"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, março 3

Metas Fiscais 6 - Vereador Cordeiro

- Cordeiro: Presidente, mesa, autoridades do executivo, eu gostaria de, eh, foi colocado ali inclusive sobre a questão dos projetos, eh, de reciclagem de lixo, eu, sr. presidente, eu anotei isso por que esses projetos, eles são importantes, mas nós precisamos de projetos que tenham continuidade, né?, nós precisamos de projetos que não durem 3 meses, 4 meses, nós, eh, não temos hoje uma coleta seletiva do nosso lixo, então isso seriam projetos que com certeza ajudariam até na questão da diminuição desse lixo a ser depositado no Ariró.

Eu gostaria de lembrar às pessoas do Cefet parabenizar o deputado federal Luís Sérgio e principalmente a vereadora Conceição Rabha, que foi durante vários... vários meses lutando por isso, é claro... é um ganho do município, mas parabenizar a esses companheiros que foram incansáveis nessa questão do Cefet, e se Deus quiser teremos logo o Cefet aqui, que não vai resolver o problema da formação de mão de obra não, que como é, né?, na verdade é um concurso que você vai prestar, pedir inclusive à educação que está em massa aqui, pra que a gente invista bastante na qualidade do nosso ensino no nosso município, por que se nós... se não teremos é gente de Volta Redonda, Parati e até Rio de Janeiro fazendo os cursos do Cefet aqui e os nossos, né?, ficarão só os 50 por cento que serão destinados a nossos, a nossas escolas.

É, creches, tem que ser o seguinte, creche tem que ser construída pelo poder público, pra acabar com esse negócio de beneficiar quem quer que seja, vereador, presidente da república e quem quer que seja, por que na maioria das vezes a gente vê que isso é usado, eh, até politicamente muitas das vezes essa relação... Nós temos problemas sérios aí com esse, eu... eu sou da teoria que quem tem que construir as creches são o poder público e administrá-las. Eu sou da reunião de, de educa... sou da comissão de educação e vou discutir isso, vou chamar aqui o meu companheiro aqui, né?, o Aguilar e vamos discutir essa, essa coisa.

É, secretário de ob.. nosso subsecretário de obras, a morada do Brachuí foi colocada lá sem esgoto sanitário, os moradores da Itinga lá embaixo fecharam aquela passagem, e eu cansei de ver várias vezes, por causa da questão do esgoto que vai cair na praia da Itinga a praia e as pessoas... então também tem essa questão, né?, foi, foi uma obra feita sem saneamento básico e acaba trazendo então os moradores... eu não estou aqui defendendo, ou justificando não, to dizendo que houve um erro...

- Vingle: Tem uma estação de tratamento de esgoto e ela depois que... que o esgoto é tratado ela joga no canal, que é o lado direito, o que inundou foi o canal do lado esquerdo...

- Cordeiro: Eu vou mostrar fotos pro senhor de quando aquele canal fica... pro senhor ver depois, o senhor também tem fotos...

Mas eu queria principalmente, é, ocupar meu tempo aqui e pedir o seguinte, desculpe a minha ignorância, né?, em alguns assuntos, mas eu... eu anotei aqui, por exemplo, outros serviços de terceiros de pessoa física, foram gastos 8 milhões de reais com essa questão, eu acho muito dinheiro. Outros serviços, é, terceiros de pessoa física, foram gastos 114 milhões com essas questões, então são questões, então são questões que eu fico pensando o seguinte, e aí?, a gente não poderia usar isso para investimento, eu com a minha ignorância estou querendo, pedindo explicações aos companheiros, e saber também aquisição de imóveis, onde foram feitas essa aquisições de imóveis no valor de 1 milhão 337 mil reais. E uma coisa que me chamou atenção foi em relação a sa... ao programa de saúde, que tá lá uma rubrica de simplesmente, eh, um milhão... mil reais, né? eu queria saber por quê aquela rubrica, por quê não tem mais dinheiro na questão do programa da saúde.

Essas são as minhas palavras e meus questionamentos, presidente.

TAngra:
Explico aos leitores que a referência ao esgoto da Morada do Brachuí foi porque o subsecretário de obras havia dito que os moradores tinham entupido com torrões de barro a rede de esgoto, essa era a razão dos alagamentos no local e que ele tinha fotos para comprovar.

Sobre o Vereador Cordeiro, tive um grata surpresa. Eu não imaginava que por baixo daquele ar humilde houvesse alguém com tanto bom senso e objetividade. Me deu a impressão de que está cheio de boas intenções e ainda leva a vantagem da humildade. Isso é o mais importante, vereador. Espero que tenha usado sua sabedoria na seleção de seus assessores, para ter a colaboração necessária nas matérias que estiverem além dos seus conhecimentos.

Pena que tenha a companhia de um Aguilar na Comissão de Educação. Vai ser um fardo pesado arrastá-lo, é uma raposa velha em matéria de politicagem e quanto pior for a educação pública, melhor pra ele. É dos menos esclarecidos que ele sobrevive. Curioso: raposa e Cordeiro na educação.

Desejo boa sorte ao Cordeiro e recomendo cuidado com Luís Sérgio, não esqueça daquelas participações deploráveis nas CPI's lá de Brasília. Lembra da CPI de Renan Calheiros, por exemplo?

Nenhum comentário: