"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, dezembro 22

Blogs X blogs

Pra mim não há nenhuma diferença entre Blog e blog.

Os jornalistas estão desesperados por terem perdido o poder supremo que tinham sobre as notícias e opiniões. Antes, somente eles podiam expor suas idéias e informações aos leitores. Depois dos Blogs tudo mudou.

Recentemente um grande jornal de São Paulo divulgou um vídeo mostrando um chipanzé "recortando" matérias na internet e colando em seu Blog (o Blog do chipanzé). Foi uma tentativa infeliz de desqualificar os Blogs.

Tremenda asneira. Esqueceram que até um chipanzé pode ter sua opinião e considerar válido divulgar sua seleção de matérias preferidas. E quem ler essas matérias pode comentá-las, dar sua opinião contra ou a favor, e assim muitos participam e faz-se o intercâmbio de conhecimentos e idéias.

Esse é o objetivo dos Blogs. Alguém coloca suas opiniões e há o confronto com/entre as opiniões dos leitores. E essa é a razão de seu sucesso.

Por isso eu desconfio de alguns que se intitulam Blogs mas não permitem a participação dos leitores ou que, pior ainda, só divulgam os comentários que corroboram o que disseram. Nos Blogs que leio sempre faço um teste em matérias com as quais eu não concordo: envio meu "comment" e espero para ver se será publicado. Se for censurado, começo a pensar que é coisa de pseudo-jornalista que não consegue outra mídia e usa um Blog para impor sua opinião.

Estou falando de Blogs. Não confundam com "sites" de notícias.

7 comentários:

PINTO/ROGERIO disse...

TANGRA BOM DIA.

O LEGAL É QUE O ""PRIMATA "" EM QUESTÃO ESCOLHE O BLOG PARA COLAR SUAS MATÉRIAS.

ENQUANTO POR AQUI OS "" JORNALISTAS "" COLAM DOS BLOGS SUAS MATÉRIAS.

UM ABRAÇO ROGÉRIO

Anônimo disse...

Também já fiz esse teste. A sensação que tenho é que têm medo de comentários com opiniões divergentes. Simplesmente não leio mais. Uma leitora a menos e uma adversária a mais, pois conto a todos os meus amigos internautas.
Abraços
Mônica Lima

PINTO/ROGERIO disse...

TANGRA. BOA NOITE.


EXISTEM COMENTÁRIOS TENDECIOSOS.


ESSE É O PROBLEMA.

Anônimo disse...

TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação.
Depois da roda, a internet vem a ser a grande invenção, a espetacular ferramenta de inclusão e desenvolvimento sociais.
A domínio da informação não mais pertencerá, se restringirá a grupos, a pessoas.
O paciente não tem mais necessariamente que ouvir e acreditar apenas na opinião do seu médico, o aluno não depende só da informação repassada pelo de seus professores, passa com o acesso a internet à ser um aprendiz autonomo. O fluxo da comunicação que já foi de um para um, de um para muitos, passa agora a ser de muitos para muitos. Ninguém mais é o dono da informação, o DONO da VERDADE! E quem insistir , será varrido pelo avanço, pela velocidade de desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação.
O valor da informação será socializado em todo mundo!
Será a rendenção dos "sem vez" e o enterro dos incompetentes!
A velocidade da informação, que a princípio parece favorecer os " cola-copia", fará a diferenciação dos incompetentes.Os copiadores serão identificados e separados por uma multidão de acessos, de internautas, de pessoas interessadas na verdade, no conhecimento, na informação.
A distribuição de notebooks na redes de ensino, em todos os níveis, é uma questão de curto prazo. A implantação de provedores públicos gratuítos a nível nacional também.
Os resultados positivos começam a surgir, como é o caso dos blogs.
Só não vê quem não quer.
Políticos sem conteúdos para um debate sadio com a comunidade estarão em extinsão.
Por falar nisso, TAngra poderia me citar um gestor atual ou do futuro governo, com conteúdo suficiente para entrar em um debate e se sair bem?
Falei demais...não!

Anônimo disse...

Posso provocar?
Da mesma forma como vocês fizeram uma lista de jornalistas, poderiam fazer a lista dos blogs também. Que tal?

Anônimo disse...

Hello. And Bye.

TAngra disse...

Bye bye!

TAngra.