"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, janeiro 8

Opinião Corajosa

Talita, 8/jan/2010 às 17:23 em "Boato que escutei:":
"Senhor Transparência, boa tarde!

Lamento por tudo que aconteceu com Angra e parabenizo o prefeito Tuca até agora pelos imediatos trabalhos. Porém, discordo totalmente da sua atual posição: ele quer deixar a cidade de luto eterno. Suspendeu todos os eventos e cogita, inclusive, a possibilidade de não fazer o Carnaval.

Nas ruas, o que se escuta é que o prefeito fará um Carnaval sensacional. Na verdade, este é o desejo da população que não vê a hora de esquecer esta tragédia. Respeito pelos que se foram, mas a vida precisa correr.

Agora imagina quando o povo descobrir que não teremos a maior festa popular do País?!

Nossa cidade é turística. Estamos no verão. E não podemos expulsar os turistas e nem mesmo acabar de enterrar a estima da população.

Façamos uma campanha!

Mas não podemos permitir que o Tuca enterre Angra de vez. Quem irá jogar a cal? Eu não irei...

Abraços e Feliz 2010!

PS: vamos fazer uma enquete."

TAngra:
Prezada Talita,

Você (chame-nos de "você" também) é uma mulher de muita coragem. Corajosa como a maioria. E me parece que você também é uma pessoa jovem e todos sempre têm muito a aprender com os jovens.

Confesso que sou da mesma opinião que você, a diferença é que não tivemos aqui no Transparência Angra a mesma coragem para abordarmos o assunto. Não estávamos suficientemente certos de que seria adequado, mas acho que você está correta sim.

Angra é uma cidade de veraneio com "pretensões" de ser turística. Que imagem os milhares de visitantes que aqui estavam levaram da cidade neste final de ano? Muitos vieram para a Procissão Marítima, por exemplo. Vamos nos colocar no lugar de alguns deles:

-"Poxa vida, mais uma vez as chuvas! Mais desabamentos, mortes, é lamentável e triste. Mas e eu, que me preparei o ano todo para vir conhecer Angra, tive despesas de viagem, paguei hospedagem, comprei esses carríssimos ingressos para a Procissão Marítima? Agora simplesmente me dizem: 'Acabou a festa. Nossos concidadãos perderam a vida nessa tragédia e estamos de luto. Compreendam e até uma próxima!'".

Na Prefeitura também há os que pensam como você. A TurisAngra, por exemplo, proporcionou altas mordomias para o grupo de argentinos que estavam hospedados aqui. Passeios grátis de escuna, foram buscá-los de ônibus no hotel para um passeio no shopping (dizem que foi aquele ônibus que atrasou no dia do enterro), tudo para que eles não fossem muito afetados pelo clima de consternação e tragédia da cidade. Pena que só se preocuparam com aquele grupo, mas isso foi por razões que é melhor deixarmos pra lá...

No caso da Procissão, confesso que tomaria a mesma decisão de Tuca, cancelando-a, mesmo que me arrependesse depois de pensar um pouco melhor. Não houve tempo para pensar, mas e quanto às próximas festas, Carnaval principalmente? Qual seria a decisão correta?

Por que não ouvirmos outras opiniões?

Não podemos esquecer dos que vivem do turismo, empresários e trabalhadores, e que só têm esses 3 meses de movimento. Como sobreviverão o resto do ano? E o desemprego que viria só aumentaria as desgraças. Já pensaram no pessoal que trabalha com turismo no Bananal e que não foi afetado diretamente pelo desabamento? Temos que pensar nesses, também.

Quanto à enquete, quem é bom nisso é o Tupinamblog, vamos sugerir isso ao Rodney. Mas quem quiser adiantar sua opinião aqui, via comentário, será bem-vindo, claro.

Talita, admiro muito você.

Grande abraço e feliz ano pra você também!

30 comentários:

Anônimo disse...

Que vaselina, não? Não diz nem que sim, nem que não, muito pelo contrário...

Anônimo disse...

TANGRA, CONCORDO QUE TENHAMOS O CARNAVAL, POREM QUAL SERA A ANIMAÇÃO DOS BLOCOS DA ALEGRIA, EX: JAQUEIRA - MARITSAMBA - CARIOCA - REIZINHO,( TODOS BLOCOS DOS MORROS AFETADOS ) COM TODO RESPEITO A OPINIÃO DE VÇS MAIS SOMENTE UM PEQUENO GRUPO VAI COMEMORAR NESSE CARNAVAL O BLOCO DO$$$$$$$$ OBUTRES DO $$$$$$$$$$$ PUBLICO .

SANTO ANTONIO .

PS. MANDEI OUTRA CHARGE MUITO BOA!, SOMENTE PARA OS PILANTRAS, PORQUE PARA OS MORADORES SERÁ UM GRANDE TORMENTO E SUSTO .

Anônimo disse...

Já pessou? E os turistas ilhados no Carnaval, só porque vcquer curtir???
Sou a favor de festas sim, mas primeiro, precisamos fazer um desvio na estrada em lugares críticos, assim como na Sapinhatuba III e planos de emergências em caso de isolamentos na Vila Velha, Enseada, etc.
No dia dsa tragédia, meu filhop teve de pagar 10,00 para vir de barco até a Verolme. E se ele não tivesse dinheiro. Não havia ninguém até às 15 h do dia 1° para fazer o transporte das pessoas para que voltassem aos seus bairros.
ó pessam em Turismo de luxo. O povo que se dane.
Não adianta o Tuca subir morro agora que já desmoronou. Ele devia fazer política de ocupação do solo antes de acontecer. Um incopetente.

Anônimo disse...

Concordo com a Talita. A cidade precisa se reerguer. Chega de cheiro de defuntos. Com todo respeito.

Anônimo disse...

Angra não pode parar.
Imagina se morressem essas pessoas no Rio? A Cidade Maravilhosa pararia suas ações? A vida continua!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O TUCA QUER PARAR ANGRA, CLARO.
ASSIM NÃO GASTA DINHEIRO.
E CAPTA RECURSOS PARA SEU BOLSO.
OBVIO!!!!!!!!!!!

SERÁ UM TIRO NO PÉ SE ELE DEIXAR DE FAZER O CARNAVAL.

TALITA TO DENTRO CONTIGO!

Anônimo disse...

TANGRA, O QUE E PIOR UM POLITICO QUE NÓS JÁ SABEMOS QUE NÃO VALE NADA DOANDO KIT'S SOBREVIVENCIA EM TROCA DE VOTOS, OU, MORADORES QUE NÃO ESTÃO EM ESTADO DE NECESSIDADE RECEBEREM OS KIT'S EM TROCA DE VOTOS FUTUROS, E SÃO TUDO FARINHA DO MESMO $$$$$$ACO .

CAIXA D'ÁGUA .

Anônimo disse...

Sou dona de pousada e tenho certeza que amargarei um prejuízo alto. O Venissius pede para turistas virem para Angra e o Tuca diz que não fará Carnaval. Que contradição.
Este Tuca é uma farsa!!!
Se já estava ruim antes com a lamaçal, sem o Carnaval então...
Adeus turismo!!!!!!

Anônimo disse...

tão falando serio????? naum teremos carnaval em angra?????????????????????

Anônimo disse...

NÃO TEREMOS CARNAVAL? O QUE O TUCA ESTÁ PENSANDO NA VIDA?

Anônimo disse...

TALITA CONCORDO COM VC.
EH DESTA FORMA QUE TUCA QUER ELEGER FERNANDO JORDÃO?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Acho que a vida continua, as pessoas perderam suas casas e se não mudar o pensamento, vão perder os empregos, pois a economia de angra, grande parte vem do turismo!!

Anônimo disse...

Há muitos anos, Blumenal foi devastada por chuvas e ficou numa situação pior que hoje vivemos.
Como necessitam muito do turismo criaram a OKTOBERFEST para chamarem o turista de volta para cidade, mostrado que ela não acabou, que o povo ainda estava alí, fazendo udo igual.
Hoje passados tantas décadas com o sucesso que ela representa, afiramos com certeza que eles estavam certos, nem por isso choraram menos seus mortos.
Se não tivermos turismo muitos de nossos trabalhadores (não tem CCs) poderão perder empregos, prque as empresas precisam ter receita para pagar suas ddespesas. Nem que fossem parentes do dono do hotel...
Agora... Blumenau foi colonizada por alemães e não por ......

Anônimo disse...

Bem eu pela primeira vez concordo com o prefeito gordinho xD.
Acho que não temos que ter Carnaval ,apesar da cidade ter uma economia voltada para o turismo.Meu a cidade ta toda destruida temos que arrumar isso primeiro.
Outra temos que lembrar que quem mora na cidade é a gente e não os turistas.
Alias foi o proprio Tuca e o vinicius que pediram para os turistas saissem de Angra quando tudo caiu.
Vou procurar o jornal que colocou isso como manchete e scanear e mandar para o TAngra.
Não esquecendo temos que criar outra economia para está cidade e não so depender do turismo.

Anônimo disse...

Acho que o pvo tem mesmo é que se "F".
Ou não foi parentes de vcs que morreu, ou são ignorantes mesmo.
Morreram famílias inteiras por causa de incopetência administrativa. E, ao invés do povo está se organizando para revindicar segurança, moradia, uma política honesta, quer CARNAVAL.
Tomara que tenha carnaval e chova bastante....Aí ninguém reclama não, tá. Pula na chuva e nos barrancos caindo. E sorria para as fotos...

Anônimo disse...

Isso é hora das pessoas se organizarem e ir bater panela na porta da prefeitura.
Vai fazer batuque na porta do prefeito, povo acomodado.
Ao invés de estar pensando em soltar a perereca no carnaval, pense nos que estão sem lar, sem lugar prá morar e sem solução.
Cada um tem o que merece.
Nosso povo precisa parar de pensar em festas e pedir solução imediata.
Não será um carnaval que salvará Angra de mais um desastre.
Quer curtir? Solta a franga, querida...Não foi com vc que aconteceu de perder família, casa...etc...

Anônimo disse...

TANGRA, TEREMOS OU NÃO CARNAVAL?

Anônimo disse...

fora tuca!

Anônimo disse...

Esse boato é verdadeiro? Em Angra tem muita gente falando que o governo não fará Carnaval.

O Tuca fará essa atrocidade mesmo?

Espero que não passe de um boato.

Anônimo disse...

O RODNEY ESTAH FAZENDO A ENQUETE "ANGRA DEVE TER CARNAVAL?"

TANGRA DAH UMA MORAL!

BEIJOS

Anônimo disse...

e não adianta querer fazer carnvalzinho, não! ou sai do luto ou permanece, porrrr...caria!

Urbanixta disse...

Desculpe-me, mas numa coisa tenho que concordar absolutamente com a atitude tomada de se cancelar os festejos de início de ano até o aniversário da cidade, principalmente a Procissão Marítima que seria no dia da tragédia. Não havia a menor condição de haver uma festa daquelas, o que se devia era respeito a todos nós moradores que nos encontrávamos consternados com tudo o que ocorreu. Devemos sim pensar nos turistas, é lógico, afinal a cidade depende deles, mas antes deles devemos pensar em nós moradores. Eu consideraria uma tramenda falta de respeito a mim haver uma festa daquelas enquanto chorávamos a perda de amigos.

Anônimo disse...

Mas, afinal, teremos ou não Carnaval?

Jupira disse...

Querem cancelar com tudo. Porque não aproveitam e cancelam as eleições que elegeram este canalha?

Anônimo disse...

Gente, trabalho na TurisAngra e nunca foi cogitado não se fazer o carnaval.

Que vergonha. As pessoas mal foram enterradas e continuam com essa campanha baixa, escrota ...

Triste. Angra não merece vocês.

TAngra disse...

Prezado Urbanixta,

Não há de que se desculpar, pois concordamos com você.

Só achamos por bem colocarmos o que poderia ser a visão do turista que nos visitava. E é bom frisar que muitos turistas se ofereceram e colaboraram na ajuda às vítimas.

E sobre o Carnaval, você já deu sua opinião lá no Tupinamblog?

Abraços.

TAngra.

Anônimo disse...

MAS EH CLARO QUE TEMOS QUE TER CARNAVAL!

QUE PENSAMENTO HIPOCRITA QUEM PENSA AO CONTRARIO!

Anônimo disse...

vOCÊS FALAM QUE TEM MUITOS MAORADORES DE ANGRA QUE TRABALHAM COM TURISMO.
eNTÃO FAÇO UMA PROPOSTA: fAÇAM UM LEVANTAMENTO PARA VER QUANTOS HOTEIS , POUSADAS, RESORTS, ETC FUNCIONANDO EM aNGRA E QUANTOS EMPREGUAM ANGRENSES E O QUANTO EMPREGAM DE FORA, PRINCIPALMENTE SP.
pRESTA ATENÇÃO SÓ QUEM SE DÁ BEM SÃO OS HOTÉIS E O COMÉRCIO.
NÃO INVESTEM NA QUALIFICAÇ~~AO DE MÃO DE OBRA LOCAL E NÃO INVESTE NOS MORROS.
PELO CONTRÁRIO, NAS ILHAS OS PRATOS SÃO UM ABSURDO DE CAROS E É PARA MUITO POUCOS PREVILEGIADOS É QUE PODEM.
aS AGÊNCIAS QUE TRAZEM TURISTA PARA PASSEAR, JÁ VEM COM GUIA, CINEGRAFISTA, TUDO PREPARADO.
a tUISANGRA PROMOVE UM CURSO DE INGL^^es e Espanhol mas dificulta para pesoas físicas.
Quero ver quem é que ganha realmente com o Carnaval???
Agora é hora de olhar para os problemas que estão aí para resolver.
Quem perdeu tudo, conta com nosso empenho.

Anônimo disse...

Paro o Anônimo que falou que se fosse no Rio o Carnaval não pararia.
Claro que não. É mt dinheiro que rola. Nas comunidades são poucos que ganham um empreguinho temporário de Carnaval, as Raínhas compram seu cargo (só quem pode$$), são caros os ingressos e tudo é vendido, só ponografia, e o quesobra de cultura, é muito pouco em relação ao que se perde.
As brasileiras são qualificadas de piranha na europa, o carioca é visto com o ser mais malandro e vagabundo que se tem no resto do mundo...
Só se perde na festa da carne: Carnaval...

Anônimo disse...

Se nao tivermos carnaval.....ai Angra vai morrer mesmo....