"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, janeiro 14

A Natureza impõe respeito

Qualquer chuvinha em São Paulo transborda os rios, que há décadas estão sendo canalizados, espremidos e entupidos de lixo e esgoto. Um pouco mais de água e o rio se espalha pela cidade, numa tentativa de recuperar seu leito natural e livrar-se de tanta sujeira.

As montanhas um dia virarão planícies. Ou pela erosão dos ventos e das chuvas, ou pela destruição das matas, ou pelo desbarrancamento das encostas instáveis. Ou por qualquer outro fenômeno natural. É assim que funciona, no universo inteiro.

O oceano aquece um pouco mais lá do outro lado do continente e provoca chuvas que fizeram as encostas de Angra desabarem mais cedo, pois um dia elas iriam de qualquer maneira desmoronar.

A terra vez ou outra se sacode para aliviar a pressão entre suas placas tectônicas. Hoje se sabe onde esses terremotos acontecerão, mas mesmo assim ficamos surpresos quando muitas vidas são perdidas no Japão, na Califórnia, na antiga Pérsia, na Itália ou no Haiti.

Os povos que chamamos de "selvagens" sabiam disso e conviveram em relativa paz com a Natureza por muitos milhares de anos. Tinham tanto repeito e carinho por ela que seus deuses eram os ventos, os raios, as águas, os céus...

Os que se dizem "civilizados", com seus deuses de carne e osso, estão destruindo a natureza em poucas décadas. Acham que podem dominar tudo e continuam canalizando e represando os rios, matando as florestas e animais, fazendo muros para conter uma encosta que tem como destino natural desabar, insistem em construir mais andares em regiões onde um dia vai acontecer um terremoto...

Será mais cedo ou mais tarde a Natureza se verá diante da opção de ter que destruir a nossa espécie para que ela, a Natureza, possa sobreviver?

2 comentários:

CIDADÃO ANGRENSE disse...

Transparência Angra acho que vcs tem que dar mais ênfase a questão do dinheiro que a prefeitura esta pedindo ao governo Federal e Estadual para reconstruir a cidade. Isso é muito importante e temos que investigar e fiscalizar esse dinheiro que vai vir.

1º - Eu li o relatório da prefeitura de Angra sobre a tragédia para ser entregue ao governo Federal, onde a prefeitura pede mais de 200 milhões. No relatório a prefeitura coloca 11 km de estradas destruídas e mais 9 km de estrada danificada. Pelo que sei não temos nenhuma estrada destruída, todas as estradas estão liberadas. Temos sim estradas danificadas como, por exemplo, a estrada da Vila Velha. Eles colocaram que precisam recuperar 3 mil metros quadrados de pavimentação que foram destruídas eu andei por toda a cidade e não vi toda essa quantidade de pavimentação destruída, vi sim muito deslizamento em cima de pavimentação.
E colocaram também que foram destruídas 1.207 casas e mais 300 danificadas, todo mundo sabe que não teve essa quantidade toda de casas destruídas é a prefeitura que esta destruindo muitas dessas casas. Então explica porque a prefeitura esta destruindo todas essas casas nos morros da cidade numa velocidade enorme.

2º O governo Tuca não conseguiu até hoje a liberação do dinheiro do governo Federal para fazer as casas populares que ele prometeu na campanha, ele vem com um discurso mentiroso como sempre dizendo que isso é coisa de oposição. Só que nós sabemos que o dinheiro para construção das casas não foi liberado porque o projeto da prefeitura tem erros. Tem erros nos valores e principalmente no terreno a onde seriam construídas as casas. Mais uma vez a incompetência desse governo não deixa as coisas andarem.
Então vamos refletir: essa tragédia caiu como uma luva para o Tuca ele vai receber muito dinheiro sem nenhuma fiscalização, sem precisar licitar nada e de uma forma rápida vai resolver a divida que ele tem com a população de Angra. Vai construir as casas com o dinheiro da tragédia e depois vai fazer propaganda em cima disso. Vai dizer nas próximas eleições que foi o governo que mais fez casas populares em Angra.
Não se esquecendo do desvio de boa parte desse dinheiro, vai gastar 30 mil nas casas usando produtos de quinta e vai colocar que gastou 50 mil.

3º Então com esse raciocínio vemos porque a prefeitura de Angra esta com tanta pressa de destruir essas casas, tem casas que vão ser destruídas que hoje não tem nenhum perigo para comunidade, elas podem estar irregulares mais não precisava destruir essas casas agora, poderiam fazer primeiras as casas e depois remanejar essas famílias. Angra vai ficar um caos, não vai ter mais casas para alugar para todo esse povo e vão ter que construir as casas rápido para colocar todas essas famílias. E ainda tem a robaleira e a politicagem na hora de entregar essas casas.

Isso tudo é para o povo refletir, não pense que um governo que trabalha com empreiteiras envolvidas em corrupção, não pense que um governo que no seu primeiro dia aumenta todos os seus salários, não pense que um governo que faz um banheiro de mais de 1 milhão, não pense que um governo que nunca se preocupou com a educação e saúde do povo e não pense que um governo que todo mundo sabe esta até o pescoço de denuncias de corrupção e que só não vai todo mundo preso porque a prefeitura tem muito dinheiro e a justiça do Brasil não presta. Não pense que esse governo ficou bonzinho alguma coisa tem por trás disso tudo..
E vcs querem saber o que: MUITO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Anônimo do Centro disse...

Esse "Cidadão Angrense" não parece ser da cidade. Escreve tanta bobagem, que dá desgosto lê-lo. Se ele fosse engenheiro, teria fundamentado seu discurso com cálculos e argumentos específicos. Se leu o Relatório de Danos, mesmo, porque o que ele citou já é conhecido da mídia há bastante tempo, vê-se que não entendeu nada e possui um enfoque completamente ideologizado (de esquerda caduca, claro!). Falta verdade e fundamento em suas colocações. Precisa se informar melhor e ser menos tendencioso e mal intencionado.