e cobrava só 10%...
Ótimo TA muito bem colocada esta questão. Ocorre que neste governo totalmente corrompido aliado a um legislativo também corrompido. todas as empresas que com estes poderes se relacionam corrompem para se locupletarem do ervanário público e assim enriquecerem sem correr nenhum risco natural do negócio ou muito menos a saudável e necessária concorrência. Na construção civil temos a Vale Sul do mafioso dono de Angra que morde todos os filés e deixa as sobras para as menores. No transporte temos a EVAL / Costa Verde e Senhor do Bonfim que faturam todas as concorrencias e licitações da região, inclusive das grande empresas locais. Tudo jogo de cartas marcadas que só serve para enriquecer o prefeito e sua trupe de secretários e esta corja de vereadores vendidos. Pobre povo de Angra, cidade tão linda que não merece levar esta vida de sofrimento e penúria. Os escandalos se sucedem, falcatruas, desvios, nepotismo, malversação, enriquecimento ilícito. Algo precisa ser feito para parar esta sangria. O povo de Angra precisa despertar deste pesadelo iniciado pela família Jordão, gestora principal de todas estas mazelas e desta malta de canalhas.
Ontem assisti pela tv a pergunta que o chulipa fez para o prefeito e consegui ficar ainda mais indignado com o prefeito , sabe quando vc fala, fala, fala , e não diz nada...assim o prefeito fez, sobre o estudo eu não tenho ideia de quanto foi pago, mas deve ter sido uma grana preta , pois tudo nesse governo é caro tudo tem rachid , e sobre uma nova empresa essa foi a melhor piada que o povo angrense ja escutou , com eles no poder o zé antonio presidente ,só jesus na causa Tangra.
Serio isso não é nada pessoal , mas não tem como não criticar o dr kleber, ta dando nojo ler o blog dele , realmente não responda meu caro faça um grande favor a cidade de angra tome um chá de sumiço e não volte nunca mas !!!!
PRECISA DE ESTUDO? ESTÁ DE BRINCADEIRA,QUANTA ENROLAÇÃO!!!
ESTA QUESTÃO DO TRANSPORTE VIROU PIADA,O SISTEMA NÃO FOI IMPLEMENTADO AINDA E JÁ TEM UM MONTE DE PUXA-SACO DEFEDENDO O PREFEITO POR CONTA DO ESTUDO,SÓ PARA ENCOBRIR O DINHEIRO GASTO NO ESTUDO.
CÁ PARA NÓS,PRECISA DE ESTUDO PARA VER O QUE ESTÁ ERRADO???BASTA BOTAREM OS ONIBUS PARA CIRCULAR AO INVÊS DE FICAREM LÁ PARADOS EM FRENTE A DELEGACIA E NA ANTIGA RODOVIARIA.SÃO DUAS FILAS DE ONIBUS PARADO,AÍ VEM O GRANDIOSO PREFEITO COM O ESTUDO PARA RESOLVER UMA QUESTÃO TÃO SIMPLES,QUANTA INOPERANCIA ,INCOMPETENCIA,IMAGINEM QUANTO FOR PARA UM ASSUNTO MAIS COMPLEXO...JÁ SEI ,ELE VAI FAZER TURISMO NA EUROPA COM A FAMILIA E PARA JUSTIFICAR ,POIS FOI COM DINHEIRO PÚBLICO,TRAZ UMA SOLUÇÃO QUE SÓ A ENGENHARIA DE LÁ TEM... ONDE VAMOS PARAR?
DEVEMOS TER O PIOR PREFEITO DO BRASIL E PIOR CAMARA DE VEREADORES,VÃO ENTRAR PARA HISTÓRIA DA PIOR FORMA POSSÍVEL!!!
Você não gosta! AGORA É QUE EU VOU FICAR MUITO MAIS EM EVIDÊNCIA. COMECE A PERCEBER QUE A MINHA ENTRADA NO CIRCUITO JÁ ESTÁ MUDANDO AS COISAS. SE VOCÊ ESTÁ COM NOJO NÃO LEIA MAIS, NÃO O ACESE MAIS, EU ESTOU MUITO SATISFEITO COM OS ACESSOS E COM A INTERATIVIDADE, ESTÁ AUMENTANDO A CADA DIA. VÁ LER OUTRA COISA, HEHEHE, MAS VOCÊ NÃO AGUENTA NÉ, TEM QUE DAR UMA PASSADINHA LÁ NO GOSTOSO ANGRAPOL NÉ. KKKKKKKKKKK
FIQUE COM DEUS E SEJA MAIS CRISTÃO.
