"Só para tornar claro o entendimento, em momento algum eu sugeri que o chefe de enfermagem fizesse denúncia ao COREN, embora conste no Código de Ética como uma obrigação deste profissional fazê-lo. Mas acontece que se há mesmo os casos citados pode ser que seja ele o responsável e mereça ser punido pelo Conselho.
Uma equipe de enfermagem deveria funcionar da seguinte forma nos hospitais:
- Ao chefe, ou gerente de enfermagem cabe supervisionar, organizar e delegar as ações aos auxiliares e técnicos, além de executar certos precedimentos de maior complexidade. Para isso ele faz uma faculdade.
- Aos auxiliares e técnicos, ainda de acordo com o grau de complexidade, cabe a assistência e cuidados aos pacientes, o que inclui orientação e esclarecimento sobre os cuidados e procedimentos, inclusive aos acompanhantes.
Caso alguém se sinta prejudicado em seu tratamento, esse alguém pode e deve solicitar ao Enfermeiro Chefe o registro do fato em livro que consta em todo hospital. E pode solicitar o número do Registro Profissional de quem cometeu a falta e fazer denúncia ao Conselho para que investigue e, se achar cabível, aplique a punição proporcional. Ou seja, da mesma maneira que denunciaria se fosse vítima de erro médico."
TAngra:
P.S. "A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente."
Um comentário:
Por favor, digam a Susy - enfermagem, que costuma almoçar no Barítimo, que "Jaleco" é para ser usado em serviço! Não pode ir para um lugar público onde pessoas saudáveis vão se alimentar, com a vestimenta que deve ser "usada em Serviço", APENAS NO AMBIENTE DE SERVIÇO!Pressupõe-se que no abiente de trabalho ela lide com doentes, portanto RUA, RESTAURANTES, BANCO, Lojas... não são lugares para ela desfilar com seu "JALECO" por mais boradinho que seja!
Postar um comentário