"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, dezembro 21

Moderação de Comentários

Quando resolve montar um Blog você dispõe de variadas opções para escolher: nome do Blog, motivo do plano de fundo, tipo e tamanho das letras, se as postagens sairão com data e/ou assinatura, entre muitas outras.

Uma opção importante diz respeito aos comentários. No nosso Blogspot do Google você pode escolher se permitirá ou não comentários e se os comentários são exclusivos para um grupo de leitores, ou se só permitirá os assinados ou se também aceitará os não identificados (Anônimos). Da mesma forma, você escolhe se o comentário será publicado automaticamente ou se dependerá da intervenção de alguém que o lerá antes de liberá-lo.

É tudo conforme a vontade do freguês. O Blog do Vereador Leandro, por exemplo, não aceita comentários (mas aceita e-mails). No lado oposto, lembro de uma entrevista quando Marcelo Tas, editor de um dos Blogs mais lidos da Internet, disse que o número de comentários recebidos cresceu a ponto de ser obrigado a não mais moderar os seus comentários. Você envia o comentário e ele é publicado imediatemente. Quem não gostar de algum que entre em contato para a retirada do comentário "mal visto". Sinal de civilização.

Nós aqui fazemos questão de ler e digerir todos os comentários que recebemos e, por mais que seja difícil, já houve dias de mais de 70, não abrimos mão disso. Compreendam, por favor, se seu comentário demorar a ser publicado. Também nunca, jamais, em tempo algum, nós deixamos de publicar qualquer comentário, nem que seja no nosso Blog de Comentários Censurados, para onde vão os que trazem qualquer palavrão (isso é uma frescura nossa desde a mais tenra infância) ou os que falem do "marido da manicure que saiu com a vizinha...", ou coisas assim. Fora isso, todos são publicados, salvo pedido em contrário

Foi nossa opção, mas respeitamos e compreendemos e apoiamos os que pensam diferente. Só não concordamos com os que se acham donos da verdade.

Muitas vezes recebemos comentários em que o leitor pede para que ele não seja publicado. São pedidos de informações ou denúncias, nas quais o leitor acha que pode ser identificado pelo assunto.

Outras vezes recebemos comentários que nós achamos que possa ser prejudicial a quem o enviou. Nesse caso, esperamos algum tempo para que o leitor se manifeste e suspenda a publicação. Ás vezes acontece, outras não.

Mas o caso é que foi nossa opção desde o início do Blog aceitar comentários e publicar todos eles (nem que fosse nos "Comentários Censurados"), anônimos, ou pseudônimos, ou não.

Ponto final.

Nenhum comentário: