"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, outubro 29

FEAM - Questão complexa

Carkis Vasconcellos - Diretor da FEAM, 29/out 23:12 em "Cobrança justa":

"Prezado Blog, a questão é mais complexa do que parece."

"A FEAM foi criada, em 1999, no Governo Fernando Henrique, enquanto uma Fundação de Direito PRIVADO, justamente com o objetivo de possibilitar o atendimento a planos de saúde e a seguir as normas de qualquer empresa privada, inclusive no tocante à contratação de funcionários."

"Sua criação foi aprovada pelo MP à época e tem sido, por todos esses anos, continuamente monitorada (e continuamente aprovada) pelo Ministério Público das Fundações. Mais ainda, a posição do MP do Trabalho, que originou a notificação, determina o concurso público (que a atual Direção da FEAM também defende), porém estabelece que os profissionais concursados, ao serem contratados, não angariam por esse contrato qualquer vantagem frente a outras empresas privadas - ou seja, não angariam estabilidade nem qualquer outro direito comum a servidores públicos. Aliás, não se tornam servidores públicos, pois são funcionários de uma Fundação PRIVADA."

"Confuso, né? Por essas e outras, estava eu, enquanto cidadão, em 1999, junto com os funcionários da Eletronuclear, fazendo protestos contra a sua criação pela Diretoria da Empresa da época (Governo FHC - privatização - lembram?)."

"Agora, há um ano na Diretoria da FEAM, nosso entendimento é que possamos, dentro do campo legal, tentar recolocar essa discussão em seu rumo adequado com o menor trauma possível - seja para os atuais ou futuros funcionários da FEAM, para os funcionários da Eletronuclear ou para os clientes da FEAM."


TAngra:
Prezado Sr. Carkis Vasconcellos,

Compreende-se a complexidade da questão, mas há diversos pontos a considerar.

Relembrando aos leitores, uma Fundação Pública de Direito Privado, popularmente chamada de fundação estatal, só pode ser criada por ente público. É pública, com objetivos públicos, financiada pelo público, executando ações públicas, controlada pelo público, o que vale dizer, pelos cidadãos (há quem diga ser "ignorância ou má fé, dizer-se o contrário"). Em sendo assim, devem atender aos cinco princípios constitucionais essenciais: legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência.

Sem que haja um concurso público quebram-se alguns desse princípios essenciais e dá-se margem aos mais diversos comentários. Como esse, recém-chegado, que usaremos para ilustrar:

Anônimo, 29/out 22:11 em "Cobrança muito justa":
"... com relação aos médicos que eles não querem substituir, trata-se exclusivamete da Dra. Teresa, testa de ferro do Luiz Sergio e do Vereador Ilson, é ela quem comanda dentro da FEAM. A inserção da bancada petista no caso mostra isto."

Veja bem, não temos como confirmar essa declaração, e nem vem ao caso se procede ou não. O fato é que esse comentário comprova o malefício que seria colocar em xeque a "impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência" que devem estar sempre muito evidentes nos atos de uma fundação pública de direito privado, principalmente nas contratações de pessoal.

A principal preocupação da FEAM deverá ser tornar-se cada vez mais transparente e, mais ainda, parecer transparente. Assim como a "mulher de César".

Qualquer burla ou bypass ao Concurso Público dará margem a questionamentos que prejudicarão a todos. Prejudicados serão os cidadãos, os políticos envolvidos e, particularmente, a própria Dra. Teresa, que, existindo ou não, sendo ou não, se tornará "testa de ferro" aos olhos de todos, haja vista já circularem os boatos

É realmente um caso complexo. Esperamos que a FEAM avalie bem o caso, sob todos os aspectos, antes de partir para qualquer singularidade ou "acidentalidade" na solução. Seria fatal para a credibilidade dos envolvidos.

E todos nós angrenses agradecemos sua atenção e suas bem fundadas explicações.

Atenciosamente,

TAngra.

23 comentários:

REVOLTADO disse...

T A legal vcs mostrarem a porqueira que é a politica na nossa cidade (PAIS)mas vamos lá lembremos que quem coloca esses icopetentes ladrões lá somos nós os mesmos que reclamam de falta de medico de remedio de agua de luz de estrada de escola de merenda de professores falta falta ... sempre as mesmas reclamações então ta noa hora de falar mal do POVO!
aquela senhora que faz escandalo na porta do forum em prol da vilma sera que a vida dela é diferente? sera que o hospital dela é diferente?sera?sera? aquele fiel que defende ferrenham,ente o zé maria a qualquer preço sera diferente?sera ?e tantos e tantos eusó digo desta forma pois amanhã tem eleição e lá vamos nós de novo pois é só lembrar o passado e vere no que sempre vai acabar nossa cidade notinha fiscal adulterada merenda com compra diferenciada prósanear hospital da japuiba despoluição da praia do anil cartas marcadas compra de R$950.000,000 preludio e lá vamos nós em 2012 botar todos de volta na camara.

Anônimo disse...

A FEAM é o maior cabide de emprego da região foi através dela que o Dr. Ilson Peixoto se elegeu, ele coloca lá quem ele quer e quem não segue as recomendações é demitido. É uma vergonha tem gente demais no quadro administrativo, mas o quadro clínico é uma vergonha, apenas alguns médicos que prestam, mas a maioria é incopetente. O dinheiro público que é gasto lá tem que ser com profissionais competentes e não por indicação política, então tem que ter concurso público sim e acabar com essa bagunça que existe na FEAM.
Só para vocês terem idéa já fiquei 3 horas esperando para o meu filho ser atendido, isso. porque eu marquei a consulta 1 mês antese tenho plano da eletronuclear, nesse tempo contei 47 pessoas desfilando com uniforme da FEAM para lá e para cá Chega de bagunça.

Anônimo disse...

Este nobre senhor é um petista colocado para encobrir os desvos feitos na gestão do Dr.ìlson. Estão apavorados porque a corda está para arrebentar e vai acabar com a reputação do sr.dr.ílson moralista peixoto, que cobra transparencia do poder público municipal, mas não abre as portas da sua casa. A feam e a eletronuclear bancaram sua campanha e ele gastou dinheiro a vontade e declarou quanto na prestação de conta. Ele pagava 500 reais por mês para cada cabo eleitoral e ele tinha em torno de 60 cabos remunerados. Isto dava por mês 30 mil reais, em tres meses chegamos a 90 mil reais. è so ver quanto ele declarou na prestação de conta aos tre e verá que há algo de errado com a metemática do vereador. Enfim, como ele faz parte do governo federal, não dará pedir que se apure isto. Que tal voces que são do lado dele perguntar a ele ou fazer esta exposição em público para que saber algum MP, se interesse em pelo averiguar.

Anônimo disse...

A FEAM virou cabide de emprego.
O Clenilson assessor do vereador Ilson Peixoto do pt sabe como explicar isso.
Sua esposa conseguiu uma vaga de recepcionista no hospital de Praia Brava. Como será que ele conseguiu a boquinha para sua esposa? Vale lembrar que a mesma só conseguiu a vaga depois que o marido virou assessor do Ilson Peixoto. Lá é o cabide de emprego do pt. Como todos fazem em Angra. Criam fundações para manter o monopólio do emprego e dos interesses particulares as custas de empresas e do povo. A coitada não sabe nem escrever.

Anônimo disse...

O povinho dogoverno está muito p com o PT. Estão se F..endo. Tem mutos para serem presos ainda. É só o Prelúdio, princípio. Esses corruptos do governo serão presos e querem descontar no Dr. Ilson que é pessoa honesta e teve 70% da sua campanha financiada por amigos, inclusive eu, que fiz campanha juntamente com minha família, sem receber NADA.
Quanto ao trabalho da moça, casada com o assessor, se ela trabalhasse em uma loja estava bom prá vc? Me poupe. Dr. Ilson está esculachando pedindo investigações na Stª Casa e todas irregularidades do Governo.
O leitor aí, deve ser um dos prejudicados, vai preparando o Kit prisão..kkkkkk...Parabéns Dr. Ilson tô contigo. Minha família também. Continue zelando por transparência.

Anônimo disse...

