"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, março 10

Quanto Custa um Hospital

Nelson em 10/Mar/2009 às 12:48 no post "Hospital da Japuíba & Matos Teixeira":

"Precisamos de informações para termos noção do que acontece na prefeitura. Seria bom se tivéssemos dados comparativos de outras obras similares pelo Brasil."

TAngra:
Prezado Nelson,

Seu comentário está completo lá na postagem correspondente, com suas considerações sobre promessas não cumpridas, falta de seriedade com a coisa pública e não votar mais em gente que promete e não faz, e os requisitos de honestidade, competência, seriedade, transparência, projetos sociais estruturados, respeito aos mais pobres e humildade na administração pública, dentre outras opiniões suas.

Concordamos com tudo que você disse e aqui vamos considerar apenas a parte referente aos custos do hospital.

Veja bem, o site da prefeitura fala em cerca de 8.500 m² de área construída, 159 leitos, sendo 12 para UTI etc. A descrição completa das instalações está em "Hospital de Emergência".

Segundo um trabalho publicado pela Anvisa (clique: O Custo das Decisões Arquitetônicas no Projeto de Hospitais) e outros trabalhos análogos de diversas faculdades de arquitetura, podemos concluir que o valor estimado de 14 milhões de reais para a conclusão do nosso hospital está dentro do aceitável, sendo 8 milhões para a parte civil (60%) e 6 milhões para as instalações (água, esgoto, incêndio, telefonia, energia, ar condicionado etc, 40%).

Se alguém vier com histórias de aditivos contratuais milionários, podem ter certeza que alguma coisa feia estará acontecendo.

7 comentários:

Anônimo disse...

C abe ressaltar que as obras hospitalares atualmente podem contar com projetos arrojados e modernos, principalmente no que tange a Humanização hospitalar(será que esse povo sabe o que é humanização na saúde?), dentre outras definições como economia de energia, arejamento.A ambientação ajuda e muito na cura dos pacientes.
Todos os recursos da TI(tecnologia da informação) precisam ser aproveitados neste momento, os equipamentos precisam ser de ponta, caso contrário em curtissimo tempo poderemos ter uma unidade um tanto quanto obsoleta.
Não existe arquitetura hospitalar desvinculada da administração hospitalar.
Esta caixa preta precisa ser aberta, não podemos aceitar que se gaste nosso dinheiro de forma obscura.O povo de Angra dos Reis precisa se mexer, cobrar eser mais participativo.Precisamos parar com o ''ninguém faz nada''.Ninguém não existe, o que transforma uma sociedade é a participação de seus membros nas ações de governo, e a fiscalização dos atos destes governantes e a discussão com as comunidades(não lideranças cooptadas, como temos , e só temos, por aqui.)
A caixa preta precisa ser aberta à população.

Anônimo disse...

A coisa ta esquentando, esse hospital vai render.Em relação a campanha para se adotar um vereador, deu tempo de refletir sobre o assunto, acho que seria bastante legal, s´so que teríamos que bolar como seriam as postagem para não sobrecarregar vcs.mandem um alô pelos comnts.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:31,

Nós andamos sim estudando bastante o assunto e já estamos quase chegando a uma idéia inicial de solução.

Gostaria de trocar uns e-mails com você sobre o que estamos pensando sobre isso.

O que acha?

transparenciaangra@gmail.com.

Abraços.

Igor Abreu disse...

Caros colegas do Transparência Angra. Por favor dêem uma avaliada em nosso site e se possível, coloquem-no em seus links: www.angranews.com.br

Igor Abreu

Anônimo disse...

Mandei este comentario para o Ver. Cordeiro, como achei que poderia torná-lo público peço que publiquem aqui.

Prezado vereador , o seu mandato e de seus pares partidários, não deveria estar lado a lado com este governo em nada.A escola que não foi iniciada a sua obra ainda, devesse ao grupo que permanece no poder.A escola da Japuiba posta ao chão , privando centenas de alunos de estudarem com um pouco de respeito, assim está por conta deste grupo que continua no poder.
Caso os senhores, e a senhora da bancada petista continuarem com essa conversa de cerca lourenço, elogiando o prefeito que saiu, graças a Deus, e lambendo este que até agora não mostrou a que veio, terão o chamado mandato único.
Será que os senhores não perceberam que o povo não quer isto que aí está? A grande maioria que defende o faz por intersses pessoais ou familiares,com cargos comissionados ou outros tipos de apadrinhamento.
A única coisa que gostaria de pedir aos senhores, incluo aí a senhora, Lia, é que se dêem ao respeito, não se permitam virarem fantoches nas mão destes canalhas.
Respeitem os votos recebidos, pois com certeza não lhes foram dados pela cor de vossos olhos ou a belezas de suas curvas.Mas sim pelo alto grau de insatisfação popular.E se ficou meio a meio é porque ainda temos muitos cidadãos em nosso município praticamente analfabetos políticos, mas daqui pra frente isto irá diminuir, as pessoas estão acessando a uma gama de informações antes inimagináveis. Reflitam com muito sabedoria, não se deixem levar pelo canto da sereia.E ela canta alto.O povo em silêncio, machuca mais.

Anônimo disse...

Seis picapes (q eu contei em meia hora no ponto de ônibus) da Polícia Federal vieram para Angra. Teremos novidade?

GOVERNO DE ANGRA disse...

http://governodeangra.blogspot.com/