"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, março 14

Um Pouco de Lixo...

Outro tema sobre o qual há varias opiniões é essa história de trazerem o lixo de cidades vizinhas para Angra dos Reis.

A princípio a coisa realmente fede, mas lixo é um assunto que merece uma discussão cuidadosa e profunda, de olhos, ouvidos e narizes bem abertos. Talvez até um audiência pública para que governantes, legisladores e população informem-se mais e melhor para podermos discutir as vantagens e desvantagens dessa opção.

Claro que lixões e aterros sanitários, jamais. Mas há alternativas interessantes e que podem ser vistas em vários lugares do dito 1º mundo. Melhor que isso, no Brasil há projetos inovadores, desenvolvidos por universidades e já em fase de implantação e operação em algumas cidades.

Trata-se das usinas de processamento de lixo urbano. Geram receita, energia, créditos de carbono, índice de poluentes líquidos e gasosos próximo do zero (podendo chegar a zero) e até empregos para várias classes de renda.

Para que uma usina dessas seja viável economicamente é necessário dispor de um volume de resíduos superior a 130 toneladas diárias, daí a necessidade de "importarmos" lixo das cidades vizinhas, com a vantagem de ainda recebermos por isso.

Quem quiser conhecer mais um pouco desse assunto pode começar por este artigo: "Projeto para processamento de lixo pode gerar receita e impacto ambiental zero". No final do artigo há outro link (Mais informações) para quem desejar descer mais em detalhes e ver um desses projetos.

P.S. Poderíamos "processar" até alguns corruptos e corruptores, sem emissão de poluentes nem restos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Lamento, é mais um projeto ideal para corruptos, ou vocês não sabem como é pago o recolhimento do lixo em Angra? Eles estão há mais de oito anos e não conseguiram. O absurdo é que temos muitas outras questões para serem tratadas e mais estratégicas do que essa imbecilidade. Nem o nosso lixo hostipatalar estamos cuidando direito. Essa prefeitura é um lixo mesmo.
Se isso fosse bom São Paulo seria milionária, Nova Iguaçú está uma merda essa coisa de lixo. Isso é coisa de corrupção.

Anônimo disse...

Isso é coisa do Wanderlei Meira. Já viram em Campinas, vão lá e vejam.

Anônimo disse...

Gostei da parte de ''processar'' os corruptos.Mas isto podemos fazer em alguma outra cidade, até pagando é lucro.

Anônimo disse...

Boa noite anônimos, por que não parceiros.Ao abrir a página de coments, meu navegador, googlechrome, avisou de que esta página não estaria certificada, pedindo para conferir data e hora, caso estivessem certos, eu não deveria continuar por questões de segurança, a página poderia ser falsa. Como estavam errados em meu computador, na verdade já havia sido corrigida hoje mais cedo, eu corrigi , atualizei a página e entrei de novo, não havendo alerta de segurança.Estou mandando este só para que vcs possam se possível checarem a segurança do blog.
Muito boa a postagem : Pré-sal & Angra, valeu, hehehehehe

Anônimo disse...

Comecei a ler a matéria do lixo( o link) nem terminei, não foi por esse ângulo que fizeram esta proposta, não têem técnica.E quanto a dizer que a audiência pública deveria apresentar aos nossos governantes o que é o pré sal.....tenham a santa paciência, se eles não estudaram a questão só reforça minha opinião:falta qualificação técnica no governo e ponto.

DaRoça disse...

Caro TAngra:
Nossos corruptos não vão ser reciclados por dois motivos:
1) O "processador-mestre" já foi comprado por eles.

2) Eles não são lixo reciclável; são só entulho.

Abraços.

Anônimo disse...

Não sei porque falando em lixo eu lembrei do nosso querido vice prefeito Essiomar Gomes, parem de criticá-lo por favor, ele é tão fofinho, tem aquele andarzinho de perna de prender peido, aquela cabeça enorrrrrrrrme e vazia porque vcs não permitem que ele pense, ficam tirando sarro dele.
sabe que ele tem um amor de filho para com Angra, apesar dele não ser angrense, mas também tem filhos da cidade que parece filhos da p.
Parem por favor de ironizar meu vice, senão ele faz com vcs igual fez com o secretário valentão! Vai levar na cara.