"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, dezembro 20

Os Sonhos da Juventude de Angra

Comentário recebido em "Cadê as Testemunhas?" de

Anônimo em 19/Dez às 10:57:
"O que, na sua opinião, a juventude de Angra sonha hoje? O que a juventude de Angra pode sonhar? Ou será que com tudo o que tem acontecido...são só pesadelos?"

TAngra:
Imagino que você seja um jovem. Portanto, meu caro jovem, veja alguns resultados de pesquisas com brasileiros na faixa entre 15 e 24 anos, consideradas todas as classes sociais:
˚ 63% consideram que “o jovem de hoje não se preocupa com a política”. Por outro lado, 72% afirmam ter interesse nas eleições.
˚ Os principais problemas dos políticos são a corrupção, o não cumprimento das promessas eleitorais e o fato de estarem distantes da realidade.
˚ A política - "do jeito que está" - não atrai ninguém, porque está sendo desenvolvida por "políticos desonestos".
˚ 85% declararam não confiar nos partidos políticos; 77% afirmaram não confiar no Governo; 82% não confiam no Congresso Nacional e 80% não confiam nas Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores.

Agora, veja que podemos ter esperanças reais de que tudo vai melhorar, conforme se depreende das conclusões:

˚ Educação, emprego, segurança e distribuição de renda, são consideradas as necessidades prioritárias. Uma pequena diferença nos de maior renda, que colocam a segurança em segundo lugar e o emprego em terceiro.
˚ Quando se começa a entender a política de uma forma mais ampla, como ações que influenciam o cotidiano de seu bairro, a melhoria do esgoto, da educação, do transporte, então, ela passa a despertar o interesse de todos.
˚ O jovem deve ver a política como um assunto "light", que pode ser discutido assim como ele conversa sobre futebol e outros temas cotidianos.
˚ A juventude brasileira acha que o voto tem lugar central para que mudanças aconteçam. Os jovens vêem no voto uma forma legítima e possível de renovação de quem os representa.
˚ A melhoria da qualidade do voto depende do aumento do nível cultural da população.

Viu que a educação é o caminho para a solução? Então, estude muito, não só nas escolas, que hoje só têm como objetivo distribuir diplomas que o habilitam a disputar empregos, mas não o qualificam. Eduque-se lendo tudo, acompanhando os noticiários, informando-se do que acontece em seu bairro, em sua cidade, em seu país.

Depois, pense no que "você" pode fazer por todos nós. E não sonhe, faça. Sua cidade precisa mais de você do que você dela. Os jovens são a única esperança.

Abraços.

2 comentários:

Anônimo disse...

TAngra.

Estamos as vésperas do Natal e Ano Nôvo!
O que será que os cidadãos de bem de Angra dos Reis falam, desejam como mensagem de fim de ANO?

Desejo que todos os cidadãos de ANGRA, não tenham mais motivos para se indignarem e possam levar suas vidas, enfrentar as dificuldades naturais que não são poucas e, com sucesso, encontrar as soluções para se chegar a FELICIDADE!!

Anônimo disse...

Observando seu legitimo comentário, começo a perceber o quanto os jovens das décadas de 80 e 90 são responsáveis pelo fiasco da POLITICA MUNDIAL, fica fácil perceber o quanto fomos irresponsáveis (me incluo) por não nos prepararmos para uma tendência, ou melhor, por um pré futuro, assim como uma mãe se preocupa com seu filho ainda no ventre, nós tínhamos como obrigação pensar no futuro de vocês jovens atuais.
Mas me alegra saber o quanto mudamos em tão pouco tempo, e exemplo é este seu entusiasmado e correto comentário.
Temos que enaltecer e fortalecer uma política de prioridade EDUCATIVA, mesmo sabendo das mazelas da saúde, do transporte caótico e da falta de saneamento básico, pois a saída do país está no fortalecimento da EDUCAÇÂO do nosso POVO.
Precisamos dedicar maior tempo possível, ou até mesmo integralizar a educação escolar, precisamos fortalecer o mercado profissionalmente em todos os setores, dando ênfase a cada área, para que não haja evasão e migração, no campo formação agropecuária, na cidade comercial e industrial, na área turística... e assim sucessivamente.
Temos que dar mais sentido as ações de patriotismo, quantos jovens ainda não sabem cantar o hino Nacional.
Mas o principal da EDUCAÇÃO é o conhecimento, é o discernimento e acima poder se socializar com a realidade de nossa SOCIEDADE.
Mas é questão de tempo, de pouco tempo, pois uma juventude como a de vocês fará a diferença, e com certeza irá conserta os erros da nossa juventude, que hoje afloram na trágica e conturbada POLITICA NACIONAL.
Parabéns TA, vocês tem o meu respeito e admiração, continuem assim com publicações sempre acobertadas, com lisura e verídicas.

Abraços

VIDAL