"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, março 14

Pré-sal & Angra - Audiência Pública

Não há nada a criticar na audiência pública sobre a participação de Angra dos Reis no projeto de extração de petróleo e gás na camada pré-sal. Nem antes, nem durante nem depois.

A Câmara e o Blog do Vereador Ilson Peixoto divulgaram com antecedência e convidaram a população para participar. A TV Câmara transmitiu ao vivo com competência.

O povo participou ativamente do plenário e de casa, por telefone ou internet.

A equipe da Petrobás apresentou o projeto com eficiência admirável, até os leigos puderam compreender bem um assunto tão técnico. As perguntas para as quais já há respostas foram respondidas e as que ainda não têm resposta não o foram. Ninguém poderia esperar mais do que isso.

Por fim, o Notícia Pescada fez um trabalho jornalístico excelente, relatando quase todos os pontos abordados na reunião. Quem não pôde acompanhar a audiência ficará muito bem informado lendo: "Audiência sobre pré-sal dura cinco horas, mas deixa dúvidas". Nota 99,99.

Assim, quem devia convocar a audiência convocou, quem devia participar participou e quem devia fazer o trabalho jornalístico o fez. E sobre o Notícia Pescada, a nossa nota só não foi 100 por não terem abordado dois assuntos que consideramos relevantes.

Um foi o diálogo entre José Antônio e a Petrobrás. O Vereador argumentou ser mais correto se os royalties do petróleo não fossem tão repartidos, já que Angra é quem corre os riscos de sofrer danos em casos de acidentes ambientais. A Petrobrás justificou dizendo que o petróleo é patrimônio de todos os brasileiros e que todos deveriam ser beneficiados. Disse também ser possível que Angra e outras cidades fronteiriças aos poços do pré-sal sejam aquinhoadas com uma parcela diferenciada.

Outro ponto foi sobre os custos da extração nas camadas mais profundas. É necessário que os preços no mercado internacional estejam bastante elevados para que o nosso óleo seja vantajoso economicamente. Os poderosos sabem disso e podem controlar o mercado para nos manter fora da competição por um bom tempo.

Por quantos anos ainda teremos o petróleo como principal fonte de energia? Nos darão a oportunidade de tirarmos proveito do nosso óleo? Portanto, caros amigos, nada de ficarmos esperando por royaties caídos dos céus. Vamos trabalhar sério em busca de outras fontes de receita para o município.

8 comentários:

Anônimo disse...

Quero parabenizar o autor deste blog pela clareza da informação sobre a Audiência Pública do Pré-Sal. Penso que estamos iniciando um novo processo político em Angra dos Reis , onde os debates de grandes temas devam estar presentes e este , da audiência do Pré-Sal, há apenas três meses de gestão legislativa vem contribuir para um novo formato da política angrense, a Política Ética , da Transparência , compromissada com todos da cidade.
PARABÉNS Dr. ILSON PEIXOTO!!
Espero que os vereadores da base do governo estejam abertos para essa nova aprendizagem - um novo modelo de POLÍTICA: Política para todos e não clientelista , onde o emprego de UM é mais importante do que o emprego de todos, onde o asfaltamento da rua de UM é mais importante do que pensar a Política de desenvolvimento urbano... e assim em contraponto a essa Política Individual, surge um modelo sério, de forma a nos mobilizar em esperanças novamente.
Precisamos apoiar açoes desse nível , como o da audiência já citada , e ao mesmo tempo nos colocar dispostos a estar apoiando os vereadores que adotam essa prática para que estejam fortalecidos pelo povo, pois não deve ser simples lidar com o modelo atual de política existente em nossa cidade.

Novamente , parabenizo o Blog e em especial , através deste o Vereador Dr. Ilson Peixoto pela iniciativa.

Anônimo disse...

Caraca gente!
Aquele secretário Alexandre é um bosta mesmo!
Só pensava no dinheiro dos royoties mais nada.
Queria saber se a empresa qualifica os profissionais para trabalhar na área.Nem conhece o curso de pretróleo e gaz que temos aqui. Privado, mas temos.
Levou até um pessoal pra fazer a contabilidade dos royaties.
Safado!Só pensa em roubar nosso dinheiro!
Daqui à pouco tá cobrando a empresa suas obrigações sociais.
Afinal Angra é um município muito pobrezinho. Só arrecadou no ano de 2008 cerca de 500 milhões de reais.
Sobra dinheiro até pra alugar casa pra fazer escola.
Safado.

Anônimo disse...

D e triste só o papel subalterno do Vereador Cordeiro, o coitado ficou ´s balançando a cabeça e carregando cadeira para os '' velhinhos''

Anônimo disse...

Quem não tem competência não se estabelece. É a pura verdade.
Senti nojo ao ver aquele secretário fazendo perguntas burras e de 3º escalão.
Um homem que espancou um jovem acoado com mais 2 caras pra segurar a vítima subiu na tribuna pra representar o prefeito.
Vejo que esta cidade está muito mal representada.
Que vergonha! Que vergonha!
Angrense vê se aprende a votar.

Anônimo disse...

Como pode perceber pelos comentários, TAngra, a coisa não é bem assim como colocastes em sua postagem.A participação do governo municipal não se deu por completo, nem poderia né.....foi claro e notório que este governo não tem políticas estruturadas para ofertar aos nossos munícipes.Eles só querem os royalties, dinheiro fácil, caindo do céu.Não conseguem enxergar que as riquezas precisam advir do trabalho.Quanta pobreza de espírito.
O mercado que se abre neste momento é para os próximos anos promissor, capaz de absorver um potencial tamanho de mão de obra, gerando conhecimento, qualidade de vida, desenvolvimento entre outros bens.
Suinceramente não creio que conseguiremos uma inserção condizente neste mercado com pessoas desqualificadas e grosseiras representando o poder municipal.Pudemos perceber sem dúvidas que os nossos representantes até hoje não se deram ao trabalho de estudarem o assunto.Assim sendo precisaremos contar muito com a sorte e com a ajuda do papai do céu, senão......

Anônimo disse...

O secretario ateh que se interessou sobre a capacitaçao via Promind e de como as empresas que darao apoio ao presal que poderão buscar qualificação. Quanto ao Jose Antonio nao precisa de medo da poluiçao pois 'a 300 km a mesma nao chega ao continente embora seja poluição e ser evitada. O mesmo tem que se contentar com as instalaçoes existentes e buscar mais de onde Angra ja recebe e recebera mais impostos e roylaties

Anônimo disse...

Finalmente " POLITICA" com o "P" Maiúsculo.

Dr.Ilson, espero que o sr. continue assim.
Angra dos Reis, o Estado do Rio e o Brasil necessitam de politicos como o senhor!
Avante Dr.
Parabéns!

Anônimo disse...

esse texto tem um equívoco... não foi a petrobras que defendeu a divisão dos royalties.... foi o representante da associação dos engenheiros da estatal.