"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, janeiro 9

Sábado de Sol e Visitantes

Hoje a Estação Santa Luzia esteve lotada de visitantes para um belo dia de Passeios de Escuna.

Claro que ao chegarem viram os deslizamentos e se solidarizaram com os angrenses, mas vieram aqui conhecer as nossas ilhas. Sabem que lugar algum do mundo reúne tantas belezas naturais num pedaço de planeta tão pequeno.

Esses turistas vão chegar à noite no Rio falando maravilhas de Angra dos Reis, como sempre. É isso que importa, particularmente neste momento.

Bom passeio a todos!

P.S. Só temos que torcer para que ninguém faça xixi numa encosta qualquer dessa famigerada Angra/Rio, causando novos desabamentos e ilhando esses turistas sine die. Esperamos que os responsáveis pela via, seja lá quem forem esses irresponsáveis, façam finalmente a sua parte.

11 comentários:

Anônimo disse...

Estamos todos assustados com o bombardeio de notícias preoculpantes, a população está toda apreensiva e não sabe o que fazer. Tenho pensado muito em toda essa situação e gostaria de passar algumas conclusões:

1- O governador esteve aqui em Angra e politicamente disse " temos que tirar toda população da área de risco em Angra", no Rio quantas casas foram demolidas em área de risco, com crteza muito m,enos que vocês imaginam.
2- O povo de Angra que mora nos morros, tem tido poucas informações da autoridades, e ficam a mercê dos aproveitadores que aproveitam a desgraças dos outros, para saquearem o pouco que ainda resta.
3- Será que antes de demolirmos todas essas casas , não seria mais rudente fazer um planejamento com mais calma, dando solução de moradia para essas 500 famílias.
4- È muito fácil de dentro de um helicóptero apontar ao nossos defeitos e não pensar no problema maior de nosso povo, e apenas na elição que está chegando.

PENSEM EM TODAS ESSAS INDAGAÇÕES , E VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA CIDADE MELHOR , SEM A POLITICAGEM E DEFENDENDO EM PRIMEIRO LUGAR AS PESSOAS QUE MAIS PRECISAM.

Anônimo disse...

o prefeito falou que foi mais do que 500 mm.


Chuva em Angra na virada foi a maior dos últimos 10 anos, dizem meteorologistas

Dados do Inmet revelam que choveu 142 mm entre dias 31 e 1º.
Geólogo diz que qualquer chuva acima de 70 mm sinaliza perigo.

Marília Juste Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

* A-
* A+

Ampliar Foto Foto: Patrícia Kappen / G1 Foto: Patrícia Kappen / G1
Escavadeira trabalha no local do deslizamento em Angra dos Reis. (Foto: Patrícia Kappen / G1)

A chuva que atingiu Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, nas últimas 12 horas do dia 31 de dezembro e nas primeiras 12 horas do dia 1º de janeiro foi o maior volume de água em 24 horas dos últimos dez anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram 142,9 mm de água – um valor normalmente registrado em todo um mês.


Nessas condições, segundo o geólogo José Tadeu Tommaselli, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mesmo um morro totalmente preservado e sem impacto humano nenhum correria risco de avalanches de terra.



“Qualquer chuva acima de 70 mm é um indicador de problemas. E choveu muito mais que 70 mm”, explica o cientista.


No primeiro dia do ano, as chuvas na cidade causaram o deslizamento de dois morros, um em Ilha Grande e outro na parte continental de Angra. Ao todo, 52 pessoas morreram. Uma ainda está desaparecida.


Antes da chuva da virada, os maiores valores registrados pelo Inmet em 24 horas na região nos últimos dez anos foram de 129,3 mm em 9 de dezembro de 2002 e 117,5 mm em 25 de outubro de 2003. A maior chuva em um dia da história de Angra ocorreu na década de 1960: 191,4 mm em 22 de dezembro de 1965.


A causa de tanta água, de acordo com o meteorologista Fabrício Daniel dos Santos Silva, foi a formação que levou para a região do litoral do Rio de Janeiro massas de ar mais úmidas, que combinam tanto nuvens que causam precipitações intensas como aquelas que geram chuvas mais fracas, mas mais duradouras.

Anônimo disse...

Prefeito de Itaguaí aguarda citação da Justiça

O prefeito Charlinho, de Itaguaí, está apenas a citação oficial da Justiça sobre a decisão de quinta-feira, 7, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que cassou seu mandato. Segundo a assessoria do prefeito, Carlinho está ciente da decisão, tranquilo, e solicitou aos seus advogados que esperem que ela seja oficializada para entrar com recursos juntos ao tribunal regional e ou nas instâncias superiores.

O TRE-RJ entendeu, por unanimidade, que o fato de o Tribunal de Contas da União ter rejeitado as contas de sua gestão quando comandava a Prefeitura de Mangaratiba era suficiente para indeferir o seu registro e, como já tomou posse no cargo de prefeito de Itaguaí, cassar o seu mandato. Porém, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. Carlinho foi eleito com 90,8% dos votos.

Anônimo disse...

Comentário
Tragédia de Angra - Cabral tem razão


Tuca, prefeito de Angra



Sem essa de que a chuva foi a principal razão dos deslizamentos de terras que mataram 50 pessoas em Angra dos Reis.

Socorro-me do governador Sérgio Cabral. Ele disse que aquela foi uma tragédia anunciada.

Por que? Cabral não explicou direito. Mencionou que "não se pode brincar com o solo". E que "não se pode ter construção perto de montanha e de espalho d´água". Em Angra tem de sobra.

Sinto-me tentado a seguir o exemplo de um antigo e sagaz repórter do Diário de Pernambuco.

Nos anos 60 houve um incêndio no Recife que os bombeiros não conseguiram debelar. Apagou-se sozinho.

O repórter tentou, sem sucesso, entrevistar o chefe dos bombeiros. De volta ao jornal, escreveu:

- O chefe dos bombeiros não quis dizer nada. Mas pelo seu semblante dava para notar que ele estava irritado com a pouca água dos hidrantes, com a falta de escadas para atingir grandes alturas...", e por aí foi.

O que Cabral quis dizer quando chamou de "anunciada" a tragédia de Angra?

"Anunciada" virou um cacoete de linguagem desde que o colombiano Gabriel García Márquez publicou "Crônica de uma Morte Anunciada", uma novela.

Por "anunciada", deve-se entender "previsível".

Como sempre chove forte nesta época no Rio, e como o volume da chuva não bateu nenhum recorde, imagino dado ao semblante exibido na ocasião por Cabral que ele quis livrar a chuva da condição de única culpada pelo que aconteceu.

(Vejam que caminho com excesso de cuidado pela vereda que o repórter do Diário de Pernambuco inaugurou.)

"

Anônimo disse...

A tragédia de Angra só pode ser classificada de "previsível" ou de "anunciada" se levarmos em conta a combinação mortal de chuva forte com habitações plantadas em locais inseguros.

Não lhes parece uma conclusão óbvia? Estamos, pois, de acordo?

Nesse caso cabem várias perguntas.

A prefeitura de Angra nunca avaliou que estava pronto o cenário para uma tragédia?

Nunca alertou a respeito o governo do Estado?

Por sua vez nenhum órgão do governo estadual se tocou para o que estava por vir?

Tuca Jordão (PMDB), atual prefeito de Angra, não pode fingir que não sabia. É sobrinho do prefeito anterior que governou Angra durante oito anos. Trabalhou com ele. Preparou-se para sucedê-lo.

Transcrevo do site da prefeitura um resumo do seu currículo:

* Tuca Jordão é engenheiro civil. Nascido e criado em Angra, começou sua vida pública em 2002 como engenheiro de projetos. Logo depois assumiu a subsecretaria de Obras e Serviços Públicos, quando reestruturou todas as regiões administrativas e criou as subprefeituras, levando cidadania para quem mora longe do Centro.

* Em 2005, Tuca assumiu a Secretaria de Habitação e realizou o sonho da casa própria de milhares de pessoas, com destaque para o primeiro condomínio vertical da cidade. Ele também implantou o maior projeto de regularização fundiária da história de Angra, que garante o direito à terra e à moradia de milhares de famílias.

* Em 2007, Tuca participou da fusão das secretarias de Habitação e Serviços Públicos - que incorporou ainda as quatro subprefeituras -, mostrando toda sua experiência técnica e administrativa. Mas o desafio maior veio em 2008 quando Tuca acumulou a responsabilidade pela Secretaria de Obras, dando maior agilidade aos projetos e realizações no Município.

É impossível acreditar que um homem com tal experiência desconhecesse o perigo que rondava seus governados.

Aqui não se discute se Tuca é um político honesto ou venal, sensível à cobrança de propinas para facilitar construções irregulares.

Sequer precisa ser venal. Um mês depois de eleito, os vereadores de Angra reajustaram seu salário em 39%. E Tuca passou a ganhar R$ 23 mil - quase o dobro do que ganhava o prefeito de São Paulo.

É fato que Tuca está sendo processado - mas por outro motivo. Beneficiou-se, segundo a acusação, do transporte gratuito de barco entre Provetá (Ilha Grande) e Angra dos Reis oferecido pelo tio-prefeito à população. Em troca, moradores de Provetá e de Angra votaram nele.

Descarte-se a hipótese de Tuca e Cabral serem desafetos. E de que isso tenha dificultado o entendimento entre os dois. Não são. Pertencem ao mesmo partido - o PMDB. Dão-se muito bem.

Em junho último, Cabral baixou um decreto que afrouxou as regras para construções em áreas de preservação ambiental de Angra dos Reis e de suas ilhas.

Os ambientalistas de Angra e do Estado subiram nas tamancas. Tuca não subiu.

Dedução óbvia: o prefeito avaliza o decreto de Cabral que está sendo contestado na Justiça.

Digo aos apressadinhos que a recente tragédia de Angra nada teve a ver com o decreto.

Futuras tragédias, se o decreto não for revogado, essas, sim, poderão carregar a indelével impressão digital de Cabral.

A tragédia que ainda se chora é uma obra coletiva dos governos passados em todos os níveis, mas também dos atuais.

Se Cabral anunciou que há 3 mil construções irregulares em Angra, e também que para desapropriá-las o "Orçamento não é problema", por que não agiu antes de modo a evitar a consumação de uma "tragédia anunciada"?

Só agora descobriu as construções irregulares?

Só agora descobriu que o "Orçamento não é problema?"

Anônimo disse...

É claro que a Tragédia não foi por causa do maldito decreto 41.921. O povo não é burro, não.
A tragédia oi por causa da negligência em não ser do conhecimento do governo nosso Plano Diretor, que foi criado em1991.
Todos os governos após a criação da nossa Legislação ambiental, são culpados.
Em 2007 abriu-se processo contra a venda de licenças ambientais.
Quem era o prefeito? O Eterno.
Agora vem o Governador achando que a gente é burro.
O maldito decreto 41.921 só pioraria a situação daqui pra frente, pois é crime ambiental degadar áreas ambientais, quanto mais construir em área degradada. Burro é o Governador!

Anônimo disse...

Se for para apontar o dedo para supostos responsáveis!! pois na minha opinião todos são culpados!!
mais se for para fazer isso, me respondam!! antes de 1988, começo dos 12 anos do governo PT em Angra dos Reis!! quantas Sapinhatubas existiam, O camorim pequeno existia? os moradores do Morro do Bullé existiam? o Belém, o Pró morar? Quantos e quais pousadas e hoteis foram feitas em sua gestão? e Mansões e casas em beiras de encostas nos morros do centro? e por ai vai!! não venho atrvês desta querer incriminar ninguem!!, pois não sou irresponsavel e covarde para fazer esse papel!! o erro existiu e somos todos culpados de certa forma!! concordo que temos que investigar a fiscalização municipal, estadual e se tiver a federal e saber o porque que em alguns casos foram omissos ou pior receberam proprinas para aprovar, pois não somos cegos para não ver varios funcionários da prefeitura que no passar dos anos vivem que nem marajas, como por exemplo o casal Ferreti!!!!!!!!!! que diga de passagem com sua mansão em areá de proteção ambiental e de risco!!

Anônimo disse...

Foram 142,9 mm de agua de chuva e não 500,0 mm como foi informado pelo nosso Prefeito ( porque contar sempre mentiras?? virou costume!!!)

Anônimo disse...

sei que era cota 120 na epoca, mas e agora...? e outra coisa,quem fez os muros de contençoes em Angra...
Fala serio.. esta provado que o nosso japones e melhor que o deles!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 22:17,

Não foi mentira. O pluviômetro dele superfatura nas medições. Só pode ser isso.

Abraços.

Anônimo disse...

Como já dizia o Chaves (Personagem Mexicano):
- Quanta Burrice!!!
Não se pode nem rir, só chorar!!