Será que o Dr. Carlos vasconcelos diretor da FEAM pode nos explicar como a mulher do Clenilson assessor do Ilson Peixoto vereador do pt está trabalhando no hospital de Praia Brava? Agradeço se puder responder. Segundo informações a mesma exerce cargo indicado pelo vereador e não passou por nenhum concurso público e se mantém com benefícios de indicação. Pra quem defende o discurso da transparencia deveria vir a público explicar a pouca vergonha ocorrida tirando vaga de quem está capacitdo e que poderia estar trabalhando como concursado honestamente.

Anônimo disse...

Gostaria por meio deste blog, o qual muito respeito, manifestar um pouco do sentimento que temos, nós os atuais colaboradores da Fundação Eletronuclear de Assitência Médica, quanto ao tema em questão no momento, ou seja, a exigência do Ministério Público para que o ingresso na FEAM seja feito através de Concurso Público. Faço parte da equipe de Enfermagem do Hospital de Praia Brava. Ingressei neste Hospital há pouco tempo e para isso precisei passar por rigoroso processo selitivo, assim como os meus colegas. O primeiro processo do qual participei não obtive classificação necessária nem para ser chamada para a segunda etapa, que consistia de entrevista, tão difícil estava a prova escrita. Confesso que cheguei a duvidar da integridade do processo. Pensei que estivessem fazendo um processo onde ninguém seria classificado para que tivessem a justificativa de contratarem pessoas “ por fora” já que as vagas precisariam ser preenchidas. Cheguei até até a tentar enviar um currículo para a FEAM, mas a resposta que obtive foi que as contratações só seriam feitas mediante aprovação em processo seletivo. Então surgiu um outro processo, para o qual me preparei com afinco, conquistando uma classificação suficiente para ser chamada à entrevista, que constava ainda de uma prova oral não menso difícil. Consegui uma boa classificação e hoje tenho orgulho em dizer que faço parte do quadro de colaboradores do Hospital de Praia Brava, junto com outros colegas que também passaram pelo mesmo processo junto comigo ou em ocasiões anteriores.
Tudo isso que expus é para mostrar que ao contrário do que pode parecer, nós não estamos trabalhando lá por nepotismo, ou por indicação política. O que mais nos deixa tristes e indignados, caso tenhamos que deixar os nossos empregos, é saber que não estamos lá de forma irregular, pois quando entramos, a exigência de concurso público ainda não existia, ou seja, não fomos desonestos, entrando “pela janela” ocupando os lugares de quem de direito. Entramos pela porta da frente, com honra e mérito, e entendemos que por isso não devemos ser prejudicados. O HPB atualmente atende a um número enorme de usuários do SUS. São pessoas com doenças crônicas ou agudas, resultantes da falta de atendimento nos postos de saúde de seus bairros e de atendimento hospitalar oferecido pelo poder público. Pacientes que muitas vezes têm o seu tempo de internação aumentado pela ausência de um Programa de Saúde da Família que dê a eles a atenção que precisariam para continuar o tratamento a que foram submetidos. E é com muito carinho e conhecimento técnico que atendemos a esses pacientes e não raro termos isso retribuído por eles através de mimos e homenagens. Somos profissionais a quem é exigida excelência , comprometimento e atualização constante do conhecimento, tudo isso pela pessoas do nosso Gerente de Enfermagem com o incentivo do Diretor Superintendente. Entendo que a demissão dos que hoje estão seria uma punição injusta e mal direcionada, já que se o método está errado e já é feito a tanto tempo, o MP que não se manifestou antes não pode penalizar a quem não tem culpa, os colaboradores que não entraram no lugar de ninguém.
Grata pela atenção,
Uma Colaboradora do HPB

Anônimo disse...

