"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, março 3

Metas Fiscais 7 - Vereador Aguilar

- Aguilar: Senhor presidente, eu vou ser rápido porque... o adiantado da hora né?... o pessoal tá aqui, tá sem almoço... é... primeiro eu quero dizer que essas audiências, elas não são tão simples, porque a gente tamo fazendo uma discussão mais técnica e muita das vezes a questão é levada mais pro lado político da coisa, então a gente termina é deixando de discutir o técnico... né?, então do ponto de vista técnico... do... (murmúrios na platéia)... do ponto de vista técnico (elevando a voz)...

- Leandro: Por favor plenária, por favor respeita o vereador na tribuna... (murmúrios da platéia)

- Aguilar: do ponto de vista... (manifestações da platéia)

- Leandro: por favor, por favor... o vereador se encontra na tribuna, os assessores dos vereadores... (murmúrios da platéia) por favor... vamos ouvir o vereador Aguilar.

- Aguilar: É, eu quero dizer o seguinte... (murmúrios da platéia) eu prefiro levar pra discussão técnica, por que se eu levar pra discussão política (elevando mais a voz, para abafar a platéia)

- Leandro: com a palavra o vereador Aguilar, por favor vamos ouvi-lo... (manifestações da platéia) por gentileza... por favor...

- Aguilar: então eu quero primeiro parabenizar a contro... controladoria, a fazenda do município, porque os números que estão colocados, eles ultrapassaram o previsto no nosso orçamento, eles ultrapassaram... e se a gente avaliar gastos, as despesas... né?, nós vamos perceber que em várias rubricas, o município, ele ultrapassou o limite legal, o limite previsto na lei, então se a gente for avaliar saúde, o que que tá previsto na lei? 15 por cento, nós atingimos... tem deficiência?... tem, mas nós atingimos lá o 27 por cento de aplicação na saúde, num é? educação... deu 25 por cento, num é?, o máximo previsto, num é?, na lei. Quê que nós apr(l)icamos na saúde? 28 por cento. Então, do ponto de vista técnico, né?, a matéria do orçamento, da discussão do quadrimestre, ela está perfeita, se eu fosse avaliar tecnicamente a discussão que fizemos aqui hoje, eu não tenho dúvida, eu iria fazer o meu voto favorável à discussão, porque o quadrimestre, ele é discutido em cima de quê? em cima da arrecadação a da apr(l)icação dos recursos. O que a gente faz alguma observação, que... por exemplo... a conclusão do trabalho tem... é que o governo as vezes não se preocupou em trabalhar politicamente o que se foi feito com o investimento... a Raul Pompéia... colocou ali que foi reformada, mas na realidade a Raul Pompéia em Monsuaba ela foi uma escola totalmente reconstruída, uma escola nova, e de um padrão excelente, né?, que tá colocado lá praquela comunidade. Os, as discussões que... eh... são pertinente a este assunto, eu acho que todas elas são válidas... a discussão abordada sobre a faculdade, né?, eu acho que é uma discussão importante, nós fizemos essa discussão ontem aqui, na sala aqui de reuniões sobre a questão do... do Cederj, por que teve um questionamento sobre a qualidade do ensino do Cederj, e aí os alunos do Cederj que estavam na reunião apresentaram 2 primeiros lugares que disputaram com escola de renome aqui no Estado do Rio de Janeiro e eu não tenho saudade, agora pra discutir política, eu não tenho saudade dos 8 anos atrás que só tinha um pólo aqui Morro da Cruz. Eu não tenho saudade daquele tempo. Não tenho, porque graças, graças a 8 anos sérios de administração, hoje nós temos 1 pólo universitário, 1 pólo universitário de nome, de nome, público, não é só ensino pra professoras, não é, o primeiro lugar apresentado ontem por um estudante é de física, de fisica! Então Angra deu passo importante... e deu passo importante em cima de uma administração correta e séria. Em cima dessa administração (palmas e gritos do plenário)... por que se não fosse (muitas palmas)... se não fosse essas administrações, provavelmente eu estaria aqui dando discurso diferente, mas eu percebo, eu percebo que...

- Leandro: Vamos ouvir o vereador na plenária, por favor...