FELIZ NATAL!
Não leia meu caro. Você não é obrigado a lê-lo. Deixe os mais de 180.000 visitantes acessarem e lerem. Fica tranquilo, prometo que não sentirei sua falta. Relaxa e siga a vida com mais PAZ no coração.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
Mas será que realmente seria necessário esse estudo tão caro pra compravar o que é óbvio?!
Resumindo a história, será seis por meia-dúzia. Todos esses tópicos já deveriam estar sendo cumpridos.
É pior, meu amigo: a Bonfim cumpre os horários. O problema é que ela mesma os estipula, e estes nunca são suficientes para atender à demanda. Como não são suficientes, embolam no meio do caminho... Um ótimo exemplo disso, hoje, é ficar no Frade observando o movimento da linha Parque Mambucaba (já que a linha Frade mesmo é quase igual perna de cobra): vem dois, três juntos, todos lotados, depois disso quase uma hora de espera e o processo se repete.
O resultado deste estudo sugere uma curitibação do transporte por ônibus em Angra, ao propor a integração entre trajetos troncais, alimentadores e circulares. Eu - confesso, um aficcionado por transporte - fui a Curitiba para conhecer a RIT (Rede Integrada de Transporte), tida como modelo histórico para os atuais sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) pelo mundo afora. Realmente, um sistema muito funcional: fiz viagens rápidas, por pistas exclusivas, troquei de ônibus "n" vezes sem pagar mais que os R$2,20 do primeiro embarque, nas linhas mais movimentadas a espera era quase nada, e nas outras o intervalo parecia justo para a demanda. Para quem gosta de ônibus vazio, um problema: na maioria dos horários, viajei com pessoas em pé, mesmo que sem aperto. Nas linhas troncais, viajar sentado era raridade.
Aqui no estado do Rio, temos a experiência de Macaé, mais ou menos na mesma lógica, e que passa por sucessivas adaptações, parte da dinâmica necessária para atender bem à demanda, mas quem anda na linha T11 (Terminal Lagomar x Terminal Parque de Tubos, Troncal, a principal linha da cidade) tem a nítida impressão que "atender bem" ainda é uma meta distante.
Apesar dos desafios, Angra tem boas condições para promover a racionalização de seu transporte por ônibus. A integração tarifária sugerida seria um imenso benefício à população da cidade, e os principais eixos de deslocamento da cidade são bem definidos, de modo que definir linhas troncais, alimentadoras e circulares não seria difícil.
Mas um sistema novo pode não dar certo do mesmo jeito que o atual não responde nossas expectativas, e pela mesma razão: se o poder concedente continuar não fiscalizando, se o usuário do sistema continuar não tendo voz para reclamar, sugerir ajustes ou elogiar algum projeto que deu certo, nada disso adiantará.
Rodrigo Silva
twitter.com/mobilerod
A Master TV esta postando uma notícia em que o prefeito Pinóquio Jordão falou que é inviável outra empresa de onibus em Angra e que vai diminuir o numero da frota em circulação.Pra ele é fácil falar já que só anda com aquela bunda gorda em carros com conforto e ar condicionado enquanto nós trabalhadores temos que sofrer esperando em pontos de onibus por lotações que chegam superlotadas e guiadas por motoristas que se comunicam com os passageiros como um policial civil com um bandido.Cadê as associações de bairros que ainda não promoveram um grande movimento contra essa bagunça no transporte público.Quando nosso povo vai entender que o governo é nosso e não desses políticos corrúptos que mamam na teta da Senhor do Bomfim para que ela possa manter o monopólio do tranporte em Angra.Pelo fim do monopólio já.
Associações de bairro? Todos estão nas mãos desses corruptos. Ficam puxando saco do Tuca para ver se conseguem fazer alguma coisa nos bairros, são tão analfabetos e coitados que abaixam a cabeça quando o Tuca grita, uma vergonha....OOOOO gentalha!!!! Também se não abaixar perde seus empregos. Eles são espertos só nas eleições iludindo o povo a votar nessa corja para garantir o boca deles.
Postar um comentário