"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, outubro 3

Hoje é dia de José Dirceu no STF

1969 - Presos politicos embarcam para o exílio
Base Aérea do Galeão - Prisioneiros políticos libertados e
deportados em troca do embaixador norte-americano. (clique p/ ampliar)

Começa hoje o julgamento do criador e cabeça do mensalão: José Dirceu de Oliveira e Silva, mineiro de Passa-Quatro, nascido em 16 de março de 1946, advogado e político.

Ser de inteligência privilegiada, líder nato, começou a destacar-se ao mesmo tempo em que a ditadura militar começou no Brasil. Iniciou sua militância política já no primeiro ano de seus estudos de Direito na PUC-SP, quando foi eleito vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em 65. Em 1967, líder de destaque, presidiu a União Estadual de Estudantes (UEE). Em 68 foi preso em Ibiúna-SP, pelos militares, durante a tentativa de realização do XX Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Foi libertado em 69, juntamente com outros presos políticos, em troca do embaixador americano Charles Burke Elbrick, sequestrado por guerrilheiros do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e da Ação Libertadora Nacional (ALN). Este sequestro do embaixador foi contado no livro "O Que É Isso, Companheiro?", de Fernando Gabeira (1979), e posteriormente transformado em filme de Bruno Barreto (1997). Os presos libertados foram deportados e enviados para o México num avião Hércules C-130 da FAB (vejam a foto). Do México, alguns seguiram para Paris e outros para Cuba. José Dirceu preferiu exilar-se em Cuba, onde trabalhou, estudou e recebeu treinamento militar.

Voltou ao Brasil em 71 e viveu como clandestino em São Paulo e em cidades do nordeste. Temendo ser reconhecido, voltou a Cuba em 1975 para uma cirurgia plástica. De volta ao Brasil com novo rosto e outro nome, "Carlos Henrique Gouveia de Mello", foi morar no Paraná, em Cruzeiro do Oeste, onde passou a viver em total clandestinidade. Casou-se com Clara Becker e escondeu seu passado e sua verdadeira identidade até própria esposa, para preservá-la e preservar-se de riscos.

Quando houve a anisitia, em 79, voltou a Cuba, desfez a cirurgia plástica e retornou ao Brasil, agora para viver legalmente. Retomou sua participação na política e foi atuante na formação do Partido dos Trabalhadore (PT). Foi eleito deputado estadual em São Paulo, de 87 a 91. Eleito deputado federal em 1992, foi um dos autores do pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que levou ao impeachment de Fernando Collor de Mello. Concorreu ao governo de São Paulo, foi derrotado e assumiu a presidência do PT, por indicação de Lula. Foi reeleito presidente do partido em 1997  e 2001.

Lula eleito presidente, José Dirceu foi Ministro-Chefe da Casa Civil de 2003 até junho de 2005, quando voltou ao mandato de deputado federal (estava licenciado). Foi o grande articulador do governo no Parlamento até ser cassado no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar, em 1º de dezembro de 2005, após as denúncias do então deputado Roberto Jefferson sobre o esquema do mensalão. Está inelegível até 2015.

Essa história de vida me faz acreditar que José Dirceu seja o criador e chefão do mensalão, convencendo com facilidade seus colegas de partido de que este "esquema sujo" - para obter maioria no parlamento - seria "útil" ao Brasil e aos brasileiros. Se Lula sabia ou não sabia daquele "esquema sujo", só quem tem acesso aos autos do processo que tramita no STF pode dizer, com base nas provas e nos depoimentos que lá estão. José Dirceu tem dotes para convencer a quase todos do que quiser, até de que não existe vida fora da Terra ou de que existe vida depois da morte...

É cristalino, qualquer cego pode ver, que o mensalão - compra de votos de parlamentares para que aprovassem atos de interesse do governo - existiu. Existia antes, existiu com José Dirceu e continua existindo nos piores ambientes políticos, inclusive em Angra dos Reis, como ficou comprovado nas votações na CMAR do caso das Vans, dos Mototáxis ou da Senhor do Bonfim a R$1, para ficarmos nos exemplos mais gritantes.

Pelos males e crimes que trouxeram ao meio político, os participantes do mensalão estão sendo todos condenados pelo Supremo Tribunal Federal. Hoje começa o julgamento dos cabeças do esquema, entre eles José Dirceu. Pelo grande mal que causou ao nome do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu deveria ser repudiado por todos os petistas. Por sua história de luta pela restauração da democracia em nosso país José Dirceu deve ser respeitado e lembrado por todos os brasileiros. É lamentável que ele próprio não tenha tido a sabedoria e a humildade necessárias para fazer política num ambiente democrático e deve pagar por isso. O pecado mortal de Dirceu é resultado de sua arrogância.

 

22 comentários:

Anônimo disse...

Falou tudo TA sem hipocrisia é a pura verdade. Se roubou tem que pagar. Agora o Fernando que roubou 82 milhões no cartas marcadas quando ira pagar? E daqui a pouco vem a galera dele falando bobeiras por aqui. Vão falar o que? E quando o seu candidato vai pagar? Vai ser preso pro roubar, fraudar eleições e por crimes diversos. Por uma política sem corrupção começando pela nossa cidade é por isso que a juventude vota 13! Pra mudar de verdade só votando 13!

Anônimo disse...

E o Prosanear?

Anônimo disse...

Aos culpados...Que cortem suas cabeças....independentes de serem esse ou aquele, desse ou daquele partido, padrinho ou afilhado seja la de quem for. Democracia começa pelo simples fato de se condenar os culpados com veemencia. Quiça Angra possa se espelhar nos acontecimentos atuais e possa tambem "cortar a cabeça" dos nossos culpados. Nossa corte tem nomes singelos como 116ª e 147ª seções eleitorais, nossa sentença meus nobres será dada através de nosso Título Eleitoral. PAU NELES.

Anônimo disse...

Petista tinha que ser comido no ninho.pois ae deixar crescer e igual a câncer. Vamos botar pra correr esses bosta que estão de olho na prefeitura.dia 77 vote 15.

Anônimo disse...

ATO DE VANDALISMO NO PARQUE MAMBUCABA!
Ontem, dia 02/10/2012, faleceu o pai de um dos cabos eleitorais do SARGENTO THIMÓTEO. Quando a turma chegou com o corpo do falecido, a porta da capela mortuária estava fechada, visto que a citada chave fica na portaria do Posto de Saúde. Eles, simplesmente, ARROMBARAM A PORTA DA CAPELA E colocaram o corpo para dentro.
Pensou-se em chamar a PM, mas....
QUEM PODERÁ NOS SOCORRER????
ESTA RESPOSTA SÓ PODERÁ SER DADA NO DIA SETE DE OUTUBRO

Anônimo disse...

PILANTRA, SAFADO

Anônimo disse...

Já saiu a pesquisa do IBOPE (está no site do IBOPE), FJ 42% e CR 37%, o povo não é burro, chega de mensalão.

Anônimo disse...

TA a candidatura do essiomar e vilma ja foi julgado o ultimo recurso.vcs sabem o que dizer.obrigado

ASS:PABLO RODRIGUES

Anônimo disse...

Cade o processo do Prosanear, até agora só existem falácias.
Alguém foi denunciado, gerou processo, houve condenação? Vamos falar de algo concreto.
Nestes últimos 24 anos quantos secretários foram presos, quando isso aconteceu?
São fatos concretos, o resto é balela de perdedor.

Anônimo disse...

Estava lendo um dos panfletos do Senhor 15 e percebi que em suas "propostas para melhorar ainda mais o centro dda cidade", certamente o CENTRO DA CIDADE, caso seja eleito, algumas coisas interessantes:
1º) não fala nada em educação, ou seja, o povão continuará sem acesso aos melhores empregos da cidade, continuando assim como serviçais dos turistas e dessa elite vivente daqui;
2º) parece que a periferia continuará negligenciada, tendo apenas pracinhas e caiação, exatamente para que essa gente não se desloque para o centro, pois pertubaria a paz dos barões;
3º) a impressão que tive é que o senhor FJ está tentanto arrumar a bagunça que o seu fiel primo gerou nesse município, pois passou quatro anos no poder e não concluiu nenhuma obra de expressão, apenas orquestrou, em dupla, falcatruas e roubalheiras mil...
Agora já é tarde senhores, a população já está cosciente de toda essa maquiagem e não aceita mais ser enganada, pois quem indica um gaiato como esse Tuca Jordão para governar a cidade e faz o que fez, não tem moral para voltar a governar...
Mariazinha da Japú

Anônimo disse...

Caro anônimo das 13:53, como o dia 77 não existe, só na cabeça de bosta de vocês, esse dia nunca chegará. Isso só demonstra o DESESPERO de vocês, ao ponto de não saber se quer, escrever um dia do mês! CONTRA O LADRÃO, CONCEIÇÃO É A SOLUÇÃO!!!!!

Anônimo disse...

Voto na Conceição, não no PT! FJ é ficha suja! Só não vai pra cadeia pois no Brasil a lei não funciona! Se a Conceição ganhar e fizer falcatrua, nunca mais voto nela, deixem de falar de mensalão, não é PT X PMDB e sim Ficha Limpa x Ficha Suja!

Anônimo disse...

Digitar corretamente prá que.pois os aloprados são analfabetos.

Anônimo disse...

Não ptecisa de pesquisa.badta verem a passeata de quarta feira.quero ver os aloprados lotar a praça do papão ate a coronel carvalho.chupa que r de uva petezadas.

Anônimo disse...

