Clique aí no link para ler. Este texto foi escrito por um leitor do Globo, na seção Opinião. Está circulando e ganhando peso na poderosa Internet. Destaco dois parágrafos:
"Na prática, os momentos de redefinição de apoio político no Brasil são para oferenda de cargos e outras coisas mais."
"Os holofotes estão ligados na direção de Marina do PV. É preciso que ela tenha muito discernimento antes de decidir pela neutralidade, algo que seus eleitores apreciariam muito, com certeza. Ou optar por um dos partidos e cair definitivamente na vala comum onde todos os partidos estão, diga-se de passagem."
Cá entre nós, pobre Marina Silva. Já mostrou a todo mundo que dá aula de Política, com "P", para qualquer politiqueiro velhaco. Já foi até promovida a linda mulher pelo Arnaldo Jabor e Jô Soares, no último programa. Será que agora terá que combater esse radicalismo de seus partidários?
Ela tinha 10% dos votos e a Dilma estava eleita. De aparência frágil, ela, com sua força e postura irrepreensíveis desde os seringais, apoiada principalmente pelos jovens descrentes dos políticos de sempre, trouxe a eleição para o 2º turno. Sozinha e à revelia da maioria, contra os ventos de SW e as marés de lua.
Ela pode decidir não apoiar ninguém. Mas pode decidir por um deles e este será, pelos números, o provável vencedor. Sinceramente, numa opinião muito pessoal e Anônima, não me preocupa muito por qual dos dois ela poderia decidir: se pela Dilma ou pelo Serra. Tenho a maior confiança na sapiência da vida e na experiência política dessa moça admirável e voz esganiçada. Ela é honesta de de ponta a ponta do seu DNA. E parece honesta. Melhor que a mulher de César, que não era da política.
Se for o caso, ela saberá negociar. Negociar "Politicamente". Por exemplo: - "Qual dos dois se propõe a garantir - de papel assinado e registrado em cartório e depois exposto em todos os Blogs do universo - o fim imediato do desmatamento na Amazônia, em troca do meu apoio?". Um acordo que poderia até prever que o responsável a pôr fim às queimadas fosse indicado por ela, pelo critério exclusivo da competência. E que fosse substituído em comum acordo, em caso de ser indicado um moleque safado enganador qualquer, defensor enrustido das madeireiras, e pecuaristas, e mineradoras, e hidrelétricas de grande porte ... Seria bom se ela pudesse negociar muitas das coisas boas de seu próprio projeto de governo, em troca do apoio nessa reta final de campanha. Isso é nobre e é política.
Política é a arte da negociação. Por isso essa arte não nos apetece, tem-se que engolir uns sapos de vez em quando (não é Vereador Ilson Peixoto?)...
Mas não acredito que ela se permita a "politicagens". Politicagem é outro tipo de coisa. Por exemplo: - "Eu voto contra seu 'projeto engodo' do mototáxis, se você me arranjar 50 miréis, 3 vagas de CC-5 e 8 CC-6." Ou então: - "Voto qualquer porcaria com relação à saúde, se você me arranjar uns CCs na Fuzarca e mais 800 "consultas-encaixe" pros meus parentes, amigos de infância e cabos eleitorais, e as que sobrarem eu dou pra esse miseráveis que não têm plano de saúde, assim pode ser que eles votem em mim na próxima, e se não votarem eu não perdi nada mesmo, eles que se explodam, já tenho os que me bastam...". Ou coisas assim, tão comuns em Angra dos Reis. Isso ela não fará, acredito.
Pena que hoje em dia poucos consigam distinguir uma coisa da outra, mesmo entre os formados em Harvard e Yale. Só aqueles com mais de 500 anos se lembram desses detalhes irrelevantes.
Por fim, acho que nós, eleitores, é que enfrentaremos uma "Escolha de Sofia".
Marina Silva não. Acho que ela está com uma "Decisão Salomônica" nas mãos.
Posso estar enganado, mas continuo muito tranquilo e confiante no resultado, particularmente agora, estando também, em boa parte, nas mãos dela. Mas pode ser só um efeito (defeito?) do nosso machismo incorrigível. Mas não esqueçam que isso aqui não é Blog de opinião é só o Transparência Angra.
Um comentário:
PARA PENSAR - IMPORTANTE
MARINHA INGLESA:
NAVEGAVAM HÁ MESES SEM DESEMBARCAR, E OS MARUJOS NÃO TOMAVAM BANHO NEM TROCAVAM DE ROUPA.
O QUE NÃO ERA NOVIDADE NA MARINHA MERCANTE BRITÂNICA, MAS O NAVIO FEDIA!
O CAPITÃO CHAMA O IMEDIATO:
MR. SIMPSON, O NAVIO FEDE, MANDE OS HOMENS TROCAREM DE ROUPA!
RESPONDE O IMEDIATO:
- AYE, AYE, SIR, PARTE PARA REUNIR OS SEUS HOMENS E DIZ:
¬- SAILORS, O CAPITÃO ESTÁ SE QUEIXANDO DO FEDOR A BORDO E MANDA TODOS TROCAREM DE ROUPA. DAVID TROQUE A CAMISA COM JOHN, JOHN TROQUE A SUA COM PETER, PETER TROQUE A SUA COM ALFRED, ALFRED TROQUE A SUA COM JONATHAN ... E ASSIM PROSSEGUIU. QUANDO TODOS TINHAM FEITO AS DEVIDAS TROCAS, O IMEDIATO SE VOLTA AO CAPITÃO, EM CONTINÊNCIA, E DIZ:
YES SIR! TODOS JÁ TROCARAM DE ROUPA!
O CAPITÃO, VISIVELMENTE ALIVIADO, MANDA PROSSEGUIR A VIAGEM...
MAS O FEDOR CONTINUAVA A INUNDAR O NAVIO...
É MAIS OU MENOS ISSO QUE VAI ACONTECER COM O RESULTADO DO 2º TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO BRASIL.
Postar um comentário