"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, janeiro 18

Amanhã: Reunião do Trade Turístico

Angra dos Reis, 17 de Janeiro de 2010.
Prezados Colegas do Trade,

Passados 17 longos dias das intempéries que tantos danos nos causaram, continuamos abandonados e entregues à própria sorte.

Assim é que:
  • Estamos sem clientes;
  • A estrada Rio Santos e os acessos aos nossos estabelecimentos que foram danificados estão recebendo apenas paliativos, ou nada foi feito;
  • Desconhecemos quaisquer planos ou atitudes das autoridades governamentais para efetivamente reverter os danos causados pela imprensa;
  • Desconhecemos qualquer proposta governamental para isentar o Trade Turístico de tributos, imposto etc;
  • Desconhecemos qualquer oferecimento Governamental para ressarcir o Trade Turístico dos prejuízos financeiros decorrente da falta de energia elétrica, telefonia e água, bem como dos lucros cessantes;
  • Etc, etc...

Tivemos esperança de reverter o triste quadro em que estamos vivendo quando, convocados pela TurisAngra no dia 07/01/2010, comparecemos a uma reunião no CEA-Centro de Estudos Ambientais. Um verdadeiro fiasco. Pior ainda, os representantes do Governo Municipal ali presentes, cheios de arrogância, eximiram-se de quaisquer responsabilidades e, de concreto, nada apresentaram. Mais uma vez perdemos nosso precioso tempo.

As nossas últimas esperanças exauriram-se por ocasião da reunião na TurisAngra no dia 15/01/10, que visava tratar do “Plano de Ações Emergenciais para Costa Verde”. Nela comparecemos, pois o nosso presidente havia sido convidado pela TurisRio, que ali se fez presente na pessoa de seu Presidente, Sr. Nilo Sérgio Félix, e de outros diretores, além da Secretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Sra. Márcia Lins, do representante da InvestTur e do Prefeito de Paraty, José Porto. O Vice Prefeito, Sr. Essiomar Gomes, e o Presidente da TurisAngra, Sr. Marcus Veníssius, nada acrescentaram e sempre insistiram que o Governo está fazendo a parte dele e que cabe o mesmo aos empresários, a exemplo do que já haviam feito na reunião do dia 07 (sete).

Apesar da TurisAngra ter informado que o nosso presidente deveria comparecer sozinho, ele decidiu se fazer acompanhar da Diretoria e de alguns Associados do Angra Convention que conseguimos contatar, apesar de não contarmos com tempo hábil, energia elétrica e telefone. O Presidente da TurisAngra, não conseguiu esconder seu descontentamento pela nossa presença na reunião, inclusive com as cobranças que foram feitas pelo nosso vice presidente, que impusemos que fizesse uso da palavra.

Devemos relembrar aos nossos companheiros que a TurisAngra planejou e realizou sem qualquer participação do Trade Turístico: o carnaval do ano passado; os mega eventos que seriam realizados nesse verão e muito menos dos seus cancelamentos.

Durante a citada reunião o Presidente da TurisAngra, Sr. Marcus Veníssius, informou que realizará o carnaval em todos os bairros, deixando transparecer que já tomou essa decisão. Consideramos que estas atitudes unilaterais não devem continuar a acontecer.

De concreto na reunião podemos citar:
  • A InvestTur ofereceu um financiamento de até R$50.000,00 (cinqüenta mil reais) com carência de 6 meses a 1 ano para pagar. De imediato repudiamos, pois consta que a Caixa Econômica Federal chega a oferecer aos seus clientes, rotineiramente, carência de 1 e de 4 anos para pagar, com juros semelhantes ou menores. O representante da InvestTur ficou de verificar e de informar;
  • A TurisRio e Secretaria de Turismo do Estado informaram que irão montar um plano de mídia e ações para tentar reverter a imagem negativa que no momento paira sobre a Costa Verde, principalmente sobre Angra, em particular Ilha Grande.

Estamos assistindo um verdadeiro absurdo. Ainda mais que os danos causados ao Município de Angra dos Reis - e em particular à Ilha Grande, foram pontuais e certamente inferiores a 10% do que já deveria estar previsto a acontecer, no caso de um acidente na EletroNuclear. Apesar disto é total a falta de coordenação nas ações empreendidas. Tudo vem sendo feito de improviso e cada membro do Governo fala o que bem entende. Devemos lembrar que as nossas dificuldades poderão ser crescentes em virtude de ainda estarmos no período de chuvas.

Considerando tudo que foi dito é fundamental que todos juntos tracemos um caminho a seguir e mostremos ao governo a nossa união e descontentamento com o que vem ocorrendo. Para tal, solicitamos que compareçam e se façam acompanhar do maior número de interessados na reunião conforme abaixo:

Data: dia 19, próxima terça-feira às 10:00h
Local: Shopping Pirata's - sala de reunião do 2º piso
Pauta: Conforme dito acima, tracemos um caminho a seguir.

Sua Presença é muito importante, contamos com a sua confirmação pelo fone (24) 3377-1514 ou angracvb@gmail.com

Atenciosamente,

A Diretoria
Angra dos Reis Convention & Visitors Bureau
Av. Ayrton Sena nº580, Praia do Anil
Angra dos Reis/RJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Manifesto a minha total solidariedade aos comerciantes angrenses e endosso toda e qualquer mobilização para vencer este momento de crise. Só alerto que, o governo de Angra, tendo à frente da Turisangra o tal Marco Vinícius, será não uma ajuda mas um entrevero para voces. Este caboclo foi síndico do Piratas.Perguntem o que ele fez por lá na sua gestão, em termos de desmandos e falcatruas. É um arrogante que se acha o tal e enquanto o povo sofria a tragédia ele tratava de distrair turistas Argentinos curtindo junto as mordomias do cargo. Verifiquem as posses deste cidadão na atualidade e vejam se as lojinhas que ele tem no centro e no piratas dão para isso. Este prefeito preencheu cargos importantes baseado na amizade e na política barata e rasteira de conchavos partidários e agora tem que governar com esta tropa de choque que aí está, sem caráter, sem experiência, sem competência e especialmente sem amor à Angra. Que Deus ajude a vocês. Vão precisar.