"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, março 14

Milionários Brasileiros Sem Vergonha...

... de Construir Suas Casas na Natureza Preservada


Luciano Huck só está seguindo os piores exemplos, criando a sua "praia particular". Leiam esta matéria do Bloomberg.com:

“Brazil’s Rich Show No Shame Building Homes in Nature Preserves

Nas espumantes águas verde-esmeralda do Atlântico, nas costa leste do Brasil, a Ilha Cavala é um paraíso tropical de vegetação exuberante, emoldurada por rochas gigantes. Também é onde o milionário Antonio Claudio Resende, fundador da maior empresa de locação de automóveis da América Latina (Localiza Rent a Car) tornou-se um grileiro. A partir de 2006, ele devastou a mata virgem, onde florescem bromélias silvestres, abrindo espaço para uma mansão de 1.752 metros quadrados, segundo o órgão estadual do meio ambiente do Rio de Janeiro. A casa - construída parcialmente subterrânea e escondida pela exuberante floresta circundante - só é visível por cima, de aeronaves.

Crime ambiental de Antonio Resende
Antonio Resende, 65, quebrou as regras que lhe deram o direito de ocupar a terra preservando a natureza, não para construir a enorme casa descoberta pelos juízes federais brasileiros. Ele vem lutando a mais de 4 anos contra ações civis e criminais, desafiando ordens judiciais para demolir a casa e partir. Resende está entre os milionários que passam férias e finais de semana em casas construídas violando as leis ambientais estaduais e federais num dos mais bonitos estados do Brasil, apontou um relatório do INEA de agosto de 2011.

Os invasores incluem o diretor de cinema Bruno Barreto, que destruiu terras preservadas na Ilha do Pico, na Baía de Paraty, segundo Promotores.

Outros, como a família que controla a gigante da construção Camargo Correa SA, receberam do governo permissão para construir pequenas casas numa reserva natural e, ao contrário, construíram monstruosidades à beira-mar.

Herdeiros de Roberto Marinho, criador do maior grupo de mídia da América do Sul, construíram casa de 1.300 m², heliponto e piscina em parte da Mata Atlântica costeira que, por lei, deveria ficar intocada por causa da sua ecologia.

Produtores de Hollywood escolheram uma mansão em estilo polinésio, no Saco de Mamanguá, para cenário romântico numa cena de sexo em "The Twilight Saga: Breaking Parte Amanhecer 1", o quarto filme da série de vampiros teen. A casa foi construída pelo posseiro milionário Icaro Fernandes, um executivo da indústria de distribuição de alimentos.

Por lei, todas as praias brasileira são públicas. Ricaços brasileiros fazem o que querem em terras que geralmente nem lhes pertencem, disse Eduardo Godoi, do escritórie em Paraty do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, que administra áreas protegidas pelo governo federal.
[...]
"Se eles não seguem as regras o governo pode revogar seu direito de ocupar a terra e ordená-los a demolir o que construíram", diz José Olímpio Augusto Morelli, analista ambiental que dirige o escritório do Ibama, órgão federal ambiental do Brasil, em Angra dos Reis.
[...]
Antonio Resende pagou 4,8 milhões de reais em novembro de 2005 para a AC Lobato Engenharia SA, uma empresa com sede em Angra dos Reis que anteriormente possuía o direito de ocupar a terra, de acordo com um inquérito policial federal.
[...]
Na Baía de Paraty, Ícaro Fernandes, proprietário da Rhino Participaçoes & Distribuidora, distribuidora de alimentos no atacado baseada em São Paulo, comprou um pedaço de 400.000 metros quadrados de terra, em 2003, na Praia da Costa, Saco do Mamanguá. A propriedade, na reserva ecológica da Juatinga, é protegida porque é o único fiorde tropical na América do Sul. O local é ladeado por montanhas cobertas de floresta praticamente intocada, onde vivem macacos, tamanduás e onças.
[...]
Os donos da Camargo Corrêa (CCIM3), maior conglomerado de construções do Brasil, também construíram em terreno preservado, diz Barros. A Agropecuária e Comercial Conquista Ltda e a Regimar Comercial SA são as donas da terra. Fernando de Arruda Botelho é o proprietário da Agropecuária. Ele é casado com a bilionária Rosana Camargo de Arruda Botelho. Regina de Camargo Pires Oliveira Dias, irmã Rosana, é a dona da Regimar.
[...]
José Olímpio Augusto Morelli diz sonhar com o dia em que os milionários brasileiros darão o exemplo de como fazer as coisas corretamente. Até então, ele diz, o dinheiro continuará a ser mais poderoso do que a lei.

Editores: Jonathan Neumann, Gail Roche
Repórter: Adriana Brasileiro

Leitura completa aqui (english version):
bloomberg.com

E aqui (google translator):
translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.bloomberg.com%2Fnews%2F2012-03-08%2Fbrazil-s-rich-build-homes-in-nature-preserves.html


PS. Que decepção, este Luciano Huck. Pensava que fosse um bom moço, me enganou muito tempo com aquele sorriso amarelo naquela boquinha, mas agora percebe-se que são todos farinha do mesmo saco. Se fosse um bom cidadão, de verdade, já teria retirado as boias e demolido os bangalôs que construiu sobre o mar que é de todos os brasileiros. E pediria desculpas a todos... Mas é só mais outro espertalhão que correu para driblar as leis.
PS2. Se o brasileiro fosse um povo sabedor de seus direitos, defensor do que é público, acabaria com essa pouca vergonha, invadiria essas áreas e as devolveria à natureza, colocaria no chão os chalés que Huck construiu sobre o mar e o expulsaria de Angra. Mas o mais provável é que corram atrás dele para pedir um autógrafo ou uma foto abraçados. Cada povo tem o governo que merece, essa é a verdade.


12 comentários:

Anônimo disse...

O mesmo aconteceu em Portogalo, me lembro que lá era um paraíso, isso até Xuxa e Airton Senna Chegarem lá. A promeira coisa que fizeram foi fechar a praia, colocar guarita e proibir o que faziamos todos os dias, passear na praia, pescar, se divertir, crecer e viver por lá. Hoje nem parece que um dia aquilo foi um paraíso onde crianças e adulto ficavam ao por do sol, onde todos igualmente usufruiam, foi só os bacanas chegarem que nós viramos nativos e escravos dos poderosos. E como diz o chapolim colorado, quem poderá nos defender? Ninguém. Desde aquela época onde descobriram o paraíso angrense o povo de Angra só serve para ser empregado e babão dos artistas, uma pena....

Anônimo disse...

Nessas horas tenho vergonha de ser brasileiro, poucas coisas se salvam em nosso pobre rico país. E quanto ao Luciano Huck já tinha lido uma história sobre o quadro " Lata Velha" , os primeiros mecânicos...já tinha perdido minha admiração depois que li essa história, ainda mais essa agora..e ainda quer vender camisetinha no programa em prol da natureza ...ah tá!!

DaRoça disse...

E tem mais: além da fotografia e do abraço, ainda vão lhe conceder o título de Cidadão Angrense.

E não precisa ir tão longe: o que é a "privatização" da praia do Leste, na Estrada do Contorno? Meia dúzia de gatos-pingados fecharam a servidão, já tem TAC acordada que prevê a (re)construção da dita cuja e até agora, nada.
Mas, o mais engraçado é ver a cara que os caseiros e empregados das tais casas fazem para os pobres mortais que conseguem chegar lá. Outra característica de Angra: os empregados dos ricaços acham que são os donos daquelas mansões. Essa é a verdadeira "voz do dono".

Anônimo disse...

O mais triste disto tudo é a realidade. Quando um pobre coitado de um posseiro ocupa um pequeno pedaço deste tipo de terra, constroi a sua casinha e inicia a sua roça e é descoberto, numa ação relampago a justiça e os órgãos de fiscalização do meio ambiente com velocidade fulminante tratam de desalojar o posseiro e destruir imediatamente a sua roça, com apoio de máquinas e força policial. No entanto, quando se trata de agir contra pessoas endinheiradas, a justiça se faz de cega, surda e muda, os órgãos de fiscalização ambiental se tornam lesmas na velocidade e a impunidade continua campeando solta pois este tipo de crime por aqui, compensa.
O Boca Maldita.

Anônimo disse...

Veja o que ta acontecendo com os antigos moradores de dois rios no Abraâo,moram a mais de 50 anos e estão sendo espulsos

resistência disse...

Fico pensando como as pessoas não se dão que na democracia burguesa o Estado está a serviço das classes dominantes (ou melhor, como disse Antônio Gramsci: “o Estado é a própria burguesia em plena atividade”), acho que as constatações marxistas a respeito da sociedade burguesa deveriam ser ensinadas desde a 5ª série.
Por sinal, democracia é o que nunca vai existir enquanto existir a burguesia! Tanto que se discute tudo na sociedade moderna; desde a união homossexual até a biogenética, menos a democracia real.

Anônimo disse...

Angra por falar nisso, sabe dizer as quantas andam os eventos passado?


http://www.youtube.com/watch?v=H6jit3FlLmI

Anônimo disse...

Eu tenho direito por herança de construir em um terreno que foi dos meus pais, tem escritura e tudo! Mas nem por direito posso construir por causa da burocracia. Posseiros do Abraão coitados estão desesperado o que é uma covardia com eles. Aí chega Luciano Hulk e sai sorrindo da Prefeitura de Angra como se dissesse "foi molinho, molinho, o cara se sentiu orgulhoso com minha presença". Basta ter dinheiro, fama que todos podem tudo aqui nesta droga de cidade. Eu quero e ver um politico capaz de lutar por nossa causa e não ser eleito e esquecer da gente... Mas continuo sonhando...

paulo H S disse...

infelizmente nos meros mortais nao podemos fazer nada, a nao ser; ver em quem votamos nas eleiçoes passadas e nao votarmos mais nesses, temos de renovar a CAMARA DE VEREADORES para ver se a nossa cituaçao muda tambem, pois com essa corja que esta lá, nem pençar em mudanças,temos de fazer igual a um time de futebol; quando um jogador nao esta rendendo, o treinador troca ele, assim devemos fazer com os politicos, só nós temos o poder de mudar as coisas, e temos a chance agora em 2012.

Anônimo disse...

CHEGA DE FIOTE, CHEGA DE JOSÉ ANTONIO, CHEGA DE RICARDO DUTRA, CHEGA DE AMILCAR.

Wilson Neves disse...

Reclamar das favelas construídas em costões e sobre vegetação nativa, na beira dos rios e da ocupação desordenada não só em Angra, mas em todo o nosso Estado, ninguém fala, né?
Bom é falar mal do rico, dá IBOPE, não querendo dizer, com isso, que estejam certos.
Quem está errado na verdade é o Poder Constituído, os órgãos de fiscalização e ambientais, que nada fazem para impedi-los (ricos e pobres).

Goréte disse...

Quando havia praias desertas ou "permitida a entrada" acampávamos em praticamente todas de Santo Antonio, Mangaratiba, à Angra. Sitio Bom ,São Brás ou Três Orelhas,Conceição de Jacareí, Guaratucaia e outras... mas chegou o povo do dinheiro e acabou.Agora só vemos a paisagem, permitida ao passármos pela Rio Santos