"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, março 8

Hospital da Japuíba - Polêmica na Câmara

Infelizmente a TV Câmara não retransmitiu mais a sessão depois que o assunto se tornou público. Por isso, atendendo a pedidos, colocamos na internet os trechos mais importantes. Só temos o áudio, que foi gravado ao vivo no plenário. A imagem não faz falta, pois o único ator-vereador é o Leandro.

É muito importante acompanharmos esta sessão para sabermos o que esperar de cada um dos vereadores eleitos. Se acharem que será trabalhoso escutar todas as partes, lembrem-se que foi muito pior para nós disponibilizar tudo isso para vocês.

Primeiro ouçamos Ilson Peixoto defendendo a aprovação do requerimento para convocação de audiência pública para tratar da "saúde no município": Parte 1 (4:48).

Logo depois José Maria, José Antônio e Amilcar enaltecem e apoiam a proposta de Ilson Peixoto. Não colocamos essa parte por que não consideramos relevante.

Mais tarde Aguilar Ribeiro foi à tribuna e, sentindo-se um "águia na política", viu maldade, politicagem e outras coisas mais por trás do requerimento, votou contra e Ilson Peixoto replicou: Parte 2 (5:58).

Aguilar Ribeiro filosofa sobre a diferença entre política, política e política (???) e Lia defende o projeto: Parte 3 (7:13).

Vilma vai à tribuna, mistura governo federal com municipal, faz propaganda para Fernando Jordão e critica o governo Lula, num verdadeiro "samba do crioulo doido": Parte 4 (2:19).

José Maria, antes do galo cantar, nega 3 vezes seu voto. Apartes de Lia e Cordeiro. Parte 5 (4:16).

José Maria enaltece o sitema de saúde atual e diz que entrou de gaiato. Aparte de Leandro. Aguilar acusa a oposição de só querer "sair bem na foto": Parte 6 (5:24).

Vilma muda audiência pública sobre saúde para audiência expr(l)icativa sobre o hospital. José Antônio na tribuna pede concordância de Ilson Peixoto à mudança. Apartes de Marco Aurélio e Vilma. Observem as manobras para impedir Ilson Peixoto de falar: Parte 7 (3:38).

José Antônio na tribuna pedindo a confirmação da retirada do requerimento para não ter que mudar seu voto. Aparte de Leandro. Lia mostra que o requerimento vai além do Hospital da Japuíba. José Antônio reclama da falta de orientação da base do governo na condução das votações e Vilma diz que o "teor" do requerimento é "politicagem" : Parte 8 (4:05).

Amilcar Caldellas se declara satisfeito por ter havido um acordo na substituição do requerimento. Isso evitou que ele se colocasse numa posição oposta à base do governo, pois votaria a favor. Disse que nem todas as propostas da oposição são nocivas ao governo e que isso é que vai balizar suas opiniões. Assim, o Transparência Angra corrige aqui o que foi dito sobre o voto de Amilcar no post Mistérios da Câmara de Vereadores. Amilcar não mudou seu voto, muito pelo contrário. Acompanhem aqui: Parte 9 (3:38).

Vilma se justifica por não conhecer o teor do requerimento colocado em votação. Aparte de Amilcar lembrando que a mesa decide quais matérias subirão para votação. José Antônio fala da indicação de líder do governo. Aguilar diz que a mesa não vai prender matérias, todas serão discutidas no plenário: Parte 10 (3:21).

Ilson Peixoto reclama da partidarização de assunto tão importante. Vilma diz que o requerimento não estava na pauta e reclama da Diretoria de Legislação pela entrada do requerimento em votação. Aparte sempre prolixo de Leandro. Retirada do requerimento da votação. Final: Parte 11 (3:22).

Depois de escutarem as falas, leiam o texto do requerimento no Blog de Ilson Peixoto: "Requerimento vetado em sessão na Câmara" e digam se as alegações da Aguilar e Vilma têm alguma justificativa que não seja esconder da população a realidade do que acontece no caso do hospital. Será que teremos a tal expr(l)icação que ficou combinada?

12 comentários:

Anônimo disse...

Caramba! Parabéns!!!
Olha só, estou orgulhoso de ter votado no Dr.Ilson Peixoto Vereador 13633.

Anônimo disse...

