"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, dezembro 22

Paliativo para o lixo! Remédio pode ser veneno?

Que cada uma faça a sua parte!

O fato é que o lixo está espalhado por todo canto, nas ruas, nas praias, nos principais pontos turísticos, em terra e nas ilhas e estamos na semana de festas de fim de ano, a cidade recebendo grande número de veranistas, turistas e nossos parentes e amigos.

Está se organizando um movimento entre os cidadãos, com a participação da prefeita eleita e sua equipe, para um multirão de limpeza do Centro de Angra no próximo dia 26, quarta-feira.

Até lá, para não piorar a situação, podemos todos ajudar no sentido de manter o que for possível do nosso lixo armazenado em nossas casas, bem embalado, principalmente nas ruas em que sabemos que o serviço de coleta está falhando. Devemos mudar também, e para sempre, nosso horrível hábito de jogar papéis, latas vazias, copos descartáveis, guimbas de cigarro e outras porcarias nas ruas, pois não está havendo varredura e ficará tudo jogado no chão até não se sabe quando. Se cada um de nós colaborar, fizer a sua parte, a situação continuará péssima, mas não piorará.

Esta ação de organizarmos um mutirão de limpeza é lastimável, infantil e perigosa, embora seja a última que nos resta. Se tivéssemos nos organizado da forma civilizada e cidadã no momento certo - ou seja, quando vimos que a Locanty abandonou os contratos em todas as cidades onde seu "contratante" perdeu a eleição; quando ficou evidente que Tuca Jordão cagaria e andaria pra situação; que o MP prevaricaria acobertado por uma licença médica, neste momento deveríamos ter formado um mutirão para jogar o lixo na porta da casa do prefeito; outro para reclamar no Ouvidoria do MP sobre o que estava acontecendo; outro para exigir que houvesse sanção e multa inesquecíveis e dolorosas para os donos da Locanty -, não teríamos chegado a este ponto. Digam se é ou não uma atitude assim que veríamos acontecer por parte dos moradores das cidades mais avançadas do mundo, onde os cidadãos cumprem seus deveres e conhecem seus direitos, exigindo que sejam respeitados?

Esse caso do "mutirão de limpeza" me fez lembrar os serviços de saúde pública. Antes, não atendia a todos mas os poucos que atendia saím curados dos hospitais. Então, criaram-se os planos de saúde para que os que podiam pagar serem melhor atendidos. Os serviços de saúde pública ficaram livres dos que antes reclamavam e foi se tornando cada vez pior. Hoje, os planos de saúde estão aí aos milhares, todos uma porcaria e não temos mais onde pedir socorro - se não formos membros da "classe política", que toma um avião e vai tratar-se em outro país; às nossas custas.

Devemos tomar cuidado com estas ações, "aparentemente" cidadãs, de organizarmos mutirões para corrigir os descasos dos órgãos públicos que nós mesmos permitimos que ocorressem. Daqui a pouco não haverá mais serviços públicos pois esperarão até que nos organizemos em mutirão para coletar e distribuir água potável, para asfaltar e calçar ruas, para socorrer os doentes, para coletar o lixo, para cuidar das praças e jardins... mas os impostos continuarão crescendo pois o apetite dos políticos não se satisfaz jamais.

O que devemos fazer, como cidadãos conscientes, é exigir sempre que os responsáveis pela administração da cidade cumpram seus deveres, que façam aquilo para o qual ganham, e ganham muito bem. Aliás, eles é que decidem seus salários e mordomias, já que quem os paga somos nós, os idiotas, organizados ou não em mutirões.

Juízo e meus caros, a cabeça fica acima do coração, vamos exigir nossos direitos, de boas intenções (e mutirões) o inferno está cheio, já dizia minha saudosa vó...

PS. Este post não é uma crítica, é um chamado ao bom senso e à consciência da população!

11 comentários:

Anônimo disse...

PERFEITO!!!!

Cidadão preocupado disse...

Há muito tempo não lia um post tão isento, tão lúcido e tão sensato. O poder publico está jogando tudo nas mãos dos cidadãos há muito tempo. Enquanto isso nossos impostos sobem. Nenhum político está preocupado. Nem os do partido vencedor em Angra. Todos conseguem conviver tranquilamente com a falência da cidade. Eles nem veem os problemas. Transparência está super de parabéns.

Anônimo disse...

Gostei TA...

Anônimo disse...

Aí aí começou fazendo merda a prefeita eleita. Que falta de responsabilidade. Pq o partido dela não entra na justiça? Medo?

Anônimo disse...

Transparencia angra acha que sabe de tudo.
Um verdadeiro palhaco bancado pelo PT.
Petista de merda.
Petisya defende petista, Marcos Maia esta ai peitando o STF.
Quem não se lembra de Angra nos finais dos anos 90?
A cidade era um lixo.

