"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, março 13

Pavimentação Asfáltica

Aconteceu uma discussão interessante na sessão de ontem, dia 12, na Câmara de Vereadores de Angra.

O vereador Ilson Peixoto sugeriu que as comunidades opinassem sobre o tipo de pavimentação que desejam em suas localidades. Como exemplo citou a aldeia indígena e os quilombolas, que poderiam preferir outra opção diferente do asfaltamento.

Quando Marco Aurélio subiu à tribuna contestou a posição de Ilson Peixoto dizendo que asfalto é 30% mais barato, tem que ser asfalto e pronto. Sobre a participação das comunidades, disse que seria importante para serem "informadas" de que asfalto é melhor. Ponto final.

Eu entendo a posição de Marco Aurélio. Também sou engenheiro, convivo com engenheiros e sei que engenheiro sempre sabe tudo de tudo, e ponto final.

Mas como engenheiro anônimo posso me dar ao luxo de avaliar outras opiniões. Vejam por exemplo essas considerações que fui recortar lá no Blog "Angra Urbana" de 12/Nov/2008 e peço licença para aqui reproduzir:

"Atraídas pela imagem da modernização, as pessoas não percebem que asfaltar a cidade toda é um equívoco. A velocidade dos carros aumenta, aumentando os riscos para o pedestre. O asfalto impermeabiliza o solo e impede que parte da água seja absorvida pela terra. Toda a drenagem passa a depender da sarjeta limpa e dos bueiros desentupidos." Acrecento: a asfalto aumenta a temperatura ambiente.

Além disso, outras opções de pavimentação, como paralelepípedos ("paralelos" para os engenheiros), bloquetes, blocos intertravados, pé-de-moleque etc. facilitam o acesso às tubulações subterrâneas (esgoto, redes pluviais, distribuição de água) reduzindo custos de manutenção.

Na nossa opinião o assunto deve ser avaliado com cuidado pois há casos em que o asfalto é vantajoso, mas há outros em que opções não asfálticas são bem melhores para a população.

Depois da veemência na defesa do asfalto cheguei a pensar: será é só teimosia de engenheiro ou essa posição "Valle" alguma coisa? A resposta não vem ao caso, o importante é que os vereadores se informem muito bem sobre o assunto para depois discutí-lo com propriedade, caso a caso. Ponto final.

P.S. Ainda bem que paralelepípedo = paralelo. Já imaginaram Aguilar ou Vilma tendo que ler ou falar "paralelepípedo"?

2 comentários:

Anônimo disse...

TAngra.
Sem dúvidas o asfalto é mais "confortável" para o veículo, mas longe de ser o mais econômico, entendendo que todos sabemos a diferença do mais barato para o mais econômico.
Para grande maioria do solo de Angra, o asfalto não é recomendado pois os elementos de sua composição não reagem muito bem com a umidade.
O Doutor sabe mais de conceito de pavimentação do que o engenheiro! Mas devemos considerar que o asfálto a exemplo do lixo, são produtos excelentes para se fazer caixa II (caixa preta e caixa podre).
É uma vergonha o que se desvia de dinheiro na redução da espessura de projeto das pavimentações e na balança do Ariró quando se pesa o lixo.
Mas um dia isso vai acabar, os do TCE também serão processados e Angra dos Reis será novamente um cidade de bons administradores!

Anônimo disse...

Como engenheiro me surpreendo com a intransigência do nobre colega, como angrense e conhecedor do que por aquui ocorre, não.
Conheço lugares turísticos, sempre viajo por esse Brasil, que a população preferiu que não houvesse calçamento nenhum, claro que o piso permiti isto, solo arenoso, mas é só para contraponto e demonstrar que nem tudo que reluz é ouro.Vereador menos.......
o senhor não é o dono da verdade e sim indicado para atender às necessidades do povo e não para impor suas vontades a ele.