"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, dezembro 20

De Vidal para os Jovens

Comentário no post "Os Sonhos da Juventude de Angra"

VIDAL em 20/Dez às 17:13:
Começo a perceber o quanto os jovens das décadas de 80 e 90 são responsáveis pelo fiasco da Política Mundial. Fica fácil perceber o quanto fomos irresponsáveis (me incluo) por não nos prepararmos para uma tendência, ou melhor, por um pré-futuro. Assim como uma mãe se preocupa com seu filho ainda no ventre, nós tínhamos como obrigação pensar no futuro de vocês, jovens atuais.

Temos que enaltecer e fortalecer uma política de prioridade EDUCATIVA, mesmo sabendo das mazelas da saúde, do transporte caótico e da falta de saneamento básico, pois a saída do país está no fortalecimento da educação do nosso povo.

Precisamos dedicar maior tempo, ou até tornar integral a educação escolar. Precisamos fortalecer o mercado profissionalmente em todos os setores, dando ênfase a cada área, para que não haja evasão e migração. No campo, formação agropecuária; na cidade, comercial e industrial; na área turística... e assim sucessivamente.

Temos que dar mais sentido às ações de patriotismo. Quantos jovens ainda não sabem cantar o Hino Nacional...

Mas o principal da educação é o conhecimento, é o discernimento e - acima de tudo - poder se socializar com a realidade de toda sociedade.

Mas é questão de tempo, de pouco tempo, pois uma juventude como a de vocês fará a diferença e com certeza irá consertar os erros da "nossa" juventude, que hoje afloram na trágica e conturbada Política Nacional.

Abraços.

16 comentários:

TAngra disse...

Prezado Vidal,

Cabe o pedido de desculpas.

Mas a juventude de 80/90 foi criada por pais e mães que ainda não sabiam como lidar com as transformações trazidas nos anos 60 pelo movimento hippie, Jimi Hendrix, Easy Rider, juventudes rebeldes, televisão etc.

Mais grave se deu no Brasil onde, para completar, a ditadura militar castrou o pensamento de toda uma geração.

Acho que também cabe algum perdão.

Abraços.

Anônimo disse...

Pra mim alguns jovens de hoje são alienados, não sabem de nada e nem querem saber.

Na época das eleições só diziam: não vou votar em ninguém, vou anular meu voto.

A "juventude" de Angra, com poucas exceções, está é muito "desarticulada".

Anônimo disse...

O QUE ESTA ACONTECENDO COM A PROCISSAO MARITIMA DESTE ANO É MESMO UM ABSURDO. PRIMEIRO ENTREGARAM A PROCISSAO NAS MAOS DE UMA ASSOCIACAO DAS TURMAS QUE ORGANIZAM BARCOS, RECEM CRIADA, QUE É UMA VERGONHA! VERGONHA PQ A TURMA QUE FAZ BARCO SOH PENSA NO COMERCIAL. NAUM ESTAO NENHUMMMMMM POUCO PREOCUPADO COM O DESENVOLVIMENTO DA PROCISSAO QUE HA MT TEMPO VEM SIDO UM FIASCO. E VEM SIDO UM FIASCO TAMBEM POR CAUSA DESSAS TURMAS DE BARCOS, QUE CHEGAM A COBRAR ATÉ R$250 POR CABECA. UM VERDADEIRO ABSURDO! AIH, A TURISANGRA, COMOVIDA, ENTREGA A FESTA NAS MAOS DO MARCIO DA FLA-ANGRA, PRESIDENTE DA TAL ASSOCIACAO. ELE E MAIS 2 DETERMINARAO O QUE ACONTECERÁ.

OUTRA VERGONHA EH CRIAR UM CORREDOR NO MAR PARA QUE OS JURADOS POSSAM VOTAR. OU SEJA, OS BARCOS VAUM PASSANDO DENTRO DAQUELA CORDA E OS JURADOS VAUM VOTANDO. ASSIM COMO SE FOSSE NA SAPUCAI. ISSO SIGNIFICA Q O POVO SOH FICARA ANIMADO QUANDO PASSAR ALI DENTRO? DEPOIS, Q PROCISSAO QUE SE DANE????? EH ISSO MESMO?????

E ESSA HISTORIA DE TERCEIRIZAR A PROCISSAO À UMA FIRMA QUE NEM DE LICITACAO PARTICIPOU - A LICITACAO, POR INCRIVEL QUE PARECA SOH ACONTECERÁ NA PROXIMA SEGUNDA-FEIRA DIA 22. VEJAM QUE VEXAME!

TERCEIRIZAR?????????? ISSO TEM CHEIRO DE IMCOPETENCIA!!!!