Eu não sou do governo e não do p com o PT, estou apenas escrevendo o que sei,o executivo municipal todos nós sabemos que é péssimo e que além da Vilma, várias outras pessoas da cidade tem que ser presas, concordo com você, agora não entendi porque você se demonstrou tão fiel ao nobre vereador e não se identificou. Falar que o Dr Ilson se elegeu com ajuda de amigos é piada, ele se elegeu sim usando a FEAM, ele encheu aquele lugar de gente, só esqueceu que hospital precisa de Médicos e lá está faltando muito.Aliás o dr Ilson Peixoto não está nem aí para nossa cidade, pois ele é morador da Vila Residencial de Mambucaba que pertence a Paraty, mas ele insiste em dizer que mora na Vila Histórica que é mais uma de suas mentiras. O Roberto peixoto sim mora em Angra, mas é igual ao irmão não presta.Não estou aqui falando mal de nehum partido até porque acabei de votar na Dilma e em Angra votei para Conceição, estou apenas mostrando a minha insatisfação como usuário da FEAM e o maior responsável chama-se Ilson Peixoto, mas mesmo assim espero que ele continue mentindo, tentando se passar como oposição e como o certinho, pois ele não é e com relação a cadeia cuidado que o que ele fez para se eleger também é crime.

Anônimo disse...

Acho tudo isso muito interessante como é fácil falar do outro, mas acredito que o ponto mais importante nesta situação da citada Fundação é um pouco mais complicada. Andei verificando e descobri que esta é uma EMPRESA DE DIREITO PRIVADO, sendo assim ela não necessitaria nem realizar prova de seleção, quanto menos concurso público. O Ministério Público precisa ser muito criterioso na decisão que irá ser tomada, pois lá devem haver algo entorno de 400 funcionários que bem ou mal atendem pessoas daquela região, da Garatucaia, centro de Angra, Rio Claro e Paraty.
Para realizar o concurso precisará mudar para EMPRESA DE DIREITO PÚBLICO, pois senão caso um funcionário que já trabalha nela passar, este não terá garantias nenhuma, aconselho a estes que impetrem um mandato de segurança para garantir seus empregos.
Com relação ao atendimento exclusivo para funcionário da Eletronuclear lá, como dito acima, penso que a responsável por isso é a própria Eletronuclear, pois em acordos para a construção de suas Usinas I, II e agora III senão me falha a memoria, esta em acordo para a liberação assumiu o atendimento de saúde da região onde esta deveria construir um hospital novo e praticamente do Municipio pois esta envia verbas para a PMAR se a saúde é ruim é porque ninguem presta contas, aí MP, encara essa. Imagine com hospital novo os funcionários da Empresa teriam um hospital, o da praia brava só para eles, sem o SUS, até eu ia prestar concurso para ser funcionário dela, e me mudar do centro para uma vila, neste caso cabe aos funcionários reclamarem direto na empresa e não na fundação, pois quem está em desacordo é a Eletronuclear.

Anônimo disse...

Gostaria que alguém me respondesse porque o Dr Ilson Peixoto ainda tem direito a morar na Vila residencial de Mambucaba, pelo que sei já tem dois anos que ele está afastado da FEAM e ainda não pediram a casa dele.Tem vários funcionários da Eletronuclear esperando por uma casa e não conseguem, pelo que percebi, com dinheiro público tudo é permitido.

Anônimo disse...

ei moço publica o meu também

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 17:57,

A FEAM é uma Fundação Pública de Direito Privado, popularmente chamada de fundação estatal, só pode ser criada por ente público. É pública, com objetivos públicos, financiada pelo público, executando ações públicas, controlada pelo público, o que vale dizer, pelos cidadãos.

Abraços,

TAngra.

Anônimo disse...

Pessoal acessem o link

http://www.feam-etn.org.br/estatuto.html

a empresa é só de DIREITO PRIVADO, reconhecido até pelo MP.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 31/10 16:24h

Sou tão anônimo quanto vc, idiota.
Dr Ilson conseguiu a reforma da Igreja junto ao IPHAN, exige explicações da Prefeitura e da Secretaria do MA sobre as demolições das casas que a Prefeitura quer demolir na Vila histórica, cobra eclarecimentos sobre a Stª Casa, etc, etc..Vc sabe muito pouco, ou nada sobre ele. Vc na verdade, é um prejudicado, ladrão que certamente fará companhia a Vilma dos Santos (ou do diabo) na cadeia. E de lá, verá o crescimento político do Dr. Ilson.
Idiota, se ele quisesse dinheiro, continuaria como Diretor da FEAM.Ele ganhava muito mais lá. Mas ele quer lutar pelo nosso povo e nossa cidade que está infestada de corruptos como você.

Anônimo disse...

Quer dizer que ele como diretor da FEAM ganhava mais que ganha como vereador, mesmo pegando dinheiro dos assessores, eu acho muito difícil mas você é muito intima dele, até sabe que ele reformou a Igreja da Vila Histórica e quer explicações sobre demolições de obras irregulares, você não acha isso muito pouco para quem quer lutar pelo povo, o povo precisa muito mais do que isso. Em relação aos esclarecimentos sobre a Sta Casa, ele pode ter através do seu irmãozinho que é secretário do executivo, ele quer esclarecimento e explicações é justamente o que eu também estou querendo e porque você ficou tão nervosa me chamando de idiota e ladrão e usando a Vilma para me atingir, ela estar aonde merece, só que pelo estou entendendo o Dr Ilson também comete irregularidades com dinheiro público e também deveria pagar por isso. Aliás você que é muito intima dele pode responder porque ele ainda não entregou a casa da Vila Residêncial para Eletronuclear já que ele ja está afastado da FEAM.Mas até agora eu não entendi porque você é tão anonimo quanto eu, você não é amigo íntimo e toda sua família não trabalhou de graça para elege-lo, então mostre quem vc é, com certeza deve ser mais um funcionário da FEAM que fica o dia inteiro a toa e estar cheio de medo de concurso público, pois não tem condição de passar.
Só para finalizar não sou eu o ladrão que você procura, agora prejudicado e idiota eu até pode ser, coma a maioria da população deve se sentir com esses politicos que elegemos.

Anônimo disse...

NAO EH CARKIS VASCONCELOS - EH CARLOS VASCONCELOS, QUE JA FOI SECRETARIO DE SAUDE NA EPOCA DO PT

Anônimo disse...

Caro blogueiro abra um link para discussão sobre o Dr Wilson aqui, é local para discussão da FEAM e o concurso, estou certo, ou errado?

Anônimo disse...

Não sou íntimo do Dr. Ilson, não trabalho para ele, nem na FEAM.
Coneço o trabalho dele desde que veio para Angra. Asisto a TV Cãmara e conheço quase todos os requerimentos dele. A maioria sobre falcatruas do Governo Municipal.
Ele é um ser íntegro, não é corrupto.
Agora, depois de tudo o que está acontecendo, prisões e desmoralizações, comcerteeza vc deve estar envolvido. Senão o porquê dessas dsconfianças? Tem provas entregue ao MP. Pára de acusações infundadas.
Identifique-se você. É macho prá isso. Ou tem medo de perder a boquinha?

Anônimo disse...

Se você sabe de irregularidades, denuncie, não acuse sem provas por que é muito feio, tá?

Anônimo disse...

PAra vcs!
O dr. Ilson vereador do pt está com seus dias contados.
sua novela de requerimentos não engana mais ninguém. Safado como o irmão sabe como roubar e ficar impuni. Qum tem umirmão como o roberto peixoto não precisa dar explicações a ninguém. basta vermos sua omissão diante dos fatos ocorridos aqui em angra.
De transparente esse ele não tem nada. quem o defende está ganhando no gabinete o dinheiro suado do povo pra fazer campanha pros petistas e garantir seu umbigo.

Anônimo disse...

