"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, dezembro 11

A Qualidade dos Serviços de Enfermagem

Mulher Atuante em 10/dez/2009 às 19:21 no post "Está Difícil pra Todos...":
"Só para tornar claro o entendimento, em momento algum eu sugeri que o chefe de enfermagem fizesse denúncia ao COREN, embora conste no Código de Ética como uma obrigação deste profissional fazê-lo. Mas acontece que se há mesmo os casos citados pode ser que seja ele o responsável e mereça ser punido pelo Conselho.

Uma equipe de enfermagem deveria funcionar da seguinte forma nos hospitais:
  • Ao chefe, ou gerente de enfermagem cabe supervisionar, organizar e delegar as ações aos auxiliares e técnicos, além de executar certos precedimentos de maior complexidade. Para isso ele faz uma faculdade.
  • Aos auxiliares e técnicos, ainda de acordo com o grau de complexidade, cabe a assistência e cuidados aos pacientes, o que inclui orientação e esclarecimento sobre os cuidados e procedimentos, inclusive aos acompanhantes.

Caso alguém se sinta prejudicado em seu tratamento, esse alguém pode e deve solicitar ao Enfermeiro Chefe o registro do fato em livro que consta em todo hospital. E pode solicitar o número do Registro Profissional de quem cometeu a falta e fazer denúncia ao Conselho para que investigue e, se achar cabível, aplique a punição proporcional. Ou seja, da mesma maneira que denunciaria se fosse vítima de erro médico."

TAngra:

P.S. "A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente."

Um comentário:

Anônimo disse...

Por favor, digam a Susy - enfermagem, que costuma almoçar no Barítimo, que "Jaleco" é para ser usado em serviço! Não pode ir para um lugar público onde pessoas saudáveis vão se alimentar, com a vestimenta que deve ser "usada em Serviço", APENAS NO AMBIENTE DE SERVIÇO!Pressupõe-se que no abiente de trabalho ela lide com doentes, portanto RUA, RESTAURANTES, BANCO, Lojas... não são lugares para ela desfilar com seu "JALECO" por mais boradinho que seja!