"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, março 2

Metas Fiscais 1 - Audiência Pública

Em cumprimento a determinações legais foi realizada audiênca pública nesta sexta-feira, 27, na Câmara Municipal, com o objetivo de apresentar as contas públicas (Metas Fiscais) de Angra dos Reis referentes ao 3º quadrimestre de 2008.

Sob o aspecto técnico a apresentação cumpriu plenamente seu objetivo. Demonstrou-se que as receitas e despesas ficaram dentro das normas legais e que os gastos com saúde, educação, pessoal etc. respeitaram os percentuais definidos em lei. Para sermos mais claros, a equipe técnica mostrou que 2 mais 2 é igual 4, que 300 é 30 por cento de 1000, que 110 é maior que 100, e coisas assim.

Sob o aspecto da transparência, tudo quase perfeito. Houve a apresentação adequada ao público, as informações estão disponíveis no site da Prefeitura e foram oferecidas explicações adicionais a quem procurá-las na Controladoria Geral do Município. Não foi melhor porque em alguns casos o detalhamento se resumiu a apresentação de fotos e descrição de eventos realizados, sem os custos correspondentes, parecendo propaganda política.

Quanto a participação popular, foi uma decepção, por conta da atuação do Vereador Leandro Silva, presidente da Comissão de Finanças e condutor dos trabalhos, que chegou a ser irritante em seu desespero em encerrar a sessão quando chegou a vez dessa tal 'participação popular'.

Nas postagens seguintes vamos tratar da participação popular e vamos transcrever alguns comentários de vereadores e membros do governo.

Nenhum comentário: