"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, outubro 20

Antes das mordomias

Todo mundo reclama do excesso de mordomias de que gozam os políticos, dizem que é coisa de Brasil, que sempre foi assim, que faz parte da política essa troca de favores e outras ignobilidades. Isso não é verdade. Já foi diferente, um pouquinho melhor.

Em 21 de abril de 1960 é que as mordomias dispararam, quando a capital federal foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília. Quase ninguém queria sair da metrópole (Rio e São Paulo) e ir morar a 1.400Km do mar, no meio do cerrado, longe de tudo, onde a cidade mais próxima era Goiânia, que naquela época vivia sob um verdadeiro faroeste.

Servidor federal ainda não tinha status de marajá, como acontece hoje, mas, para quem gosta, sempre foi um bom emprego por conta da estabilidade e das garantias. Porém, para não serem transferidos, os mais qualificados estavam optando por pedir exoneração do serviço e ingressando na iniciativa privada. Trocavam "estabilidade e garantia" por melhores salários e liberdade.

Só aceitava passivamente a transferência do paraíso (Rio) para o inferno (Brasília) quem não tinha qualificação para disputar emprego. Ou os acomodados, preguiçosos ou próximos da aposentadoria.

(Um dos boatos era - ainda é - que lá nunca se andava de sapato preto, pois eram sempre vermelhos. Durante os seis meses de seca - quando não se vê uma única nuvem passar pelo céu mais azul e bonito do Brasil, o céu do planalto central - a terra poeirenta avermelhava tudo. Nos outros seis meses, período de chuva todo dia sim e todo dia não, a lama é que sujava tudo de vermelho)

Foi quando começaram as gordas gratificações e auxílios disso e daquilo, apartamento funcional pra todo mundo, casa, comida, roupa lavada e transporte aéreo para RJ, SP e BH, e tudo mais que fizesse com que os políticos e servidores aceitassem a mudança CQC.

A explosão demográfica dos marajás começou assim. Depois as mordomias foram se expandindo pelos governos estaduais, até que no fim da ditadura, com os políticos de carreira assumindo o governo, depois de duas décadas de abstinência, chegamos onde estamos hoje. Até nos governos municipais, com prefeito de cidade de 170 mil habitantes e salário de 25 mil reais, vereadores com 50 mil reais por mês para gastar a seu bel-prazer, carros oficiais congestionando as ruas...

E enquanto temos escolas cada vez piores, enquanto os serviços de saúde desaparecem, esses políticos safados ainda se danam a roubar dinheiro público apesar de todas essas mordomias.

E a gente ainda é obrigado a ler por aí que Essiomar quer invadir agora a Secretaria de Ação Social porque teria "compreendido que nesta secretaria teria maior ganho de visibilidade e um orçamento nada desprezível para trabalhar", e que isso não é "nada que não seja legítimo em se pleitear".

Essa politicagem do Essiomar não é coisa legítima nenhuma, é safadeza. Infelizmente tem gente que não tem formação nem informação adequada e acha que politicagem virou coisa normal. E fica elogiando essas safadezas em troca só o demo sabe do que... Cidade pequena e política menor ainda, só a roubalheira é que aumenta na proporção do orçamento...

13 comentários:

Anônimo disse...

Soube que o Aurélio Marques vai assumir uma secretaria. Será?

Anônimo disse...

Imagina se o Essionar coloca a mão a Secretária de ação social? Vige! Não quero nem ver! Como político adora fazer caridade com o chapéu dos outros! Quer fazer graça? Tira do salário e distribui cesta básica! Meu Deus, Angra vai de mal a pior, virou terra de ninguém. E ainda tem gente que se diz de “opinião” e enaltece essa pouca vergonha, como se fosse natural. Acorda Tuca! Tenha um pouco de decência, você é filho da terra, seu pai é um homem honrado, se livra deste bando de parasitas.
Esse Essiomar tinha era que voltar prá Tutóia, e levar alguns blogueiros junto.

Anônimo disse...

Imagina Essiomar e Marcus Viníssius na secretaria de ação social???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Infelizmente o nosso País se transformou nisso, e por esse motivo todos acham que podem fazer o mesmo,sinceramente, não estou aqui para julgar ninguém, até porque, esta escrito (bíblia) que nos finais dos tempos nos haveriamos de ver tantas coisas impressionante,(terremoto, maremoto, guerras, pai matando filho, filho matando pai etc...), mais isso não quer dizer que não podemos agir com honestidade, procurando fazer o melhor para se ter um mundo "melhor". As vêzes paro para refletir e penso que País é esse, o que será dessas crianças no futuro, é por isso que as pessoas de bem não pode parar de lutar, mais temos que agir com inteligência, esclarecendo ao povo o que está acontecendo no nosso municipio, a nossa cidade esta entregue as baratas, e detalhe, é uma das cidades que tem a maior arrecadação, e não temos uma faculdade ( em santa cruz - zona norte do Rio tem ), não temos um hospital decente, as ruas são sujas, foi feito alguma coisa ? sim, mais poderia se fazer muito mais, é lamentável o que vem ocorrendo, o dinheiro público é "despediçado" em nossa cidade a rodo, em quanto as coisas mais importantes ficam sem fazer. Ao ler o que foi postado por esse blog, onde fala que as mordomias começaram por volta dos anos 60, é verdade, só que hoje tá demais, se a maioria dos brasileiro conseguem viver, digamos com salario de R$ 1.000,00, porque que os politicos não podem viver com os salarios deles !! que negocio é esse de ajuda de custo para moradia, combustivel, roupa e etc..., além da verba de gabinete. Bem vou ficando por aqui, mais com muita tristeza, espero que essa situação mude e que possamos eleger pessoas decentes que estejam embuidas em trabalhar com seriedade e acima de tudo com compromisso com a nossa cidade e com o povo angrense, temos que dar um basta, criarmos um movimento forte com pessoas honestas, e alavancar a bandeira da moralidade, que a nossa querida Angra dos Reis, seja a cidade pioneira em acabar, destruir com esses politicos corruptos, estamos juntos, porque sem luta não há vitória.