ILSOM PEIXOTO
A camara deveria ter mais vereadores iguais a você, inteligente preocupado com o povo,estou muito feliz em te investido nele na eleiçaõ através do meu voto.Continue assim não se venda durante seu periodo na camara.Acho que pelo menos um vai se salvar.Só temos que investir mais no português dos outro vereadores, pois o dicionário da Vilma está desatualizado, não é ampra e sim ampla.Temos crianças assistindo e dizendo estar aprendendo errado nas escolas.o Aguilar está acompanhando a chefe e AMPRIANDO seu vocabulário.

Anônimo disse...

É um pena constatar que é mais importante para a maioria dos nossos vereadores defender a prefeitura em suas empreitadas obscuras, do que ver a população participando e entendendo essas empreitadas, como é o exemplo do hospital da japuíba. E é nisso que consiste a politicagem! Queremos sim essa audiência pública,quermos saber e participar dos rumos de nossa cidade: Vilma, José Antônio, Aguilar!

Anônimo disse...

foi um demosntarção de maturidade do Dr. Ilson aceitar ao menos a explicação do secretário de saúde e retirar o requerimento, não fosse isso, não seria nada. parabéns pela tranquilidade e bela postura na sessão! coragem!

Anônimo disse...

hospital da japuíba: custos
primeiro orçamento: 8 milhões
aditivo: 4 milhões...

acharam muito?

segundo aditivo: 8 milhões...

custo até agora: 20 milhões e não está concluído!!

vai roubar assim lá em brasília!!

Anônimo disse...

o discurso desse aguilar é uma piada.

Anônimo disse...

ze maria:"houve um avanço na saude muito grande". lógico, ele tem plano d saúde há 8 anos e desde q foi eleito ñ usou mais o sistema d saúde publico. claro q pra ele melhorou.

Anônimo disse...

caramba, o vocabulário da vilma e do aguilar é uma coisa horrível. volta mobral, vamos alfabetizar os nobres vereadores.

Anônimo disse...

Amanhã o Dr Ilson tem uma entrevista marcada na Rádio Costazul para comentar o assunto.

Anônimo disse...

Eses cráapulas confundem ''base do governo'' e ''parceria da câmara com o executivo'', que só traz benefícios a eles, mesmos com a representação popular que lhes cabe, ou seja a porcaria ficou ainda pior, pois com um governo perdido sem metas ou chancela, votar contra os interesses do povo é uma tremenda covardia.Que pena para aquelas que irão necessitar de ações efetivas destes nossos representantes.
E essa história de ficar parabenizando pra lá e pra cá, é marca carimbada destes corruptos há muito tempo.
O Dr. Ilson por sinal não explicou na tv o porque de estar elogiando o ETERNO-EX.

Anônimo disse...

Agora cedo fui ouvir os debates, aproveito para agradecer a vcs pelo trabalho e pela dedicação.
Não consegui mais que dez ou doze minutos é pura balela, ignorância e má fé.De ambos os lados, daqueles que se sentem reféns do do ex- prefeito e daqueles que querem ser deste.incluo aí o que eram do outro.Uma ttremenda falta de respeito, de vergonha e de dignidade.
É por isso que a política maior implantada em nosso município é a da deseducação, só assim pessoas nefastas e semi analfabetas poderão continuar nos representando.
Há com toda certeza uma caixa preta neste hospital.No entanto os pedidos de esclarecimentos dos nobres edis tem poder de ir além dos muros da casa legislativa, que o façam, sob o risco de em pouco tempo, em troca de uns cargos e um punhado de moedas, estarem de quatro lambendo os testículos do alcaide.Com certeza doze lambendo vai arder, pelo menos no do povo, ah isso vai.

Anônimo disse...

O VEREADOR JOSE MARIA DIZ QUE HOUVE AVANÇO PORQUE ELE NAO TEM DE SAIR DE CASA AS 4:00H DA MANHA PARA MARCA CONSULTA PARA ESPECIALIDADE NO C.E.M OU DEIXAR REFERENCIA NOS POSTO DURANTE MESES OU ANOS COMO O CASO DE OFTAMOLOGIA, NEUROCIRURGIA.....
EOS EXAME PRE OPERATORIO LEVAM MESES AS REFERENCIAS PARA CIRURGIA CHEGAM A FICAR MAIS DE 1 ANO!
ETA EVANGELICO SO JESUS PODE CONTIGO, SERA MESMO QUE ELE PODE?