"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, dezembro 31

Médicos sem princípios


Acabei de chegar na Internet. A primeira coisa que tive o desprazer de ler foi sobre a morte cerebral da Andrielly dos Santos Vieira, 10 anos, aquela menina que chegou ao hospital público com uma bala perdida na cabeça e teve que esperar 8 horas para ser atendida porque um "ilustre" doutor faltou ao plantão por discordar de ter sido escalado para trabalhar naquele dia. Grande safado, deveria ser punido severamente para servir como exemplo a outros tantos médicos que agem assim, mercenários carniceiros desumanos desalmados formados em alguma Uniqualquercoisa da vida.

Logo em seguida li, na minha página no Facebook, a seguinte mensagem:
"Posto de Saúde de Jacuecanga... mais um vez sem clínico... a UPA com restrições... a culpa não é do povo... cadê o povo do Tuca? Ainda não acabou... o governo é até dia 1º.... irresponsabilidade, pela manhã não tínhamos pediatra... a comunidade está lotada, estamos com uma pessoa precisando de médico e não temos..."

Lembrei dos 2 advogados falecidos recentemente depois de sofrerem um "ataque cardíaco", senhores ainda jovens para morrerem de um mal que a cada dia mata menos se houver atendimento médico adequado e a tempo. Será que foram atendidos da maneira adequada e a tempo? Tenho minhas dúvidas, pois ambos estão mortos. E lembrei daquela "Ficha de Encaixe" inventada aqui em Angra - por algum(a) mercenário(a) carniceiro(a) desumano(a) desalmado(a) formado(a) numa Uniqqcoisa da vida - para trocar atendimento médico por votos na eleição passada.

Se é verdade o que disse o Dr. Drauzio Varella: "... o objetivo fundamental de nossa profissão é aliviar o sofrimento humano", a maior parte dos médicos está agindo de forma exatamente oposta, pois são os principais causadores de grande sofrimento a quem precisa de atendimento médico e a seus familiares.

Uma das ações do governo que se inicia, responsabilidade do Dr. Carlos Alberto Moutinho Saldanha de Vasconcellos, titular da Secretaria de Saúde / FuSAR, deveria ser disponibilizar na Internet as escalas e plantões em todas as unidades de saúde do município (coisa tão simples) para que a população pudesse acompanhar e identificar os doutores faltosos, os irresponsáveis, os que inventam horas extras de mais de 24 horas/dia a fim de multiplicarem desonestamente seus salários, os que atendem em seus consultórios particulares nos horários em que estão recebendo pela prefeitura e outros mercenários carniceiros do mesmo gênero. A população ajudaria a gestão da saúde acompanhando, identificando e denunciando os doutores safadinhos.

Hoje é dia de festa! Muitos dirão que não é boa hora para falar dessas coisas, mas se não aprendermos que 2013 só será um ano diferente se agirmos para que as coisas mudem de verdade, não apenas mudança de nomes, mas mudança nas atitudes, a população exigindo seus direitos, então continuará tudo a "lesma lerda" como tem sido desde 1500. Feliz Ano Novo!

6 comentários:

Anônimo disse...

Mudar como se os nomes dos secretarios e subsecretarios sao os mesmos do passado.
Sem contar a enorme quantidade de mao de obra Jordao.

Anônimo disse...

Esses medicos deveriam ser presos, pois recebem sem trabalhar.
Essas horas extras sao em sua grande parte fruto de fraudes. Sabemos bem que e impossivel esses medicos terem tantas horas extras sem comparecer ao trabalho.
Infelizmente a tendencia e piorar,

Unknown disse...

Muito boa essa idéia de publicar a escala e os plantões dos médicos, o problema é fazer chegar até ele, não? Como poderíamos fazer?

Anônimo disse...

TA procure outra foto, vc ficou a campanha toda dizendo para resolver problemas daqui de Angra e não de fora, agora vc postando coisa de fora do município.

Anônimo disse...

a menina toma um tiro na cabeça, encontraram o bandido que atirou? cade o político? cade a polícia? a segurança pública? e o médico, que faltou ao seu serviço, quem já faltou o serviço? pq descordou da escala? no plantão onde teria q ter outro neurocirurgião na equipe no mesmo dia, leva a culpa sozinho, ou seja desviaram o foco do problema e a população embarca nessa, não quero tirar a responsabilidade do médico mas vamos analisar de forma ampla.

Anônimo disse...

POR CAUSA DE CONTRATOS QUE AMILCAR E SEUS SEGUIDORES FIZERAM , ESTAMOS EM MÉDICOS NA REDE, E DEMAIS FUNCIONÁRIOS....CARLOS VASCONCELLOS NÃO TEM COMO TIRAR DA GAVETA MÉDICO PARA ATENDER...CRITICAR É FÁCIL...VÁ NO PÁTIO DA FUSAR E VEJAM QUANTOS CARROS TEM ALI QUEBRADO..PERGUNTE A GERENCIA ANTERIOR ANTONIO VALBER, CLAUDIA GREGO, CADÊ O LÉO DA DENGUE ENCHEU DE DINHEIRO,MESMO LEVANDO DE FUNCIONÁRIOS SUMIU....... E CARLOS É PÉSSIMO MESMO DEU CARGO PARA CLAUDIA GREGO....QUE NOS CHAMAVA DE VAGABUNDOS ..VAGABA É ELA QUE ACEITOU UM CC ONDE ELA ODEIA AS PESSOAS, ESSA MONSTRA A ÚNICA COISA QUE TEM VALOR P ELA É DINHEIRO...POIS NÃO FEZ NADA POR NÓS DA SAUDE, SÓ FEZ PARA O VARGAS E FAZIA SEU PLANTÃO COMO CONTRATO..É MUITO DINHEIRO JOGADO FORA.