"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, novembro 20

Só mesmo "Do Brasil", ...

... onde tudo pode!

O filme "Lula, o filho do Brasil" será estrategicamente lançado nos cinemas no início de 2010, ano eleitoral.

É um filme da família Luiz Carlos Barreto, o Barretão, que acaba de anunciar sua aposentadoria, "o filho do Brasil" foi sua última produção. Sua filha Paula Barreto co-produziu e Paulo Bareto, um dos filhos, dirigiu.

O filme é uma das mais caras produções do país. 18 empresas doaram R$10,8 milhões e abriram mão do direito de descontar o patrocínio no Imposto de Renda, previsto na Lei Rouanet.

Dessas 18 doadoras, 4 optaram por "doações ocultas", seus nomes não aparecem no filme, e pelo menos 8 delas também financiaram a campanha de Lula em 2006, contribuindo com 11,6 milhões, o que equivale a 15% do total arrecadado na campanha do PT (76,7 milhões). Em comparação, Geraldo Alckmin, o opositor de Lula, recebeu dessas empresas 900 mil para sua campanha. Elas também apoiaram diversos cadidatos a governador e ao Congresso, dos mais "sortidos" partidos.

Dentre essas patrocinadoras estão as construtoras OAS, Odebrecht e Camargo Corrêa, a francesa de energia elétrica GDF Suez, a Souza Cruz, Ambev, a Volkswagen, Hyundai, e até o Senai. Muitas delas tocam grandes obras financiadas pelo governo federal.

(*) fonte: globo.com

P.S. Lembro que na década de 70 essas empreiteiras eram construtoras modestas (lembrei do "seu" Sebastião Camargo ainda jovem, bem antes, dirigindo seu velho caminhão com entulhos de obras) até surgirem Itaipú, Tucuruí, Balbina, Samuel, Angra... A partir de então tornaram-se construtoras de porte interplanetário. Depois do filme talvez virem intergaláticas.

E não duvido, do jeito que Lula é "virado pra lua", que essa "superprodução" - que eu ainda não vi e ainda não gostei - acabe trazendo uns gatos, cachorros, ursos, leões ou palmas de ouro. Quem sabe até um oscarzinho de quebra?

Mas acho que Lula está dando um "tiro no pé" com o lançamento do filme agora em 2010. Não custava nada esperar o fim do mandato, em nome de um mínimo de ética. Vai ser muito criticado e não acredito que o filme traga qualquer vantagem ao candidato(a) a quem ele vier a apoiar.

P.S.2 Quem quiser ver o trailer: www.youtube.com/watch?v=zRUfdAI7u3g

4 comentários:

Mônica Lima disse...

Concordo. Já dá um pouco de "asco" essa campanha descarada antecipada. Se achava que Luizinácio tinha alguma coisa de bom, essa tentativa horrorosa de calar seus críticos, a imprensa, que sofre ataques impiedosos, típicos de ditadores de repúblicas bananeiras e, principalmente, endeusar sua figura momesca, esquecendo as grandes bobagens e besteirol que regurgita cotidianamente, esse filmeco caríssimo só vem, ao meu ver, desmascará-lo como psicopata e megalomaníaco que é.

Anônimo disse...

Olhem bem para a situação.
Votem no Serra que a Dilma já tem muito voto.rsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

O FILME SERÁ UM SUCESSO DE BILHETERIA. VENDERÁ COMO CHUCHU NA SERRA. E POR FALAR EM SERA BEM QUE A OPOSIÇÃO AO LULA PODERIA TAMBEM TER FEITO UM FILMEZINHO; ORA BOLAS; AO INVºES DE FICAR FALANDO. ATÉ ELES PAGARÃO PARA ASISTIR, HEHEHEHEHEEHEHEHEHEH
FIQUEI EMOCIONADO SÓ COM O TRAILER.

Anônimo disse...

Só fica uma pergunta.
O filme foi feito com doações de empreiteiras que são as principais beneficiadas pelo PAC ?
Ou seja verba pública indireta.
Os fiscais do Tuca, que se dizem preocupados com o dinheiro público, se preocupam na realidade com o dinheiro público de angra, o de Brasília não interessa, não é mesmo, pois é desviado pelo presidente Lula, e os petistas de plantão não se importam, afinal são arautos da hipocrisia.
Vide Mensalão, José Dirceu, Genuíno dinheiro na cueca, Castilho saindo correndo da Eletronuclear, Assessor da Conceição,Ìlson Peixoto e a admiministração da FEAM, Cordeiro e a pulada de cerca no Frade... é só buscar informação. Enfim, telhado de vidro para o PT. Atenção Tucanada é só atirar as pedras