"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, dezembro 8

O Chefe Não é o Jordão

Vejam estes dois comentários de leitores na postagem abaixo: De Quanto Foram os Aumentos?

Anônimo em 8/Dez/2008 às 10:11:
"Mas terá sido para inibir o roubo? Tipo: 'Agora que você ganha bem, não tem necessidade de roubar'."

Angrapol em 8/Dez/2008 às 13:40:
"Esse discurso foi usado pelo Fernandinho em 2000, disse que era rico e não precisava roubar, e vocês viram no que deu. Ele é o chefe disso tudo aí, gosta..."

TAngra:
Na minha opinião, essa tática de pagar 23.000 a quem só tem capacidade para ser pouco mais que um mestre de obras é uma ação muito bem orquestrada e planejada. O objetivo real é seduzi-lo de uma vez por todas com dinheiro e poder, pois, como disse Kafka: "Desde que alberguemos uma única vez o mal, este não volta a dar-se ao trabalho de pedir que lhe concedamos a nossa confiança”.

E o chefe não é Fernando. Fernando é (ou foi) apenas uma engrenagem importante, mas não é quem faz a máquina da corrupção se mover. O Transparência Angra convenceu-se disso após receber um e-mail bastante esclarecedor. Não o publicamos antes porque estávamos confrontando suas denúncias com as gravações telefônicas da Operação Cartas Marcadas. As gravações confirmam muitas das hipóteses levantadas neste e-mail, transcrito a seguir.

E-mail recebido no final de Novembro:
"... Vou traçar a minha linha de raciocínio:
O tráfico de drogas e/ou armas deve estar por trás disso tudo. O 'cabeça' da área tem uma pista de pouso em sua fazenda, sendo famosos os movimentos noturnos. O resto vem a reboque... 'Fizeram' o prefeito e vários vereadores. Segundo uma pessoa ligada ao cabeça, ele dizia que 'fizemos o prefeito de Angra e mais 4 vereadores; em Parati também fizemos o prefeito'. Eles estão lavando dinheiro comprando terras: Fazenda Grataú (o procurador da antiga dona foi assassinado quando serviria de testemunha para incriminá-lo), uma fazenda enorme na parte de cima do Perequê, e devem ter mais terras em outros estados. Lembra que o Daniel Dantas estava usando o mesmo recurso e comprou fazendas imensas no Pará?
Todos esses patifes da política vivem das esmolas dessa organização. Em virtude das acusações criminais a que o cabeça tem escapado, deve haver alguém que garante essa turma. O aDEVOgado dele é conhecido por se vangloriar dizendo que tem bom 'trânsito' na justica do RJ e faz a ponte com Desembargador ou Ministro. Só pra reforçar, os capangas do Dantas diziam que a preocupação do patrão era na 1ª Instância, pois no STJ e STF ele se garantia.
Isso faz parte de um esquema muito grande e vai ser difícil alguém ter a coragem de se interessar. Mas pegando um, vem um monte, como uma fieira de caranguejos. A minha esperança é o povo se conscientizar de que é usado e mudar isso, mas estou muito desesperançoso... Mas vamos tentar, contamos com vocês."

Para ratificar o conteúdo deste e-mail, voltaremos a publicar neste Blog trechos relevantes das escutas telefônicas referentes às 3 maiores empreiteiras de Angra. Tenham só um pouco de paciência porque o inquérito tem milhares de páginas.

Um comentário:

Anônimo disse...

É notório que estes fatos relatam a essência de toda essa corrupção, que seria o tráfico internacional de armas e drogas. Nossa cidade é apenas, como se não bastasse, mais uma no meio dessa guerra. Realmente é necessário que o povo mude, e acorde!