"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, dezembro 17

Audiência Pública da Pesca - Ata

Anônimo em 17/dez/2009 às 16:34 no post "Associação de Moradores da CMAR":

"A vereadora é uma vergonha para nosso município, e ainda quer ser deputada, só política eleitoreira e está usando recurso público para se promover. Coitados dos nossos pescadores, vão ficar reféns e a conta vai ser muito alta.

Que vergonha!

- A sessão se iniciou com a leitura da Bíblia. Considerando o preceito constitucional de separação de igreja e estado, mais instrutivo seria se iniciasse com a leitura da Constituição Federal, esta sim a verdadeira Bíblia das casas legislativas. Sem fazer qualquer juízo de valor quanto às crenças religiosas dos membros do legislativo, melhor fariam os senhores vereadores se antes de se dedicarem as escrituras se dessem ao trabalho de estudar pelo menos o Artigo 225 da Carta Magna. Alguma coisa me lembrou a passagem bíblica sobre os vendilhões do templo.

- O início da audiência foi marcado pela exibição de um vídeo com pretensões jornalísticas, que outra coisa não fazia senão jogar luzes sobre a presumida magnanimidade da vereadora. Além de se utilizar de informações equivocadas, depoimentos descontextualizados e imagens que por si só não diziam nada, ficou claro que o vídeo tinha o propósito imediato de arranhar a imagem do IBAMA, posto que, apesar das inúmeras acusações veiculadas pelo vídeo, não foi garantido neste o direito ao IBAMA de dar sua versão. Pior é saber que foi produzido com recursos públicos, veiculado numa emissora que é uma concessão pública, para produzir efeitos eleitoreiros a partir da difamação de um órgão público federal. Coisa para a justiça apreciar.

- Ao fundo do plenário da Câmara um servidor daquela casa, conhecido como Xodó, que inadvertidamente acabou tendo confessado ser o dono de um dos barcos presos, servia o microfone como um drink aos mais exaltados, aqueles que estavam lá para xingamentos e impropérios e negava, sem pestanejar a palavra para aqueles que tinham ponderações realmente importantes a fazer. Ali começava a ficar claro o propósito da audiência.

- Quando confrontados com a lei, aqueles que lá estavam para simplesmente agradar a platéia tiveram que recuar em suas promessas absurdas. O constrangimento dos convidados vindos de outras instituições, que lá estavam na expectativa de uma discussão serena, na qual pudessem dar sua contribuição, era visível. Mas indignação mesmo causou a vereadora, quando jogou para si todos os méritos dos avanços alcançados até agora no processo de regularização da frota pesqueira de Angra. Não tem conhecimento do assunto, lhe falta assessoramento técnico para tal e seu trânsito político é acanhado, paroquial.

- Não menos preocupante foram a ausência absoluta das assim chamadas ONGs. Ferozes na defesa da integridade da Baía da Ilha Grande quando se trata de grandes empreendimentos, sinalizaram com sua ausência o seu entendimento, ou falta deste, de que a pesca, atividade utilizadora de recursos naturais não está no rol de suas preocupações. Uma dissociação impensável para aqueles que conhecem o assunto.

- Por fim, chamou atenção que a única referência ao Terminal Pesqueiro de Angra se deu quanto à falta de licença ambiental para sua construção. Ninguém ousou dizer que o terminal não passa de uma ruína de concreto, adernada no mar, mal construída, condenada tecnicamente e que não resistiria a uma investigação rigorosa para apuração de responsabilidades no gasto de recursos públicos. Filho feio não tem pai mesmo.

De minha parte fica o compromisso já firmado com a sociedade de Angra dos Reis de garantir a todos a transparência e a verdade na defesa de um meio ambiente saudável equilibrado, direito inalienável das presentes e futuras gerações. E que para tanto, me incumbe o cargo que ocupo de me pautar pela lei e pela justiça, para além dos interesses políticos ou de classe."

TAngra:
Prezado Anônimo,

É exatamente isso - e apenas isso - que os cidadãos esperam de um servidor público: que se paute "pela lei e pela justiça, para além dos interesses políticos ou de classe". E isso vale muito mais para um legislador mas, infelizmente.....

Abraços, parabéns e obrigado pela Ata, sem ela nós não conseguiríamos.

Um comentário:

Anônimo disse...

O SR. MORELI REPRESENTANTE DO IBAMA, MOSTROU ATRAVÉS DESTAS PALAVRAS, QUE NÓS NESSA CIDADE ESTAMOS PERDENDO TEMPO EM OUVIR UMA VEREADORA SEM CARÁTER E DESPROVIDA DA IMPESSOALIDADE E HONESTIDADE, VEREADORA PRESA EM FRAGRANTE NO DIA DA ELEIÇÃO QUE FOI DE MANEIRA MISTERIOSA ABSOLVIDA, MUDANDO O DEPOIMENTO DOS POLICIAS QUE A PRENDERAM. o QUE SERÁ DE NOSSA CIDADE.


CIDADÃO ANGRENSE COM ORGULHO!!!!!!!