E ALEM DISSO DIZEM QUE OS JURADOS NESTE ANO NAO SERAO FAMOSOS E QUE ALGUNS TERAO ENVOLVIMENTO DIRETO COM ANGRA, OU SEJA, MORAM AQUI. KD A TRANSPARENCIA??????????? ISSO SOH COMPROVA QUE O GRRRRRRAMOUR DA PROCISSAO MARITIMA JA FOI. AFINAL BEM OU MAL O BARQUINHO DOS JURADOS FOI ATRACAO A PARTE DA FESTA. OS FOLIOES QUE PAGARAO OS 250REAIS VAO FICAR DESAPONTADOS DE ENCONTRAR COM OS ILUSTRES DESCONHECIDOS.

E PARA FINALIZAR TUDO, O VENISSIUS NEM PARTICIPANDO DA PROCISSAO TAH. NAUM QUIS PARTICIPAR DA BAGUNCA QUE TAUM FAZENDO. MESMO SABENDO QUE NO DIA 1 DE JANEIRO O PREFEITO EH O TUCA E ELE O PRESIDENTE DA TURISANGRA.

VERGONHA!!!!!!!
VERGONHA!!!!!!!
VERGONHA!!!!!!!
VERGONHA!!!!!!!
VERGONHA!!!!!!!
VERGONHA!!!!!!!
VERGONHA!!!!!!!

ESSA TURISANGRA NEM NO FINAL FINGE QUE SABE FAZER.

VERGONHA!!!!!!!
VERGONHA!!!!!!!

Anônimo disse...

Concordo! Essa nossa Procissão já foi!
Estou surpreso com o lance da corda (sic), da associacao e da terceirização.

muito estranho tudo isso.

Transparência Angra, vcs não comentarão nada? isso é realmente uma vergonha!

Anônimo disse...

Pessoal,

Onde se precisa de profissionais, de técnicos qualificados, com escolaridade, com formação, enfim, pessoas preparadas para estar a frente de Secretarias de Governo...colocam uma pessoa que atende pelo codinome,pelo pelido de GAMBIARRA...é mole ou quer mais?

Gambiarra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de gambiarra: Funil improvisado com guardanapo.
Exemplo de gambiarra: suporte para planilha e porta-objetos em bicicleta.
Exemplo de gambiarra: artefato de rápido recolhimento para vendedor ambulante.
Gambiarra é um termo que é usado predominantemente para tratar do procedimento necessário na configuração de uma solução ou artefato improvisado. O termo também costuma ser usado para definir o artefato ou a solução em si. Este significado, apesar de ser hoje de uso predominante, parece se tratar de algo recente no uso da língua. Um dos significados originais seria o de “ramificação de luzes” ou “extensão de luz”.

No sentido de improvisação, a gambiarra como uma prática, "envolve sempre uma intervenção alternativa, o que também poderíamos definir como uma “técnica” de re-apropriação material: uma maneira de usar ou constituir artefatos, através de uma atitude de diferenciação, improvisação, adaptação, ajuste, transformação ou adequação necessária sobre um recurso material disponível, muitas vezes com o objetivo de solucionar uma necessidade específica. Podemos compreender tal atitude como um raciocínio projetivo imediato, determinado pela circunstância momentânea; ou ainda, como uma forma alternativa de design. Além disso, o uso informal do termo denota uma propensão cultural relacionada ao que se costuma chamar de jeitinho brasileiro. É uma manifestação não exclusiva, porém típica e muito presente na cultura popular brasileira." (BOUFLEUR, 2006)
Quer mais?
E Gambiarrinha...? Piora?

Anônimo disse...

vergonha mesmo!
é melhor acabar com a procissao!

Anônimo disse...

Receita de Como pegar prefeito ladrão ? (Serve para Vice-prefeito, Secretários e Empreiteiros)

A partir destas dicas, pode-se montar uma rede para caçar prefeito ladrão. Seus indicadores são mais precisos para avaliar a conduta da administração em cidades pequenas. Mas seus princípios gerais valem para todas as cidades. Quem quiser caçar prefeito ladrão pode examinar dez itens de sua conduta.

São os seguintes:

1) A declaração de bens apresentada pelo prefeito tem valores aparentemente exagerados em obras de arte, ouro, papéis ao portador ou gado. Podem ser bens-sabonete. Lavam qualquer coisa.

2) O prefeito é acusado de ter favorecido uma empresa, e ela foi formada pouco antes de sua posse. É quase certo que a suspeita seja procedente.

3) O prefeito ou pessoas de sua família apareceram com carros novos. Conferindo a placa no Detran, descobre-se que o dono do veículo é um desconhecido ou um conhecido fornecedor. Já se viu caso em que o carro da filha do prefeito estava em nome do açougueiro que vendia gasolina à prefeitura.