- Aguilar: nos 8 anos lá atrás estavam totalmente equivocados. Se esse município tem um pouquinho de tratamento de esgoto foi graças aos 8 anos de governo que terminou aí, Fernando Jordão. Perequê não tinha uma... uma... uma tubulação de esgoto. Governo saiu, tá deixando 40 por cento de esgoto tratado lá no Perequê. Tem deficiência de esgoto? De tratamento de esgoto? Tem! Tem! Mas nós não podemos perder de vista o que se fez. A questão do asfalto, abordado aí, ela é, ela é verdadeira... em tese, mas nós temos que levar em consideração que nós vivemos num município que tem um índice pluvial muito alto, um índice plivio... pluviométrico de chuva muito alto. Isto termina mm... é mesmo o asfalto sendo bem construído, em determinadas localidades, que são de aterro, termina cedendo com a chuva e aquele asfalto esburaca. Isso não tem jeito. Não quer dizer que não exista asfalto mal feito. Não quer dizer! Agora o sec... o nosso subsecretário, ele foi correto quando ele falou para o Miquéia: fala a rua, nós vamos lá, vamos verificar, por que se estiver errado nós vamos tentar corrigir. E é assim que trabalha, ninguém aqui é dono da verdade não, se trabalha é com o pé no chão, procurando identificar o erros e a partir daí acertar, e é por isso que eu tenho consciência tranqüila, o governo Fernando Jordão acertou quando trouxe um pólo universitário para Angra dos Reis. Tem deficiência, precisa melhorar? Precisa! Mas foi um passo importante, e que não é só professora, só formação de professoras, que eu tenho o maior respeito, o maior respeito, mas é preciso formar professoras e outras matérias importantes pra sociedade. Como é importante a questão do Cederj, do... Cefet. O Cefet é uma parceria do município com o governo federal, foi uma conquista do município, foi uma busca do município que estava perdendo pra Itaguaí, numa jogatina política (palmas da platéia)... numa jogatina política (palmas e assobios)... e aí, o governo que entrou aí, o novo governo Tuca Jordão, mais a secretária de educação, a secretária anterior, subsecretária, foram hábil... correram atrás e reverteram a discussão. Por que era um jogo político sacana de dar rasteira em Angra dos Reis (aos gritos)... tá certo? (palmas ao fundo)... de dar rasteira, e esse jogo político não tem o meu apoio, então quando eu falo que a discussão é técnica e as pessoas saem do técnico pra levar pra politicagem, não têm o meu apoio e vai me ouvir daqui dessa tribuna (palmas e gritos da platéia)... são essas minhas palavras senhor presidente (tom normal e palmas da platéia).

- Leandro: Eu quero... eu quero pedir por favor à plenária que não se manifeste e agradecer as 109 pessoas que passaram por essa audiência pública, participaram, e pedir aqui por gentileza, eu acho que, a... a... a nossa audiência, a nossa comissão tem sido da mais democrática possível, nós tentamos fazer um trabalho, estamos tentando fazer uma forma que as pessoas possam ter oportunidade de falar, questionar e participar. Agora, é importante também que a gente respeite o orador que está na tribuna, eu não posso de maneira alguma deixar que nenhum orador que está na tribuna ser... é... interrompido, então por favor, da mesma forma que quem se inscreveu teve o direito de falar sem ser interrompido, por favor vamos também respeitar quem está usando a tribuna, por que nós respeitamos quem falou (palmas)... eu dei oportunidade pra todos que se inscreveram, ninguém vai poder sair da audiência pública e dizer: eu fui na audiência pública e calaram a minha voz, de maneira alguma, até fugiu-se do assunto mas todos falaram, agora, por favor, vamos respeitar quem tá na tribuna pra ser a democracia, a democracia, né?, as duas vias, a gente tem as duas vias, não é só um lado que tá correto. Com a palavra o excelentíssimo senhor Carlos Alexandre Soares, representando o excelentísimo senhor prefeito Tuca Jordão. Com a Palavra, por favor, não... num tá... me perdoe, não tá inscrita. Por favor, Carlos Alexandre Soares com a palavra. Por favor... vamos respeitar a inscrição... não... por favor vamos respeitar a inscrição, secretário com a palavra... por favor, não tumultuem a audiência... todos tiveram oportunidade... quem... quem... quem queria falar se inscreveu. Ô secretário, por favor, pode fazer uso da mesma... por gentileza... pode falar secretário, por favor.

TAngra:
A pessoa que foi impedida de falar pelo Leandro foi a Sra. Vera do Centro. Ela estava inscrita.

O tumulto todo aconteceu por que a Câmara confundiu "audiência pública" com "apresentação pública". São duas coisas completamente diferentes. Mas disso nós vamos tratar mais tarde, em outra postagem.

Nenhum comentário: