"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, março 22

Não haverá ampliação do TEBIG,

afirmou Carlos Minc na entrevista de hoje ao Talk Show.
(vejam no AngraNews)

E eu estou acompanhando os "calorosos" debates no Facebook condenando essa decisão, mas a grande maioria (não todos) dos que defendem a ampliação do Terminal da Petrobras na Baía da Ilha Grande são alguns políticos angrenses ou pessoas a eles ligadas. E sempre o mesmo discurso: - "Angra vai perder em arrecadação! Quem não quer o TEBIG não gosta de Angra, é um demônio, é jogada política".

Será que esses não se dão conta de que a arrecadação do município nada tem trazido de benefícios à população? A cidade vai muito mal, e cada vez pior. Péssimas escolas, serviços de saúde destruídos, saneamento zero, nem água potável temos mais. Só quem tira proveito - e que proveito! - dos milhões que Angra tem no orçamento são as empreiteiras sócias, as Locanty, Matos Teixeira, Vale Sul, Nutrimed, Viação Senhor do Bonfim... além dos políticos corruptos e das "pessoas ligadas a eles", é claro.

Gostaria de ouvir o que o povo tem a dizer - o povo, que sofrerá com o crescimento urbano-; ouvir os empresários do Turismo - que podem ser afetados negativamente pela expansão do TEBIG-; os ambientalistas - preocupados com a preservação do ecosistema... Pra mim chega de ouvir esses que estão preocupados apenas com dinheiro ignorando que "a régua antiga que media as vantagens e desvantagens já não serve!".

"Não basta dizer que este empreendimento é bem vindo na Baía da Ilha Grande porque gera emprego e renda, produz riqueza, aumenta a arrecadação de impostos em cascata. Tudo isso é muito bom, pode ser até o principal, mas já não é o suficiente" (André Trigueiro). Ecocídio. Ou ecosuicídio? Os que só pensam no dinheiro deveriam ver este vídeo para embasar com outros argumentos seus discursos, que têm sido apresentados apenas sob o enfoque arrecadação / política partidária / eleição 2012:



Mas duvido que eles vejam o vídeo. Dizem querer o TBIG por amor a Angra, mas será que conseguiriam defender suas posições com outros argumentos que não a busca por mais "dinheiro"? Ou estarão defendendo os interesses dos seus "patrocinadores"? Ou atestando sua ignorância sobre a abrangência do tema? Pergunto a eles: os senhores saberiam ao menos avaliar, monetariamente, quanto vale a Baía da Ilha Grande com seu ecosistema preservado?

9 comentários:

Anônimo disse...

VOCÊ ESTÁ DE SACANAGEM TA. OU ESTÁ COM MEDO DESSE ASSUNTO COLAR NA CONCEIÇÃO.

Amanda Hadama disse...

Esse vídeo é muito contundente. E seu texto também.
Os tempos são outros. A forma de pensar a economia e o desenvolvimento também mudaram.
Antes de pensar em novos empreendimentos, devemos estruturar o que temos.
A saúde, a educação, a infra-estrutura urbana e a cultura pedem socorro.
Como podemos pensar em crescer, se não conseguimos arrumar a casa no tamanho em que ela está?

Anônimo disse...

Acabem com o TEBIG e a cidade afunda de vez.
O Argolo já deu mole no caso do ICMS, papo mosca e Campos deitou e rolou encima da gente.
Agora dizer que Angra nãos e desenvolveu nesses útimos 15 anos é brincadeira.
A 10 anos atrás não existia ruas asfaltadas, creches, postos de saúde.
Aqui já temos educação em tempo integral, a grande verdade é que o TRANSPARENCIA ANGRA é um blog petista, apoiado e bancado com o dinheiro do Valerioduto.
Então para a turma do PT Angra quanto pior melhor.

Anônimo disse...

Enquanto o dinheiro público ficar nas mãos de pessoas sem quaisquer escrúpulos, na mão de pessoas que sequer tocaram uma "escolinha", na mão de uma pessoa que o máximo que sabia fazer era dirigir um Van estamos perdidos.
Não é acreditável que hoje quem manda na cidade é o proprietário de um restaurante falido no centro da cidade.
Um restaurante conhecido pela fama de Cassino e de outras coisitas mais.
Temos que fiscalizar mesmo, temos que deixar essas pessoas acuadas.

Anônimo disse...

Bastante modesto o primeiro comentário.

Anônimo disse...

parabéns pelo comentário mais lúcido q ouvi sobre esse assunto...é fácil levar esse papo para o lado apenas financeiro e dizer que quem é contra quer somente prejudicar a cidade...tem q ter uma discussão ampla com todas as partes envolvidas...vai aumentar a arrecadação e empregos??talvez...a quem vem interessar...infelizmente da forma q nossa cidade está sendo administrada nos deixa bastante desconfiados...e tem realmente q escutar o segmento turístico, pescadores, comerciantes, já q de uma forma ou outra todos sofrerão influências positivas ou negativas...abçs

Anônimo disse...

Basta ir ao TEBIG e ver que as estradas ainda não foram recuperadas, não há calçadas e nem fiscalização. Os ônibus da Bomfim andam a mil e não tem consideração com carros e motos. O que a Transpetro deu em contrapartidas? Mais um factóide para o povo digerir.

paulo H S disse...

AMANDA, infelizmente quem está no poder nao quer crecer o municipio,nem melhorá-lo, muito menos esta pençando em orgânizá-lo, esta pençando em ALMENTAR SEU LUCRO PESSOAL e se possível sózinho abocanhar o maior numero possivel de notinhas verdinhas,e a melhor parte disso tudo é que fo..... a populaçao e o ECOSISTEMA a floresta que se fo..., os moradores que se fo...., o importante é quanto vou ganhar nisso,todos os angrences estao vendo o que esta acontecendo no municipio, todos esta vendo como esta sendo GOVERNADO, nao digo só o prefeito nao, digo tambem spbre a câmara de vereadores, enfim; TODOS ESTAO COM AS MÃOS SUJAS,e nada é feito,vc acha que alguem está preocupado com o que pode acontecer ?? tirando NÓS meros plebeus, os REIS nao estao nem aí!! nada pode ser feito pra FREAR a GANÂNCIA POLITICA,nao existe "LEI" abaixo do equador,


PAREM PRA PENÇAR NO QUE ESTA ACONTECENDO DE CORRUPÇAO EM ANGRA DOS REIS, E VEJAM COM TODA A CINSERIDADE SE EXISTE SAIDA!!com certesa NAO EXISTE!!

Anônimo disse...

TA Angra. Você vai continuar com as denúncias indepentemente de quem ganhar as eleições? Seu trabalho é muito bom! Mais uma coisa: O que falta para o povo se manifestar e ir às ruas mostrando sua indignação? O que falta para o povo escolher corretamente seus representantes? Não é possível que a inclusão digital só sirva para distrair ainda mais o povo, as pessoas deveriam pesquisar mais sobre a corrupção que assola nossa cidade quando acessa a internet, não só redes sociais e sites de fofocas e afins.