Nós já falamos disso em diversos posts. Por exemplo no "Tarifas do Transporte Urbano":
"as manobras começam 'acalmando' a população com propagandas nas TVs e jornais locais sobre aquisições de alguns novos veículos e enaltecende a 'eficiência' da empresa. Em seguida acontece a greve dos motoristas. Logo depois chegam os reajustes. Todos os anos é a mesma coisa."
A empresa nem se dá ao trabalho de recalcular a tabela com o Índice de Passageiros por Km (IPK) que é apresentada à prefeitura na hora dos reajustes. Confira naquela mesma postagem: não há variação nos índices entre 2005 e 2009, salvo nas novas linhas e, misteriosamente, em 2007, onde houve queda do IPK nas linhas de maior movimento, o que deve ter justificado um aumento mais significativo nas passagens naquele ano (Setembro/2007 a Agosto/2008). Vou conferir depois. Alguém por acaso lembra quando foi a eleição?
Para que entendam melhor a jogada: quando o IPK aumenta significa que cresceu o número de passageiros numa linha, a rentabilidade subiu e a tarifa poderá ser reduzida. Se o IPK diminui (como em 2007) a linha perdeu rentabilidade e a Prefeitura deve autorizar um reajuste maior nas tarifas. Mas sobre essas tarifas nós ainda falaremos com mais detalhes depois.
O que interessa agora é que na minha opinião isso da greve dos motoristas sempre puxar o reajuste das passagens é coisa muito bem orquestrada, talvez(?) pelo próprio Sindicato dos Rodoviários, advogando para os dois lados, rodoviários e empresa. E o povo que se exploda! Quem será o maquiavélico infeliz que comanda esses sindicato?
P.S. A tabela com os Índices de Passageiros 2005-2009 também está em nosso site: transpangra.t35.com/contratos/ipk_2005_2009.htm
Um comentário:
GEnte veja os vereadores que votaram contra os mototaxis no blog dos mototaxis.
Coloque a foto desses bandidos no arquivo da polícia federal.
Socorro polícia!
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