"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, outubro 31

Na verdade, o povo não tem poder algum

Fábio Konder Comparato
"Os brasileiros precisam se desvencilhar da submissão e passividade. Para tanto, é preciso ampliar a educação cívica e política e aproveitar ao máximo a imprensa alternativa para denunciar essa opressão.


O que caracteriza a vida política brasileira é a duplicidade, com a existência de dois ordenamentos jurídicos: a organização oficial e a organização real. O verdadeiro poder é dissimulado, é oculto. Nós encontramos na Constituição a declaração fundamental no artigo 1º, parágrafo único de que todo poder emana do povo que o exerce diretamente por intermédio de representantes eleitos. Mas na verdade, o povo não tem poder algum. Ele faz parte de um conjunto teatral, não faz parte propriamente do elenco, mas está em torno do elenco.

Toda a nossa vida política é decidida nos bastidores e para vencer isso não basta mudar as instituições políticas, é preciso mudar a mentalidade coletiva e os costumes sociais. O povo de modo geral não acredita na democracia, não sabe nem o que é isso. Não sabe que é um regime político em que ele tem o poder em última instância e que ele deve decidir as questões fundamentais para o futuro do país. Não sabe que ele deve não somente eleger os seus representantes, mas também tem poder de destituí-los. O povo não sabe que ele deve ter meios de fiscalização contínua dos órgãos do poder, não apenas do Executivo e Legislativo, mas também do Judiciário, que se verificou estar corrompido até a medula, com raras e honrosas exceções.

Não existe a possibilidade de democracia sem que haja uma comunidade em que o bem público esteja acima dos interesses particulares. E o chamado povão, as classes mais populares e humildes já trazem de séculos essa mentalidade de submissão, de passividade. Procuram resolver os seus problemas através do auxílio paternal de certos políticos ou através do desvio da lei. Nós vemos isso cotidianamente, nunca nos insurgimos contra uma lei que consideramos injusta, mas simplesmente nos desviamos da proibição legal.

Para mudar tudo isso é preciso um trabalho longo e contínuo de educação cidadã. Isto evidentemente a partir de um trabalho de contínua denúncia dessa situação oligárquica. Mas a denúncia dessa situação hoje na sociedade de massas passa necessariamente pelos órgãos de comunicação de massa que estão nas mãos dos grandes empresários. O importante é não desanimar, não perder o impulso no sentido da denúncia completa. Nenhum sistema de poder permanece em vigor se é desmoralizado perante o público. Nós temos poucas possibilidades de desmoralizar o sistema capitalista, mas uma delas que temos que aproveitar até o fim é a imprensa corajosa e lúcida."

Estes trechos foram transcritos de uma entrevista do
jurista Fábio Konder Comparato concedida ao jornal Brasil de Fato.


Leia a entrevista completa:
reformapolitica.org.br/entrevistas/641-na-verdade-o-povo-nao-tem-poder-algum.html

3 comentários:

Anônimo disse...

QUE TEXTO MARAVILHOSO TA. ADOREI. AÍ POVO Q SE VENDE, TÁ NA HORA DE ACORDAR NAO DEIXE DE LER ESSE TEXTO E TIRAR SUAS CONCLUSOES

Anônimo disse...

Acho que não verei isso acontecer no Brasil. Vai demorar muito tempo e torço que não haja um outro golpe militar na nossa democracia. Enquanto a oligarquia não perde a democracia sobrevive quando ela realmente começar a perder corremos sérios riscos de entrarmos nas trevas de novo. Quem conhece a história do Brasil sabe muito bem do que eu falo foram várias ditaduras. Nos tornamos república através de uma ditadura Getúlio Vargas foi um grande ditador que em um certo momento quase se alinhou a Hitler e depois tivemos a revolução de 64 com apoio da classe média e das oligarquias brasileiras. E tem uns estúpidos por ai que defende esta revolução onde milhares de pessoas lutaram para o povo brasileiro ter o direito a voto que muitos não estão nem ai e votam a troco de dentadura; panela de pressão; saco de cimento e por ai vai. Antes de educação política teríamos que ter educação de fato. Escolas que ensinam bem o povo e infelizmente não vejo nenhum progresso neste sentido. É triste e eu tenho certeza com os meu 33 anos não verei isso acontecer vou lutar pra que aconteça mas não verei. Resta deixar para os meus descendentes um país melhor mais democrático e com mais consciência do que é votar!

Anônimo disse...

E tem uns estúpidos por ai que defende esta revolução onde milhares de pessoas lutaram para o povo brasileiro ter o direito a voto que muitos não estão nem ai |???ñ entendi nada,quanto a GOLPE MILITAR!! é melhor 1 golpe militar doque levar GOLPE a vida toda!! muitos lutaram pra ter o direito de votar(a tal de democracia) coisa que nunca vai acontecer aki no brasil!! pois já é um paiz FADADO a CORRUPÇAO;nao sou militar, mas sou a favor do MILITARISMO,QUEM ME DERA um ADOLF HITLER tomasse o poder no brasil,ou acertava ou morria muita gente, só assim teria soluçao a coisa aki.quem nao sabe a HISTÓRIA nao deveria nem mensioná-la, todos os paises que tiveram EFETIVIDADE na 2° guerra sao o que hoje?? sao todos paises PRÓSPEROS paises de 1° mundo, enquanto o brasil é o que?? somos o cocô do cavalo manco do bandido!!nada no brasil PRESTA, A ÚNICA COISA QUE FABRICAMOS BEM É A CORRUPÇAO!