"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, dezembro 27

Lídice - Um Pouco de História

Um leitor pediu uma correção: "Lídice não é cidade, é um distrito de Rio Claro."

É verdade. Nós não sabíamos. Conhecíamos o porquê deste nome, daí o nosso engano. O nome Lídice vem de uma bela e triste história.

Durante a II Guerra Mundial a cidade de Lídice, na República Tcheca, foi dizimada pelos nazistas. Seus habitantes foram acusados de abrigarem os autores de um atentado acontecido em 1942, em Praga, que resultou na morte de um general de Hitler. Como vingança, todos os homens maiores de 15 anos foram fuzilados, as mulheres enviadas para campos de concentração e as crianças para reformatórios.

Para completar a desforra, a cidade teve o curso de seu rio desviado, foi aterrada e desapareceu do mapa.

Os países aliados decidiram dar este nome a outra localidade, em homenagem às vítimas. A antiga Santo Antonio de Capivari foi a escolhida e passou a se chamar Lídice. Como lembrança dessa história, abriga a estátua de uma Fênix - a ave que ressurgiu das cinzas - além de objetos representativos da cultura Tcheca.

Repetindo a história, a Lídice atual, distrito de Rio Claro, está sendo atacada por outros psicopatas: conhecidos corruptos e corruptores.



Agradecemos ao leitor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente o distrito de Lídice receberá uns lixos. Corre a boca pequena que o dr. Paulino será secretário de saúde por lá. Parece que o ex-presidente da fusar, che da quadrilha, tem tentáculos por lá.