Anônimo disse...

o problema é q enquanto houver cavalo são jorge não vai "jamais" andar a pé!!!isso é certo demais,pq Angra acabou,infelizmente conseguiram,todo mundo fala mal do PT que ficou 12 e nada fez essas pessoas são as mesmas que dizem que o Fernando jordão é um Deus e arrumou Angra.Só se foi fazendo JARDIM...,vejamos então,todos sabemos as obras feitas pelo governo do PT, pelo menos nessa época pelo menos havia um ensino de qualidade eu estudei na escola do município em 1992 e 1993,fiz o ensino médio em escola pública e hj graças a Deus não preciso da prefeitura pra me estabelecer,trabalho na justiça e posso dizer francamente como estudar na minha época valia a pena,tb tenho muitos colegas q estudaram comigo e estão muito bem empregados, mas a questão é q antigamente havia o ensino,o cuidado com o aluno, a atenção dos pais,hj é tudo muito largado,a minha secretária do lar tem um filho de 13 anos q estuda no camorim e coitada vive reclamando q falta professor, q não tem atividade extra classe e por aí vai.Cadê TUCA,Cadê FERNANDO,Cadê LUCIANE, os filhos de vcs estudam em escola particular,no Rio de Janeiro e com certeza vão para ótimas faculdades, os meus dois filhos tb estudam em escola particular pq não exite hj em Angra outra opção. O ensino público no nosso município acabou,o q adianta a prefeitura pagar bem, pq isso ela faz, mas não o professor contratado vem de longe, não tem ânimo pq o aluno já está sem motivação, o ensino já está totalmente defasado,ele vem finge q trabalha, o aluno finge q aprende e todos nós fingimos q está tudo bem,pq não é com o nosso. Quando vamos realmente parar e pensar no q vamos fazer pra melhorar?Eu faço a minha parte, tenho uma biblioteca que fiz na garagem de casa, as crianças fazem troca de livros, fazem teatro,qd existem dúvidas em alguma matéria eu e meu marido procuramos ajudá-las e por aí vai. Basta cada um fazer um pouco ao invés de "cada um ROUBA um pouco".
Seria tudo melhor...Se o Fernando Jordão tivesse feito uma biblioteca comunitária em cada bairro,coisa pequena, nada pra 10 funcionários, poderíamos começar a incentivar nossas crianças e talvez, só talvez um dia com a educação em alta o quadro de roubalheira na política desse uma trégua!

Anônimo disse...

gentemmmm pelo amor de deus se alguém souber realmente que vão dar uma secretaria pro essiomar seguremmmmmmmmmmmm, prendam este desalmadoooooo ou desalmadaaaaaaaa, sem o menor senso e juízo. No mais só nos resta rezarrrrrrrrr...até breve.

Anônimo disse...

Parabéns Tuca! Essa secretaria precisa trabalhar, moificar muitas coisas, um bando de mulher de nariz em pé, ponha alguém que goste de gente!

Anônimo disse...

Se Essiomar fosse para Tutóia An gra estaria perdida, pois o que ainda segura esse governo merda é a sua boa vontade em resolver as coisas. Pena que a caneta do vice prefeito não tem tinta!

Anônimo disse...

Aqui,Angra dos Reis virou terra de ninguém ou melhor dos REIS mesmo. É prefeito q ganha mais q presidente,é esposa de ex prefeito q nem aqui ta morando mais e ganhando,é vereadora sendo presa,é ex deputado q desvia verba pra merenda e quer se eleger de novo (e não conseguiu),é vereador com excesso de pessoal em seu gabinete,é uma bandalheira generalizada.Fica feio demais pra Angra, onde NUNCA SE ROUBOU E SE PRENDEU TANTO!!!

Anônimo disse...

Essiomar na ação social, Luís Bambú no esporte e Aurélio no SAAE.
Quero ver o que a Titi vai dizer ?

Anônimo disse...

ESPERO QUE REALMENTE TUCA TENHA ESTA DECISAO DE COLOCAR CABEÇAO COMO SECRETARIO DE AÇAO SOCIAL POIS CARA E SUA EQUIPE TEM VOMTADE DE TRABALHAR PARA AJUDAR AO PROXIMO ISTO IRA DA OUTRA DIMANICA NOS ATENDIMENTOS NA AREA SOCIAL COLOCAR PESSOAL DOS CRAS REALMENTE PRA TRABALHAR SEM CONTAR COM APOIO QUE ESSIOMAR TEM DA FEDERAÇAO DO COMERCIO E DE OUTROS ORGAOS SERIA BEM MAIS ATUANTE ANGRA SO TEM A GANHAR TORÇO POR ISSO

Anônimo disse...

tambem acho que o essiomar tem que ir e ainda deve levar o vinicius, ai sim a secretaria vai ser uma festa.

Anônimo disse...

Coragem Tuca! Mude todo o seu secretariado. Ainda tem tempo para você mostrar que pode ser um bom prefeito. Coragem! Comece pela Administração, Educação, Meio Ambiente e por aí vai. Coragem, menino