"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, janeiro 18

O Trade Turístico

Por e-mail:

Prezados do Angra dos Reis Convention & Visitors Bureau (Amanhã: Reunião do Trade Turístico),

Faço minhas as suas palavras e penso que a resposta deva ser dada com devida energia e, se necessário, com o uso da força, através dos dispositivos legais que estiverem disponíveis.

Gostaria só de refrescar a memória de todos quanto aos ataques naturais - e outros nem tanto - que estamos sofrendo há cerca de 2 anos e que aos poucos vem degradando a sustentabilidade econômica da atividade turística na região. Como exemplo destes ataques podemos citar:

1) Em janeiro/2008, as chuvas que acabaram com a nossa temporada a partir de 20 janeiro daquele ano. Resultado: queda de 35% no movimento de alta temporada.
2) Em dezembro/2008, o exagero das autoridades e da mídia anunciando que um surto de dengue estaria matando turistas na região; e novamente as chuvas a partir de 19 de janeiro daquele ano. Resultado: queda de 40% a 50% no movimento de alta temporada.
3) Ainda em 2009, o anúncio mais uma vez exagerado das autoridades e da mídia de que a gripe suína estaria matando mais turistas na região. Resultado: o único fôlego que receberíamos, no meio do ano, para reunir recursos e chegar à próxima temporada foi sufocado pela queda em 90% do movimento de férias na região. E o turismo internacional do segundo semestre caiu em cerca de 45%. Neste momento muitas empresas foram obrigadas a contratar financiamentos visando chegar à nova alta temporada vivas. Outras simplesmente fecharam as portas.
4) Em dez/2009 e jan/2010 acontece a tragédia em Angra e na Praia do Bananal. As autoridades, com a ajuda de sua fiel escudeira, a mídia, mais uma vez fazem a sua parte destruindo todas as esperanças de recuperação com suas declarações irresponsáveis de que todos os turistas deveriam sair da Ilha Grande. Resultado: estamos com mais de 75% de queda no movimento em relação a uma alta temporada normal.
5) Vale lembrar também que nos últimos anos todos nós estamos solicitando ao poder público municipal, estadual e federal o combate na atuação dos ilegais / informais no turismo da região. A falta de atuação e omissão do poder público nesta questão também vem gerando enormes perdas, visto que não é possível entrar em concorrência com quem não tem as despesas que a formalidade gera. Este problema vem causando a degradação contínua da qualidade, segurança e sustentabilidade da economia na região.
6) Lembro que ainda não começou a chover, pelas previsões do INPE.

A grande tragédia na verdade ainda não aconteceu, mas não é preciso ser vidente para ver que o desemprego e a quebradeira do setor iniciará a partir de abril, gerando com certeza um efeito em cascata sobre a sustentabilidade sócio-econômica da região e, neste ponto, estamos falando, por exemplo, no aumento ou surgimento das primeiras estatísticas de violência na Ilha Grande e do fechamento de diversas empresas do setor em todo o município.

O INPE está alertando quanto ao alto índice de chuvas para esta temporada há mais de dois meses, conforme poderá ser observado na matéria do Jornal O Globo, em anexo.

Na minha visão: Pelo exagero das autoridades em suas declarações, pela inércia e omissão em tomar as ações preventivas e corretivas e pelo gosto da mídia em relação à desgraça alheia, com suas matérias alarmantes e mentirosas, foram gerados incalculáveis danos à imagem de nossos destinos turísticos, causando perdas materiais, danos morais e lucros cessantes em nossa atividade.

Alguém tem que pagar por isso! E todos nós sabemos quem são os responsáveis diretos...

Um plano de mídia pode atenuar um pouco o problema, mas jamais fará com que recuperemos as perdas acumuladas na primeira quinzena de janeiro.

Minha sugestão é uma Ação Judicial conjunta através dos Bureaus da Ilha Grande e Angra dos Reis, com a participação de todo o trade, visando a recuperação destas perdas através dos recursos juduciais cabíveis.

Desculpem-me pelo desabafo mas realmente não aguento mais ver tanta omissão e nenhuma ação concreta.

Eduardo Nicol
Phoenix Turismo
Ilha Grande - Brasil

5 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai,concordo, ótima postagem.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 21:45,

Nós também concordamos, mas destacamos que o Transparência Angra apenas transcreveu um e-mail recebido do Sr. Eduardo Nicol, o autor.

Abraços.

angra a 45 anos disse...

senhor eduardo eu vi pessoas morrerem de dengue eu vi pessoas com gripe suina eu vi as desgraças que acontecerão na cidade di 1º então não tente tapar a desgraça que aconteceu na cidade con seu prejuizo financeiro dizendo que houve ezageiro.pois muitas pessoas seforão e muitas sofrerão e sofrem ainda com o que acontece e aconteceu então cobre das autoridades pulsso firme e ficalização sem jeitinho para que as coizas em angra funcionem direito(combate a doenças fiscalização de obras etc...) ai sim poderemos atrair todos os turista para uma cidade segura pois infelismente nossa querida angra hoje é um risco.
sou morador nascido e criado em angra e nunca vi um desprezo com acidade como estou vendo.

as ultimas desgraças ja estão sendo motivo de comemoração para os empreiteros da cidade

Anônimo disse...

O pessoal do Trade turístico pede isenção de impostos, ajuda, etc, mas não faz nada para se ajudar. Ontem, por exemplo, uma segunda-feira, a maioria dos restaurantes indicados aos nossos visitantes estava fechada.

Uma vergonha!

Anônimo disse...

Não é somente isso,

procure fazer um levantamento para ver quantos angrenses trabalham com turismo em Angra:
Vcs verão que é uma minoria.
Os grandes hotéis, restaurantes e o Poder Público não investem em cursos de qualificação para nossos moradores.
SÓ QUEREM GANHAR DINHEIRO E O POVO QUE SE EXPLODA!
Meus filhos tiveram Dengue e quase morreram, asim como muita gente que conheço.
Cad~e os agentes de saúde que não aparecem à uma cara de tempo?
Turismo é importante, mas abram as portas para a população. Tem muito angrense que não conhece nem o Abraão. O preço é o mesmo para turista e morador, um absurdo.
Vc vai ao Abraão, Paraty,e paga preço de Turista.
Começem a repensar o Turismo em Angra, por que até agor é de uma incopetência absurda de todos os lados: De hotéis a barqueiros.