Não sei se todos acompanham os problemas que os pescadores vêm sofrendo desde um bom tempo. Aqui predomina a pesca de interior de baía, barcos menores. Sempre houve peixe pra todos, até a chegada do "homem branco". Trouxeram grandes barcos, grandes redes, e o pescado minguou.
A bem da salvação da natureza criaram o "defeso" meses em que a pesca de algumas espécies é proibida. O pescado voltou, mas quem paga a maior conta, até hoje, é o pequeno pescador. Depois que muitos "morreram" de fome passaram a dar-lhes uma ajudinha de custo no "defeso" a título de esmola.
Aí o "homem branco" fez recentemente outra lei proibindo a pesca em determinadas áreas da baía e em torno da Ilha Grande, para preservar a fauna e a flora. Só esqueceram dos pescadores. Seus barcos não saem da baía e alguns não querem sair em barco nenhum. Dentro da baía não podem pescar. E agora?
Os pescadores dizem que são obrigados a pescar escondido para sobreviver. A lei do "homem branco" manda prender a embarcação de quem pesca escondido. Impasse!
A lei manda que o Ibama fiscalize e apreenda o barco e o Ibama cumpre sua obrigação. Os nossos legisladores, que deveriam trabalhar pela adaptação da lei às nossas especificidades, preferem ficar se aproveitando covardemente da situação, instigando os pescadores contra quem tem o dever de fazer cumprir a lei.
Isso é um resumo da ópera. Continua abaixo...
P.S. "Homem branco" é só um "relembre" do que aconteceu com nossos índios, os verdadeiros donos de toda essa terra, que foram despejados por nós, os verdadeiros destruidores de tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário