"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, janeiro 11

Deslizamento aos 75mm de chuva

Soares, Elenir Pereira
Caracterização da precipitação na região de Angra dos Reis
e a sua relação com a ocorrência de deslizamentos de encostas.

(COPPE/UFRJ, M.Sc., Engenharia Civil, 2006)

[...]
De acordo com a GEORIO (relatório GEO RIO/DEP n° 16/2003), responsável pela avaliação das áreas mais atingidas e as que se encontravam à época em estado de risco, foram levantados e analisados os seguintes locais de deslizamentos, descriminando os seus tipos e os prejuízos causados:
[...]
Após alguns testes, o presente trabalho propôs limiar de 75mm em um dia para que precipitação e deslizamento fossem considerados como uma relação de causa e efeito.
[...]

Resumindo: um trabalho de 2006 disse que aos 75mm de chuva em 24 horas as encostas dos morros deslizariam. Por conclusão, antes desse limiar alguma providência emergencial deveria ser tomada para retirar-se a população dos locais de risco.

A Defesa Civil tem um pluviômetro na sua base do São Bento desde 2002. Acompanhá-lo diariamente faz parte de seu Regimento Interno:

Art. 5º. Os Plantões de Base têm as seguintes atribuições:
XXI - em caso de chuvas torrenciais, deverá ser anotado no livro de ocorrências o início e término das mesmas, porém, a leitura do pluviômetro deverá ser realizada e registrada diariamente no respectivo formulário de acordo com a meteorologia vigente;

Disseram que no dia do desabamento no Morro da Carioca choveu 130mm. Por que não evacuaram os morros? Será que o pluviômetro do São Bento também estava por conta e risco de algum voluntário irresponsável, como disse o Secretário Alexandre na entrevista.

Aliás, os Voluntários da Defesa Civil deveriam manifestar-se pois, conforme o Secretário "sugeriu" na entrevista ao programa Talk Show da Rádio Costa Verde FM (Acharam os Pluviômetros), a culpa pelos pluviômetros não terem salvo todas aquelas vidas no Morro da Carioca vai acabar em cima de vocês. Ouçam a entrevista completa lá no Angra News.

Ninguém está acusando ninguém de coisa alguma, mas que essa história dos pluviômetros deve ser levada muito a sério, pois envolve vidas humanas, ah! deve sim, doa a quem doer, com a devida vênia dos puxa-sacos.

P.S. E ao leitor E.M.S., que quer saber sobre os aluguéis de autos, peço desculpas por não termos ainda respondido. As informações estão aqui mas não houve tempo de postarmos. É que no meio da resposta, ainda no início da tarde, jornalistas que estão tentando apurar o que aconteceu com os pluviômetros nos pediram uma ajuda, que só terminou agora. Amanhã sai sua resposta.

6 comentários:

Anônimo disse...

T.Angra.

Com todo respeito aos aparelhos, mas qualquer um da defesa civil, da secretaria de obras e regiões administrativas que tabalhou pelo menos mais de uma vez em qualquer evento causado por chuva forte, bastar ter um relógio e olhar para a chuva. Chuva é estado de alerta em Angra.Se passar de 60 minutos chovendo forte, pode iniciar ações nos pontos críticos de deslisamento e inundações, pontos estes que foram cadastrados e são conhecidos a anos pela Defesa Civil municipal. Daí, os eventos ocorrerão. Vão apenas depender se serão de maior ou menor gravidade, em função da maior ou menor intensidade da chuva e tábua (nível)das marés.
Agora..., se ficarem batendo cabeça igual ficam no trânsito, a catástrofe achou o ambiente propício para acontecer.

Daí ..., não tem desculpa de pluviômetro que sustente a inanição dessa gestão!

Anônimo disse...

Aquela cortina de fumaça que tentaram lançar desde o início dos problemas, onde, em uníssomo todos os puxa sacos e afins diziam que:"agora é hora de solidariedade, de resgatar os corpos e chorar com as famílias", não passava mesmo de uma cortina de fumaça.Um governo de criminosos? Seria isto? Não esqueçamos que o governo é de continuidade.Se eu conseguir uma transferência para outra cidade me mudo. Só não posso jogar fora minha estabilidade como funcionário público municipal concursado. Até lá tenho que conviver com esse escracho que está minha cidade. Houvesse justiça e não mais teríamos esta situação escabrosa.

Anônimo disse...

O QUE ESTAMOS PRECISANDO COM A MÁXIMA URGENCIA, É A INSTALAÇÃO DE
"CORRUPTÔMETROS"

Anônimo disse...

ESQUECI, QUANTO AOS "CORRUPTÔMETROS", NÃO PODE TÊR ALARME,POIS SENÃO VAI FICAR DIFÍCIL ALGUÉM CONSEGUIR DORMIR.

Anônimo disse...

Quero fazer uma denuncia em relação ao laboratorio CDB, nos contrataram para trabalhar com promessa de um salario de R$600,00 como coletores e ate o horario de 10:00 horas da manhã, pois faríamos o trabalho de somente coletar o material para analise , porem agora que lá dentro estamos, o salario é menos que o mínimo e querem que ainda trabalhemos de graça ate as 17:00 horas, inclusive aos sabados dizendo ser para pagar horario, mas pergunto horas atrasadas de que? Quando nos contrataram foi claro em relação ao horario até as 10:00 horas.
E agora como fica?
O que fazemos?
Estamos sem saber o que fazer...

Anônimo disse...

Para o anônimo das 13:21
Sai do laboratório e conte a todos o que está acontecendo.
Ligue para as rádios, para a TV COM VERDADEIRA, e nunca mais vote nos jordões.
Faça a sua parte e não compactue com as coisas erradas.
Desejo tudo de bom, depois disso você ganhará um novo emprego pela honestidade.
Tchau.