"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, dezembro 17

Lavagem de Dinheiro

Recebemos este comentário na postagem Semana Canção Nova.

Anônimo em 17/Dez/2008 às 11:45:
"O vice comprou a casa do lado da dele e varios terrenos no Bracuí, Nova Angra, Areal, Japuíba, tudo no nome do sobrinho Marcelo! Quero que vcs pesquisem no registro de imóveis e vejam que o rapaz não tem renda pra ter tantos terrenos assim."

Tangra:
Meu prezado Anônimo, é muito difícil comprovar isso que você suspeita. Até a própria polícia tem muita dificuldade. No registro de imóveis só vai aparecer em nome de quem estão os imóveis. O valor deles só na Receita Federal, quando, se for o caso, o sobrinho fizer sua declaração de bens.

Mesmo assim há muitas formas de burlar a lei. É só declarar que o imóvel foi comprado por valor irrisório, que ele recebeu uma doação de alguém, ou um empréstimo de amigo, e ir, ano a ano, valorizando aos poucos os imóveis e pagando o empréstimo dentro dos seus rendimentos. E se é sobrinho, vai ganhar um bom CC para justificar as contas.

Isso é o que se chama Lavagem de Dinheiro e é usado para acobertar os denominados “crimes do colarinho branco”, crimes contra a Administração Pública praticados por políticos, empresários e funcionários públicos que geram lucros ilícitos. Sem essa manobra eles não teriam como usufruir do dinheiro recebido ilicitamente.

Para atender a você nós antecipamos a publicação do que foi apurado na Operação Cartas Marcadas. Nesta parte está muito bem explicado pelo delegado responsável como os suspeitos "devem" ter lavado o dinheiro que desviaram. Trata dos seguintes denunciados: o pessoal da Valle Sul, Ferreti, Bento, Carlinhos Santo Antônio e outros.

Leia o texto completo desta parte da investigação clicando neste link: Lavagem de Dinheiro.

Você vai ver os recursos que a polícia usa para identificar esta prática criminosa.

Mas isso não quer dizer que aconteceu o mesmo com o vice. Pode ser que o tal sobrinho tenha sido premiado na loteria, ou pode ter herdado uma boa fortuna, por exemplo. Só a polícia ou a Receita Federal teriam condições de investigar o que realmente aconteceu.

Abraços.

Nenhum comentário: