"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, setembro 25

Moral, ética e mototáxis

Revendo o Comunidade em Ação, da TV-Com, reprise dos mototaxista em campanha, cabe analisar aquela feia/bela atitude sob outros aspectos.

Quanto ao fato de que é ilegal essa historía de que eles trabalhavam irregularmente, acobertados pelo vice Essiomar Gomes, "O Inelegível II!", ninguém questiona.

Quanto ao que foi declarado pelo líder dos mtaxistas, Jesus: "Essiomar nos prometeu regulamentar o serviço de mototáxis se nós o apoiarmos e fizermos campanha pra ele" (o voto está implícito ou explícito?), não há o que questionar:

Código Eleitoral - Dos Crimes Eleitorais
Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita:
Pena reclusão até quatro anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.

Observem que o Art. 299 é muito claro: dar ou receber vantagem, para obter ou dar voto... O Jesus falou e disse, está gravado na fita da TV Com. Se ele não mentiu, 4 anos pros dois, já que a oferta foi aceita. Na minha opinião o Rodney, dono da fita, nem deveria esperar a iniciativa da Justiça Eleitoral, ele mesmo é quem deveria entregar isso ao MPE. Curiosamente, ele partiu de Angra para um serviço "comercial" na última semana da "campanha eleitoral". Mistérios de "Angra, onde tudo pode!". É uma pena, nenhuma pena? Ou será que ele entregou a fita antes de partir?

E o nosso tema nem era esse mas sim moral e ética. Mas deixemos isso pra lá, pois a moral reinante, ao menos dentre a maioria marginalizada, mas votante, e entre os corruptos e corruptores em geral, é a moral do "ele rouba mas faz", "vale tudo pra salvar o leitinho das crianças" e por aí vai...

Assim, a ética do Jesus, não d'Aquele mas do Jesus angrense, aquilo que vem lá do obscuro da sua mente (e que ele fala sem refletir), confunde-se com a moral de seu grupo... E agora? como fica o Código Eleitoral?

Tudo muito confuso e complicado, coisa para filósofos e magistrados. Voltemos ao Transparência Angra...

PS. Será que isso também tem algo a ver com a ex senhora da TurisAngra que virou Agência?

11 comentários:

Anônimo disse...

Ora, se a TVCom está reprisando é porque ela tem cópia. Se a juiza quizer ela pede gravação do programa.
É isso que dá trato ente analfabeto e ignorante.

Anônimo disse...

Vcês sabiam que Angra está com surto de Dengue?
É isso mesmo, na japuíba o negócio está sem controle, a UPA só tem dengosos, mas os funcionários estão proibidos de falar do assunto.Os resultados estão sendo escondidos pela imprensa.
Descobri isto no Costa verde, quando minha amiga foi internada com febre alta e depois do exame de sangue o resultado foi positivo. DENGUE! Ela mora na Vila Velha.E por lá a situação também está terrível.
Os profissionais de saúde que trabalham no hospital e prestam serviço para prefeitura afirmaram que o pior estado é o da Japuíba.

Anônimo disse...

O Essiomar abusou da ignorância desses trabalhadores que tem contas a pagar todo mês como qualquer mortal.
O Jesus nem sabia que o que estava fazendo era crime.
Já o Inelegível, tentou aproveitar-se dasituação precária desses que ficaram sem o direito de trabalhar co suas motos.
Não há vitória sem luta, Sr. jesus. Esse tipo de atalho, prejudica a categoria, a população e o inelegível.

Anônimo disse...

Meu irmão vou te dizer uma coisa. Esse blog é bom mas está começando a ficar depressivo.
É legal que todos pudessem estar informados das mazelas da cidade,mas se a justiça não se faz presente, resta a execução pelas próprias mãos.Como os punidos pelas próprias mãos em Angra são somente os pobres e drogados, é só ler o jornal da cidade, esses fdp safados e ordinários vão continuar zombando da lei ahhh..mas ela parece que está gostando.
O melhor é parar de se "enformar".Depressão mata.

pássaro da madrugada.

Anônimo disse...

Ahh...ia esquecendo é que minha netinha me chama, e merece mais minha atenção que esses pulhas mas tudo bem. A juiza foi eleogiada num blog como a inovadora.pois bem agora eu quero ver inovação, ou prende esses bandidoa ou então continua tudo na lesma lerda. E ponto.

pássaro da madrugada.

RODNEY DIAS disse...

Estou viajando a trabalho mas cumpri meu compromisso Moral e Civico em Angra dos Reis.
Em outras palavras, a Juiza já esta com o DVD desde quinta feira.
Alias meu trabalho deu tão certo que segunda feira estarei novamente no fronte, e com um novo trabalho já fechado que garante meu Carnaval.rsrsrsrsrsr
Sempre assinando meu nome de Batismo!

Anônimo disse...

Fiquem tranquilos, a Justiça está trabalhando e já requisitou cópia do DVD no dia 23 e entregue no mesmo dia. Vamos ver se não vai dar inépcia.

Anônimo disse...

Fala sério! Ney, que não em nada de bobo, tá curtindo o bobó de camarão no Abraão à convite do Galante. É isso! E que ele volte logo pra soltar o cachorro louco em cima dos vagabas.

Anônimo disse...

COM ESSE EPISÓDIO DO MOTO-TAXI,EU TIVE A CERTEZA QUE POR ENQUANTO É QUASE IMPOSSÍVEL MUDAR O QUE ESTÁ AÍ.
POR ISSO É QUE OS POLITICOS VÃO COM TANTA SEDE AO POTE,POIS TEM CERTEZA QUE COM DINHEIRO E PODER FAZEM O QUE FÔR NECESSÁRIO PARA QUE NADA INTERFIRA NO SEU OBJETIVO MAIOR:
"MAIS PODER= MAIS DINHEIRO"

Anônimo disse...

TAngra,

O fato de um candidato prometer ou oferecer alguma coisa em troca de voto, já se caracteriza crime, conforme vc a lei acima citada, agora o mais grave é que o referido candidato está na condição de vice prefeito do município, e o crime é mais grave ainda, inclusive os funcionários público que trabalham no transito, podem e devem ser responsabilizados por não exercerem a função de fiscalizar os mototaxistas, nesse caso o ficha suja , pode ser condenado também pelo art. 319 prevaricação: é um crime funcional, ou seja, praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar ou deixar de praticar devidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Acredito na justiça

Anônimo disse...

TAngra,

Para ajudarmos a justiça poderia colocar o video da sessão da Camara, quando foi votado o projeto do trnsporte de passageiros de mototaxi.