Anônimo disse...

Em Mambucaba o Vereador eleito Fabio Macedo organizou junto com empresarios, um multirão para coleta de lixo. Não deu para recolher tudo mais foram 14 caminhões chios de lixo. Iniciativa bonita porém insuficiente. Esperamos mesmo que ele cobre e fiscalize este serviço junto aprefeitura. MESMA SENDO AGORA DE SEU PARTIDO. VEREMOS SE ELE VAI TER A MESMA ATITUDE.

Iremar de Paula disse...

Concordo com o TA. Não sabia desse mutirão. Durante a semana, vendo turistas e angrenses desviando-se do lixo nas ruas do comércio, pensei que poderíamos promover uma limpeza e levar o lixo recolhido pra frente da PMAR. Porque senti (e sinto)vergonha. Mas não apenas isto. Vamos fazer a faxina e, em seguida, dar umas vassouradas no Tuca e nos papa-coquetéis da CMAR. Quem se habilita?

gisafessora@gmail.com disse...

ESSA SEMANA ESTAVA COMENTANDO COM UMA AMIGA A SITUAÇÃO DA CIDADE E UMA PESSOA QUE ESTAVA OUVINDO DISSE QUE A RESPEITO DO LIXO, A CULPA É DO POVO, POIS PODEMOS GUARDA O LIXO DENTRO DE CASA, PIOR QUE ELA NÃO ESTAVA BRINCANDO. EM SEGUIDA DISSE QUE ANGRA É A MELHOR CIDADE DO MUNDO E QUE O POVO ESTA RECLAMANDO DE BOCA CHEIA, SÃO ESSES PENSAMENTOS QUE ME AASUSTAM, POIS O POVO NÃO SE UNI, ACEITA TUDO COMO SE FOSSE UM FAVOR E NA VERDADE NÃO É FAVOR A PREFEITURA TEM RESPONSABILIDADES COM A CIDADE.

Anônimo disse...

Gisele, o angrense provou que é um povo que não merece respeito. Depois de tudo que se viu na era jordão defendem qualquer absurdo (como o que você relatou) só para proteger o seu bandidinho querido: fernando jordão. Ao invés de demonstrar todo o desprezo por este marginal, que deveria ter ido para a cadeia já no primeiro ano de seu mandato, conseguem isentá-lo de qualquer culpa.
Tuca Jordão não presta, mas pior que ele é o seu primo: corrupto, imoral, aético,insensível e covarde.
E o povo, diante de uma cidade arrasada como a nossa, sem qualquer infraestrutura, sem qualquer serviço público decente, consegue dizer que "fernando jordão fez muito por Angra!"
Para aqueles que não moram aqui, apenas vêm a trabalho, o angrense, ao dizer este tipo de asneira, lhes parece louco ou ignorante, quem sabe as duas coisas ao mesmo tempo!
Só nos resta torcer para que o novo governo seja diferente, seja melhor, e que os saqueadores dos últimos 12 anos NUNCA mais voltem ao poder!

Anônimo disse...

TURISMO OU DEPREDAÇÃO?
Autoridades (Federal, estadual e municipal) ou nos unimos ou a cidade irá sucumbir frente ao modelo de turismo que está sendo posto em prática em nosso município! O turista, pelo menos boa parte, está depredando o município, ou seja, estão trazendo seus alimentos e deixando o lixo em nossa cidade (contribuindo com a lixeira que se transformou isso aqui), além de depredarem parte da vegetação litorânea (fazer churrasco e se acomodarem melhor). Trazem seus carros com um som que mais parece trio elétrico, com um tipo de música (se é que se pode ser chamada assim)que agride o ouvido de qualquer um (menos os deles). Está certo que o comerciante angrense tem de rever os seus preços abusivos para que o turista se sinta a vontade em consumir aqui, no entanto, eles não tem o direito de virem aqui e fazerem o que estão fazendo! Tomare que a fiscalização já esteja se articulando nesse sentido!
Um bom natal à todos.
Léo do Camorim

Anônimo disse...

Aqui no Camorim Grande está ocorrendo algo interessante: o cais daqui está se transformando numa das principais saídas para as ilhas, pois no centro a fiscalização é mais ferrenha. Ninguém respeita nada. Os ônibus, que não deveriam descer pela rua principal, a qual dá acesso até a praia, fazem isso numa boa, despejando uma quantidade enorme de farofeiros nas ilhas, os quais, ao retornarem, deixam a sujeira na beira da praia e vão embora! Não gastam quase nada por aqui, não geram renda, não contribuem para a melhoria da cidade e ainda saem rindo e fazendo pouco caso...Isso é piada, no entanto, se o próprio prefeito e os vereadores "cagam para a cidade", o que o turista vai pensar?! Que o ano de 2013 nos traga boas novas!!!!!
Um feliz natal para todos.