"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, dezembro 19

Amor, Ordem e Progresso!

"O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política". Euclides da Cunha.


Bandeira do Brasil


A Bandeira do Brasil é um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Os outros símbolos são o Brasão de Armas, o Selo Nacional e o Hino Nacional.

Seu desenho foi inspirado num projeto do pintor francês Jean Baptiste Debret, em 1820, para a Bandeira do Império do Brasil, uma encomenda de D. João VI:

Bandeira do Império do Brasil


Observem que os ramos de café frutificado e de fumo em floração não estão na atual bandeira mas permaneceram no Brasão de Armas:

Brasão de Armas


A expresão "Ordem e Progresso", escrita em verde na Bandeira Nacional, é a forma abreviada do lema político do positivismo, de autoria do filósofo francês Auguste Comte:

"O Amor por princípio e 
a Ordem por base; 
o Progresso por fim

("L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but"). Está na nossa bandeira pelo fato de que várias das pessoas envolvidas no movimento que depôs a monarquia e proclamaram o Brasil República eram seguidores das ideias de Auguste Comte. Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o consequente melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).

PS. Pensei neste tema ao ver políticos recém-eleitos vangloriando-se por estarem distribuindo presentes de Natal e cestas básicas aos descamisados, preocupados mais com a eleição seguinte do que com "a busca de condições sociais básicas" através da boa educação, bons empregos e salários dignos.

5 comentários:

Anônimo disse...

zequinha ja ta colocando todo mundo pa correr da cultuar sem avaliar o profissionalismo das pessoas que pena ja começa errando!!

Anônimo disse...

É a velha política do "pão e circo", mesclada com a questão de "se dar o peixe e não ensinar a pescar"! É por isso que a educação está sempre relegada ao 2º plano por aqui...O famigerado governo que se finda, graças à Deus, tinha como lema: GOVERNO PRESENTE. Só se for presente de grego! Adorei aquelas estátuas dos reis magos, na Praia do Anil. Tirando o contexto religioso, elas irão simblolizar "a era Jordaniana" em nosso município. Todas as vezes que olharmos para elas, iremos nos lembrar também dos "primos metralhas". Isso é uma vergonha que o município carregará para sempre, ou seja, dois primos que, de forma descarada, roubaram, sugaram e depredaram o município até não quererem mais, depois deixaram a bagunça para outros resolverem! Só não entendo o fato da justiça e do legislativo perceberem tudo isso e não se manifestarem...
Léo da Vivica

Anônimo disse...

FJ primo e padrinho do "PIOR" mandou seus capachos distribuir um panfletinho na Rua, não sei do que se trata, até amanhã saberemos.
X9

Unknown disse...

A teoria positivista deu origem às piores ditaduras do mundo.Mas....

Sr. Madruga disse...

ordem para os pobres e progresso para os ricos. that is it!