"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, novembro 3

Agenda da Educação 2010

No penúltimo Boletim Oficial da Prefeitura:

"UMA FESTA PARA MARCAR GERAÇÕES!"

"Em um clima de comemoração e satisfação, os profissionais da educação da rede municipal de educação se esbaldaram na Festa do Professor [...], na noite do dia 14, no Clube Comercial. [...] Professores, berçaristas e demais profissionais das creches municipais se divertiram a valer. Durante o evento foi feito o lançamento da Agenda da Educação 2010 e anunciadas melhorias para toda a classe. A festa contou com DJ e sorteios de mais de 80 brindes."

Mas parece que a festa não convenceu aos mais esclarecidos:

E-mail em 27/Out/2009:
"Agenda da Educação em Angra"

"Através deste comentário, gostaria de expressar minha indignação quanto a publicação pela Secretaria de Educação da PMAR, de uma "Agenda da Educação em Angra".

Tal agenda, de qualidade questionável, traz a história da educação em Angra, resumida e cronologicamente distribuída em pequenos trechos ao longo das páginas/datas da agenda.

O de estranhar é que a narrativa dos fatos históricos vêm bem detalhados desde o início do século XX, passando pela segunda metade deste século, com os feitos do Dr. Câmara Torres e Prof. Jair Travassos. Menciona a criação dos ginásios, cursos de admissão etc. Até aí, tudo muito bom.

Mas, curiosamente quando chega em 1989, os fatos passam a ser generalizados e mencionados em grupos com apenas três acontecimentos, desprezando todo o avanço que ocorreu nos 12 anos omitidos nesta “Agenda da Educação em Angra”.

Depois disto, ao seguir cronologicamente os acontecimentos, a agenda volta aos detalhes a partir de 2001, quando a atual equipe passou a comandar a educação na “terra das maracutaias”.

Parece brincadeira essa “agendinha” esquecer que Angra nesse período – de 1989 a 2000 - foi o período mais rico em se tratando de educação brasileira.

Esqueceram dos prêmios que Angra conquistou nesta área; das quase 20 escolas construídas neste período; da ótima qualidade da merenda nas escolas; da implantação de uma Universidade Federal em Angra; da criação do barco-biblioteca no transporte nas ilhas; dos prêmios da Unicef; da gestão democrática com eleições para diretores e criação antes de todas as cidades do estado do Rio, do Conselho de Escola; da primeira creche, na Monsuaba; sem contar no aumento salarial significativo neste período, fazendo o professor da rede municipal a receber o segundo maior salário do Brasil.

Muitos erros aconteceram nessa época, mas não podem omitir os avanços!

O mais engraçado: hoje, enquanto entregam agenda para o professor da rede, falta papel ofício na escola municipal. Não tem zelador na escola. A qualidade da merenda escolar é questionada pelos alunos e os contratos de CPDs continuam sendo uma tônica na rede municipal.

No mais, também não acredito que a professora que colheu os dados contidos na agenda tenha sido a responsável pela omissão dos fatos em questão. Até porque, a mesma trabalhou na secretaria de educação no período do PT, e sabe o que e como foram conquistados os avanços educacionais daquela época.

Não sou petista, nem tenho procuração para defendê-lo. Mas injustiça, omissão de informações históricas numa publicação de um órgão de educação, fica parecendo censura de um governo que nunca reconheceu sua inferioridade, pelo menos nesta área que tanto avançou no período petista.

Gostaria, se possível, saber qual foi o valor do contrato da firma que confeccionou a referida agenda, repito – de qualidade duvidosa.

Agradeço o espaço concedido, desculpo-me pelo desabafo e pelo anonimato (razões óbvias, né?).

Forte abraço."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Até agora estivemos procurando alguma informação sobre os custos dessa agenda e não encontramos nada a respeito. Se alguém puder nos ajudar, agradecemos antecipadamente.

Use este espaço à vontade, ele também é seu. E um honroso anonimato algumas vezes é uma prerrogativa necessária.

O mais curioso é que quando vimos no BO o "lançamento" dessa "Agenda da Educação 2010" pensamos que seria algum novo "programa" de desenvolvimento da educação, ou coisa assim, jamais uma simples "distribuição" de uma caderneta de anotações. Quem diria, será que houve intenção de enganar-nos? Lançamento e distribuição são a mesmo coisa?

Forte abraço.

P.S. Bom seria se essa "agenda" estivesse disponível para todos os angrenses verem onde é aplicado o dinheiro da Secretaria de Educação, enquanto falta de tudo para os alunos e professores.
P.S.2 Ôoo Tuca, sai fora, chega de enganação, não cola mais...

9 comentários:

Anônimo disse...

Faltou um detalhe na "publicação oficial". A tal "festa" serviu de propaganda para a "competentíssima" secretária de educação e para o secretário de administração que, MAIS UMA VEZ E COM A CONIVÊNCIA DO SINSPMAR faltou à reunião com profissionais de nível superior.Inclusive, o sonho de consumo do SINSPMAR é negociar sem a comissão formada pelos servidores, visto que nunca nos comunica as datas das tais reuniões previamente.

Para festa o secretário de administração está disponível. Mas quando se trata de dar respostas aos funcionários sobre a equiparação salarial, está sempre impossibilitado, faltando às duas últimas reuniões.

Não aguento mais ser ENROLADO pelo SECRETÁRIO E PELO SINSPMAR!

FORA INCOMPETENTES E MAL-INTENCIONADOS!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Traição aos professores de Angra

Antes do governo Tuca, havia na rede vários CPD's, estava errado, concordo,porém todo o planejamento feito em relação ao professor estrangeiro,(falta muito, não comparece aos COC's, alguns tem 3 matriculas e pra terminar fala que Angra é o fim do mundo), que era: 20 aulas semanais, coordenação toda quarta feira e aulas 4 dias da semana já não existe mais. Voltou a ser como antigamente, pelo que sei tem professor dando 20 aulas num dia. Educação de qualidade!!!!
Chamaram todos os concursados e vão chamar mais, talvez em 2012 voltem aos CPD's, vão precisar de votos. TRAIRAS E INIMIGOS D EDUCAÇÃO.

Adauto da Educação disse...

Essa Agenda foi distribuída apenas para a direção das escolas, durante a festa. A professora que confeccionou, Ana Maris, é "bem-mandada": de acordo com o governo que está, ela faz do jeito que ordenam. Ela cuspiu quando o Fernando Jordão passou em frente sua casa, na primeira eleição e, enquanto não voltou para a secretaria de educação, não sossegou, inclusive usando a coordenação de turismo como se fosse dela e não um trabalho iniciado e realizado na gestão petista do Castilho. É assim: não sou petista, mas a justiça manda que se fale a verdade: há um processo de "apagar" o trabalho feito pelo pt (que também não foi lá grande coisa, pois nossos alunos nunca aprenderam nada), mas houve sim certas realizações. Ana Maris ficou os doze anos do PT, os oito anos do Fernando, e agora mais quatro de Tuca, sempre fingindo trabalhar para aparecer. Não passa de uma esperta que finge-se de sonsa.

Anônimo disse...

Este governo detesta a educação, principalmente a infantil, basta ver que fizeram um concurso para auxiliar de recreação e berçário a nível fundamental, pensando em economizar e nem se quer pensou na educação das crianças. Desde 2001 após a LDB eles não poderiam ter feito concurso público com tal nível para quem trabalha diretamente com crianças,nem o médio servia, teria que ser médio na modalidade normal. Uma pergunta: O repasse que o FUNDEB manda pra funcionários da educação pode ser desviado para pagar servidores lotados na secretaria de administração?

Anônimo disse...

PROFESSORES TOMEM VERGONA, ANTES QUE SEJA TARDE. VEJAM A PESQUISA PUBLICADA NO GLOBO DESTE DOMINGO SOBRE A RELAÇÃO CORRUPÇÃO X EDUCAÇÃO.

NÃO SEJAM CONIVENTES COM A CORRUPÇÃO QUE ESTE PESSOAL IMPLANTOU AQUI NESTA CIDADE, REAJAM, AGORA ESTÃO QUERENDO USAR VOCÊS, CUIDADO.

Anônimo disse...

Para o Adauto da Educação, uma correção:

As tais agendas foram entregues a todos os professores. Eu tenho uma e sou "um reles" professor.

Quanto ao resto, não há o que acrescentar.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 21:13,
Os recursos do Fundeb são calculados tendo como base, principalmente, o nº de alunos, e só podem ser aplicados no desenvolvimento da educação e na valorização dos profissionais da educação básica, da creche ao ensino médio.

E ao caro Anônimo das 21:16 eu lembro que fizemos um resumo dessa matéria d'O Globo de domingo na postagem "Corrupção Versus Educação", neste link:
http://transparenciaangra.blogspot.com/2009/11/corrupcao-versus-educacao.html

Abraços.

Anônimo disse...

Peço atenção ao editor e gerenciador do BLOG quanto as respostas postadas por pessoas sem nenhuma ética.É imoral dizer que alguém não trabalha,se esta educadora atua nas ruas,praças e monumentos de Angra,divulgando a história da cidade.Adjetivos como sonsa,a utilização do nome para difamar é muito grave.O desconhecimento da vida profissional da acusada é absurda,pois possui equívocos imperdoáveis.A educadora atuou em diversas escolas dando aulas e continua fazendo isso.Se o BLOG é mesmo sério deve vetar comentários ofensivos e duvidosos.Em nenhum momento na pesquisa apresentada houve desmerecimento a ninguém.A profissional não precisa aparecer,pois possui talento nato,revelado em várias áreas e não precisa ser esperta para aparecer,porque conhece os valores das palavra respeito e labor.O trabalho para qual foi convidada a realizar não é um Projeto e sim uma disciplina com elaboração,acompanhamento e certificação da UERJ e dos professores da Rede Municipal que ministram Turismo.Não deixe por favor,que seu BLOG caia no descrédito publicando respostas inverídicas.Espero que também a "Justiça" prevaleça com a publicação de meu comentário.Sem mais,muito obrigada.Um fraterno abraço.

Anônimo disse...

Mais uma Vez a Creche Mundo Colorido:

Caros leitores, venho através deste transparente Blog mostrar minha indignação diante de tanta hipocrisia.
Ontém houve a formatura do Pré escolar na Creche mundo Colorido.
Sabe o valor cobrado????? R$30,00 + R 5,00 por acompanhante.
Ora vejam, uma Creche que à pouco tempo foi denunciada por uma mãe por ter recebido quase dois milhões de reais, não fez obras (foi a prefeitura), o Prédio é da Ass. de Moradores, pagam pouco aos seus funcionários (abaixo do Piso), não ajuda as funcionárias mães da Brasfells, não mostrou documentos provando no que foi usado o dinheiro, etc, etc etc....
Uma mãe foi perguntar no que usaram dois milhões de Reais,a nova funcionária disse que esse dinheiro foi usado em material de limpeza. Há, há, há... dá prá comprar uma empresa de limpeza, não acha???
E as mães que ganham até dois salários mínimos (estatuto deles), tem de suar prá pagar a formatura de seus filhos, acompanhantes, comer um bolinho com cachoro quent e refrigerante de 3ª, e depois ver as professoras e diretoras levando pedaõs enormes de bolo prá casa.
As denúncias da pobre mãe, não serviram para nada. Apenas tiraram algumas mães que ganhavam salários acima de dois mínimos. O que é injusto pois todas as mães que querem e tem saúde para trabalhar devem ter direito a Creche. E mais nada.
Cadê os documentos qe provam para onde foi o dinheiro D. Denise Jordão????
Chega de Corrupção. Fora Jordões!!!
Pede p sair, Tuca, pede.