"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, fevereiro 18

Verdade, Bondade e Utilidade

Resistência, 18/fev 10:14 em "O caso Ferraz":
"TAngra, esse pessoal que atua sem investigação deveria pelo menos utilizar “as 3 peneiras de Sócrates” para noticiarem fatos que desconhecem. Mas, infelizmente filosofia não é o forte desse pessoal, talvez por imposição de seus sacerdotes “poucos esclarecidos”.

Vocês não concordam?"

TAngra:
As 3 peneiras de Sócrates

"Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

— Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
— Espera — disse o sábio. Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
— Três peneiras? Que queres dizer?

— Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
— Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

— A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
— Devo confessar que não.

— A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
— Útil? Na verdade, não.

— Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti."

Agora vejamos as 3 peneiras no caso Ferraz-Draco x Ferraz-Angra:
  • A notícia era verdadeira?
  • Havia bondade na intenção?
  • Era útil saber-se quem é o pai da tal Juíza ou quem é a filha do tal Delegado?

Então, meus caros, se a informação não passava por nenhuma das peneiras do bom senso, qual seria a verdadeira razão para tamanho contrassenso? Como diria Fócrates (caso lesse alguns "noticiários" daqui): - É soda!

PS. Mas é melhor irmos em frente...

7 comentários:

Anônimo disse...

Não precisa falar mais nada. Perfeito.

Unknown disse...

verdade, bondade, e utilidade -são valores universais bastante subjetivos. O que é verdade pra um, pode não ser necessariamente para o outro -e assim por diante. Isto posto, pergunto: seriam verdades as considerações deste blog? Haveria "bondade" ao ensejar crimniosamente intenções que não cabem no contexto? E seria útil semear contendas e/ou desavenças onde não existem? Pois então, cada um faz a leitura política que quer. Mas, como conheço um pouco do jogo -sei exatamente o por quê, e onde se pretende chegar. E viva o pseudo anonimato. É o jogo!
ADELSON PIMENTA

Anônimo disse...

Eu já aplicaria outra fala: "Adelson, perdeste uma bela chance de ficar calado". Simples assim.

Anônimo disse...

Se o ADELSON não deve nada , porque este estardalhaço todo.

_Foi bom para ele ?
_Foi útil para ele ?
_É verdade para ´"ele"?

É o JOGO !!!rsrsrsrsrsrsrsrsrsr
Ele também deveria usar os 3 coadores.

Anônimo disse...

Este Adelson é um borra botas.Criou um blog onde tenta se utilizar de linguagem coloquial e erudita para impressionar a patuléia. Faz análises da conjuntura política desprovidas de bom senso e objetividade, procurando sempre que possível criar dificuldades para alguns para depois lhes vender facilidades. No início buscou passar a imagem de bom moço mas logo após tentou achacar a prefeitura do Fernando Beira-Mar para deixar de criticá-lo. fracasasado o golpe, decidiu se vender para a famigerada Virma Pobrema Presidiária. Agora desempregado, busca achar alguma "cortesia" para os seus bolsos e ainda se acha a altura para criticar o anonimato do TA. Nesta terra que virou faroeste, criticar verdadeiramente e se colocar na defesa dos interesses populares de fato, significa correr sérios riscos de vida, daí a necessidade do anonimato. O próprio Adelson em passado recente feriu alguma suscetibilidade e foi vítima de um atentado que por sorte apenas lhe assustou. Adelson, sinto muito mas a sua credibilidade atualmente é zero entre as pessoas esclarecidas de Angra dos Ries.

Anônimo disse...

Amigos, também não gosto do Adélson, mas não vamos perder o foco. O assunto desse post é a leviandade do TA. Molecagem com uma autoridade muita respeitada na cidade que já mostrou sua imparcialidade.
O que me espanta é como deixam esse bando de aloprados impunes.
Alô MP. Alô DRCI. Alô Juíza, não vão fazer nada?

Anônimo disse...

E o Jonatan,ninguém vai falar nada?
Ele agora está desancando o governo que falava bem até semana retrasada. A "merenda" não estar chegando. O blogueiro perdeu o resto de credibilidae que tinha, se é que ainda tinha alguma. E o pior é que se vende por qualquer punhado de lentilhas. E ainda quer ser vereador distribuindo acintosamente cestas básicas.
Jonatan é o famoso "Zé Merenda".