4) Prefeitura corrupta adora nota fria. Verifique se a empresa fornecedora ou prestadora de serviços à prefeitura realmente existe. Confira também a existência da gráfica que imprimiu o talonário da nota fiscal que a empresa usou para cobrar à prefeitura. Desconfie de notas com diagramação simples. Desconfie muito de notas fiscais de empresas diferentes com diagramação semelhante. Muitas vezes são ramos de uma mesma quadrilha.

5) A prefeitura faz muitas despesas com valores próximos ao mínimo permitido pela Lei Federal nº 8.666? Esse é o gasto que pode ser feito sem licença de ninguém. É o teto de despesas permitidas sem que se faça licitação.

6) O prefeito afixa diariamente o movimento do caixa da prefeitura na véspera? Se não faz, desconfie. Desconfie mais se ele não dá publicidade ao balancete mensal.

7) Se a prefeitura paga muitas contas com cheques sem cruzamento, o golpe é manjado. Alguém quer permitir o saque na boca do caixa.

8) Quando o cardápio da merenda escolar muda disparatadamente e a prefeitura exige produtos esquisitos nas suas cestas básicas, o cidadão está diante de um sinal de licitações viciadas. Já houve comissão de licitação pedindo ervilha com molho de tomate.

9) Deve-se desconfiar se o prefeito organiza muitas festas populares. Muitas quadrilhas usam o pagamento de promotores culturais e de cachês de artistas para maquiar recursos surripiados.

10) Prefeito ladrão não gosta de mostrar contas. Isso não significa que todos os prefeitos que não gostam de falar nas suas contas sejam ladrões, mas justifica a suspeita. Pedir as contas é sempre um bom remédio.

Anônimo disse...

A Turisangra não precisa nem fingir, porque não está nem aí pro que vão pensar. Eles fazem como querem e quando querem.

Se você está indignado com o que está acontecendo agora no finalzinho da era Manoel, você vai ficar mais P_ _ O ainda quando souber quem vai tomar lugar da Cristiane Brasil.

A pessoa ficou meses na mídia, implorando, conquistando e preparando a cama para deitar ano que vem.

Anônimo disse...

É ...e quem padece com tudo isso é a nossa cidade!

Anônimo disse...

Melhor acabar com a procissão.
Tem gente falando que os jurados serão os amigos do Viola, jogador.
E o lance da corda é nota zero! Nada a ver essa coisa da corda.

E a terceirização? O Transparência Angra poderia nos informar sobre essa VERGONHA?

O Venissius não está nem aí mesmo pra essa procissao. Tem dito aos mais próximos que a importante eh a de 2010. Esta ele tem dito que serah a melhor procissao maritima de todas.

MAS TEMOS MESMO QUE ESPERAR ATEH 2010?????

enquanto isso ficaremos com cordas? terceirização? e jurados de angra?

ISSO EH O FIM!!!!!!!!!!!!

Transparência Angra vcs naum farao nenhuma reportagem sobre isso?

Estou chocada!

E A LICITAÇÃO????????????

OUTRA VERGONHA!

ANGRA DAS VERGONHAS NUMA PROCISSAO DE MAGOAS

Dos dois lados do Equador disse...

Boa noite TAngra.

Tenho especial atenção pelo tema. Quando de minha formatura do Seminário escrevi exatamente sobre juventudes. Sim, assim, no plural porque não há uma juventude apenas. A juventude é plural. Nunca pode ser analisada por apenas um aspecto. Para citar um exemplo aqui em Angra, a juventude do Parque das Palmeiras e diferente das juventudes da Japuíba.

Assim, as políticas públicas focalizadas nesse público têm que considerar todas as variáveis geográficas, sociais e culturais. Esse é um motivo que algumas iniciativas simplesmente não dá certo: elas (as iniciativas) não estão em acordo com as aspirações daquela juventude em particular.

Assim, quando dizemos que a atual juventude é “alienada” do ponto de vista político é uma generalização impossível.

Em primeiro lugar porque a base de comparação é sempre a mítica juventude dos anos 60. Ora, mas quem disse que a juventude dos anos 60 – toda ela – era engajada politicamente? Ademais eram momentos políticos completamente díspares desses que vivemos.