O mensalão existiu, existe e continuará existindo neste sistema de coisas. Todo mundo aqui conhece alguém que já trocou voto por dinheiro. Sim, é fato: a corrupção está enraizada no "jeitinho brasileiro", e temos que extirpá-la como um todo, e não só no que interessa a gente ou no que a mídia alardeia.

Antes que digam que mensalão é coisa (só) do PT, trago duas notícias para lembrar que não é bem assim.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121003_mensalao_fasedecisiva_jf_ac.shtml
(PMDB e PT são aliados no governo federal: há condenados em ambos os partidos, além de vários outros da base aliada. Em Angra, onde PT e PMDB são rivais históricos, o mensalão tomou o lugar do que realmente importa para esta eleição municipal, que são as questões da cidade.)

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/80834/
(O mensalão não foi uma "invenção" do PT: o partido continuou uma prática que foi iniciada no governo mineiro, do PSDB. A mídia faz uma certa questão de esconder o mensalão tucano, e até mesmo Joaquim Barbosa e o STF fazem pouco caso deste evento, que aconteceu cinco anos antes do mensalão petista - e até agora não foi julgado.)

Não estou aqui para defender o PT ou qualquer outro partido. Pelo contrário, vim dizer que todos os que arrotam a sujeira do outro também estão sujos. Se é para não eleger partido com mancha de corrupção, agora é tarde, pois só fundando - ou dando chance a - novos partidos e participando como candidatos nas eleições de 2014 e 2016.
Mas, quanto à eleição angrense de 2012, não temos candidatos diretamente ligados ao mensalão. É nas questões municipais que temos que focar nesta eleição.

Anônimo disse...

E por falar em ficha suja, o JOSÉ DIRCEU é um verdadeiro bandido, chefe de quadrilha. Se o mensalão não tivesse sido denunciado pelo Roberto Jeferson (outro canalha), talvez a roubalheira ainda estaria por aí. Quem acredita em papai noel, deve também acreditar que o Zé Dirceu está fora do cenário político em Brasília. Mas eu não acredito em papai noel e sei que a influência e os atos secretos dele estão acontecendo. Tem gente dele lá, e aqui em Angra ele deve estar torcendo para a Conceição ganhar, será a oportunidade dele estender os seus tentáculos, através dos seus asseclas, para continuar roubando. FORA PT DO MENSALÃO FORA CONCEIÇÃO, NÃO ACREDITAMOS EM VOCÊS!!!

Anônimo disse...


Não é só o José Dirceu que vai gostar da Conceição ganhar o Sérgio Cabral do seu partido também, por acaso você viu ele pedindo voto para o seu ilustre candidato? Ele não quer nem saber dele, sabe que a batata dele está assando lá em Brasília no caso da ilha do Provetá e de lá ele não escapa, se o Zé Dirceu não escapou acha que Fernando Ladrão escapa? Espere e verá quando chegar o caminhão de processos que ele tem nas costas. Nunca mais vai se candidatar a nada.

Anônimo disse...

Como tem gente sem noção, meu Deus, acaba com a raça do Dirceu e tenta encobrir a roubalheira do próprio candidato do 15 que não está diferente do Dirceu. Seu candidato já está com um de seus processos no STF onde quem vai julgar é o Joaquim. Já tem noção que seu candidato vai dançar? Então não vem aqui com hipocrisia que não dá. Acorda Brasil

Anônimo disse...

Mensalão, José Dirceu, PT X "Cartas Marcadas", Tuca Jordão, Fernando Jordão, PMDB. Deu para notar a grande diferença: Os primeiros são alheios à Angra dos Reis, já os segundos são crias da cidade, são monstros daqui, são os monstros e assombrações que nos afetam no dia a dia! O blá, blá de sempre já virou bordão do desespero e da derrota!!!!!!!!!!!!
Vou dar um conselho para os CCs e para a gang do 15: fujam enquanto há tempo, pois vocês vão sair corridos de Angra, ainda, a galera está com tanta sede de vocês, que antes de chegar no trêvo da cidade, vamos pegar vocês e vamos dar um pau sarado! Os crocketes estão chegando...

Anônimo disse...

Não adianta, o crockete do FJ já está fritando e a cambada do 15 tentará fugir durante a madrugada, pois a humilhação será grande. A justiça tarda, mas não falha! Nós vamos invadir o cheiro verde..., o gabinete do Tuca e revirar os armários dos CCs! Corre! A cuca está chegando!!!!! MP, PF, TRE, PRF, PMRJ, CBMRJ, DCAR, vamos cercar os buracos da cidade, pois eles vão tentar se esconder de qualquer jeito! Fogo neles!!!!

Anônimo disse...

Enfim, os fatos se confirmaram: O 13 ganhou e o barco do 15 afundou! Chupa que é da mula!!!!

Alexandre disse...

Na moral, vc é um idiota