Vale também indicar que essa juventude está inserida num mundo desregulado, onde tudo é muito rápido, onde os anos de estudo cada vez são mais elásticos, onde a necessidade de ser bem-sucedido – do ponto de vista capitalista – é cada vez mais intenso. Some-se a isso as desigualdades cruéis, uma geração meio que MTVada, políticos sem discurso, partidos sem programas claramente definidos, regras eleitorais extremamente fracas (já disse e repito: os políticos deveriam ser cobrados por promessas de campanhas que deveriam ser prévia e obrigatoriamente apresentadas durante a campanha – que aliás são somente midiáticas e nunca de conteúdo pois pouco interessa o que o tal político tem a propor mas sim se ele é “petista”, que seus corregelionários bateram ou deixaram de bater, que ele é primo de fulano, etc. e isso não é outro assunto).

Enfim, nossas juventudes estudam (muito), trabalham desde cedo e, quando querem dar a seu tempo a um projeto público querem distância de partidos políticos e associações de moradores: eles vão para ONG´s (que logo-logo também perderão seu encanto pois aqui em Angra também já estão marcadas como opções de desvio e não de um projeto sério).

Assim, o que precisaríamos, mais do que apenas acusar essas juventudes seria oferecer-lhes um projeto educacional-cultural e de lazer dentro de suas necessidades.

Na ausência desses projetos não é de se estranhar que, quando perguntados “Você participa de quê?” os jovens, em sua maioria, responder participarde grupos vinculados as igrejas (69,1% - Comunicações do ISER – 57, Ano 21 – 2002). Por isso mesmo também não é de estranhar que, na mesma publicação, à pergunta “Se não participou gostar de participar” 73,3% responder “Movimento ecológico/ambientalista”e apenas 13,9% responde “Partido Político” que é o menor índice da pesquisa que ainda tem os quesitos “Trabalho comunitário” com 69,1%, “Voluntário em ONGs” com 48,5%, “Movimento estudantil com 45,5%” e “Grupos ou movimentos vinculados à igreja” com 24,3%. Veja que não é uma juventude tão “alienada” assim. De fato, o que falta é uma política pública séria, direcionada e profissional.

Paz a todos,

Vando
vanderenator@gmail.com

Anônimo disse...

Há anos as TVS nao estao nem aí pra nossa procissao.
No ano passado muito mal o RJTV da TV Rio Sul passou um pouquinho. E so. Rede nacional, nem pensar.

Como disse um amigo ai em cima: o grrramour da procissao ja foi.

Melhor acabar essa porcaria

Anônimo disse...

Voces acreditam em Papai Noel???? Já era a procissão há mt tempo. Todo ano é a mesma ladainha e ninguem nunca fez nada. A terceirização da procissao eh soh um dos passos da destruiçao dela rumo ao buraco. '

JÁ ERA

Unknown disse...

Que coisa curiosa!

O tema da postagem era a juventude e o futuro.

Sem dúvida a procissão é muito importante já faz parte da cultura popular de Angra.

Mas será que é tão mais importante que os jovens e nosso futuro?

Vilma Creison.

Dos dois lados do Equador disse...

Olá Vilma,

Interessante o que disse.

E me fez lembrar de algo que esqueci ao postar meu comentário,que é justamente sobre o tema futuro.

É que tratar as juventudes como "o futuro da nação" não estamos os tratando com o devido respeito ou cuidado.

Ora, todos sabemos o futuro não existe. O futuro é uma possibilidade apenas. O que quero dizer é que os jovens são os jovens de hoje: a maior faixa de desemprego no Brasil estão entre eles, a violência possui seus maiores índices entres os jovens. Além disso há a AIDS, a gravidez indesejada (na verdade não tão indesejada assim porque na verdades estudos já detectaram que esses jovens estão engravidando simplesmente porque querem porque isso representa uma afirmação concreta num mundo tão fragmentado).

Enfim, as políticas públicas não podem tratá-los comos espectadores do futuro mas sim como atores do momento atual.

Tais políticas precisariam ter conselhos formados pelos próprios jovens que defeniriam, em cada bairro ou em cada grupo social, suas aspirações.

Isso poderia servir para tirar a carga de preconceito que há sobre o funk, por exemplo, simplesmente porque a elite insiste em tratar o funk como coisa de favelado. Pode ser mas quando toca o batidão ninguém se segura.

Enfim, o que aspiram os skaitistas, as bandas de rock underground de Angra (sim, elas existem mas são renegadas aos porões), os próprios funkeiros, etc?

Como atendê-los se não os ouvirmos? E, mais, os jovens não estão querendo esmolas: eles podem e devem ser os próprios atores de suas histórias.

Abçs,

Vando
vanderenator@gmail.com

Anônimo disse...

Juventude sem entretenimento, Vilma? (não será vc a Vilma dos Prantos, não é?)

Pois bem, cheguei a conclusão que os "comentários" do Transparência Angra passaram a ser a "ouvidoria online" dos internautas.

Boa!