E O PIOR DISTO TUDO MEUS AMIGOS, É A SAÚDE DESTA CIDADE.
VAMOS E CONVENHAMOS, SE O CONCURSO É NECESSÁRIO, QUE SE FAÇA, MAS QUE TAMBÉM IREMOS PAGAR C NOSSAS PRÓPRIAS VIDAS, AO NOS DEPARARMOS C PROFISSIONAIS NOVATOS, SEM EXPERIÊNCIA, COISA QUE ESSES FUNCIONÁRIOS DA FEAM, GRAÇAS A DEUS TEM DE SOBRA.
FICO ENTÃO PREOCUPADA!
AFINAL É O MEU FILHO, O SEU, SEU PAI OU MÃE, E QUE TAMBÉM SEJA O FILHO DO VEREADOR, AFINAL SOMOS TODOS IGUAIS.....
ESTE ASSUNTO DEVERIA SER TRATADO COM IMENSO RESPEITO POR PARTE DE TODOS NÓS.
FICO INFELIZ COM TUDO ISSO, POIS SOU TAMBÉM SOU UMA CIDADÃ QUE VIVE NESTA REGIÃO DESDE 85, E NOS MOMENTOS DE DOENÇA, ONDE ENCONTREI PROFISSIONAIS DIGNOS, CAPACITADOS E ACIMA DE TUDO COMPETENTES NO ATENDIMENTO A SAÚDE, FORAM NO HOSPITAL DE PRAIA BRAVA. E NAQUELE MOMENTO NÃO ME ACHEI NO DIREITO DE QUESTIONAR SE A RECEPCIONISTA, O TÉCNICO DE ENFERMAGEM, O MÉDICO, O RADIOLOGISTA, A ASSISTENTE SOCIAL, E TODOS OS DEMAIS PROFISIONAIS ERAM CONCURSADOS OU NÃO!!!!! O QUE MAIS ME IMPORTOU FOI O ATENDIMENTO QUE RECEBI.
AFINAL VALE LEMBRAR QUE AQUI NÃO É UM HOSPITAL PARTICULAR COMO O ALBERT EINSTEIN/SÃO PAULO OU A CLÍNICA DA GÁVEA/RIO DE JANEIRO.
DEIXO MEU PROTESTO, CONTRA AQUELES QUE ACREDITO NUNCA TEREM PRECISADO DE UMA CONSULTA DE EMERGÊNCIA AQUI NESTA CONCEITUADA FUNDAÇÃO.
ENTÃO VALE LEMBRAR QUE ESTA DISCUSSÃO NÃO PASSA DE RECALQUE POLITICO DE UNS TANTOS E QUANTOS MEDIOCRES!!!! VAMOS PENSAR E REFLITIR UM POUCO MAIS, AFINAL SE ESTE HOSPITAL PERDER O QUE TEM DE MAIS PRECIOSO QUE SÃO OS SEUS CONCEITUADOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, O QUE SERÁ DESTA CIDADE!!!!
DE QUE ADIANTARÁ ESTA DISCUSSÃO RÍDICULA EM RELAÇÃO AOS VEREADORES, NÃO ESTARÁ NOS INTERESSANDO EM NADA. VAMOS VOLTAR AOS VELHOS TEMPOS, DAS VANS, A CAMINHO DO RIO DE JANEIRO OU VOLTA REDONDA, PARA PODERMOS FAZER NOSSA TOMOGRAFIA PELO SUS,OU OUTRO EXAME ATÉ + SIMPLES, UMA VEZ QUE A SANTA CASA ESTÁ EM MOMENTOS FINAIS.
O QUE ALGUNS NÃO ENTENDERAM QUE O HOSPITAL NÃO É DE EXCLUSIVIDADE DA ELETRONUCLEAR. MAS HOJE PERTENCE A ESTA POPULAÇÃO ANGRENSE.
E TODOS NÓS PRECISAMOS ELE.
OBRIGADA E REFLITAM.....

Anônimo disse...

Meu filho chegou na UPA urinando sangue, o médico mandou eu fazer o exame e levar no outro dia! vejam que absurdo.Me dirigi ao hospital de Praia Brava e imediatamente meu filho fêz os exames e já saiu de lá medicado.Encontrei com D. Cida(minha ex-vizinha)que me perguntou o que estava fazendo lá, expliquei e ela me perguntou se eu havia resolvido o problema de meu filho.Então pessoal, hoje, o HPB é o único que funciona nesta cidade de merda,conheço várias pessoas de Angra que preferem gastar com passagem de ônibus ou gasolina para irem a o HPB a usar a saúde aqui em Angra.
Agora só falta acabarem de vez com a gente.
POBRE POVO!

Anônimo disse...

DEixo aqui registrado q a FEAM possui concusados aprovados no concurso publico aplicado pela FESP , no ano 98/99 e devidamente publicado em D.O.U.E que este exercem suas funcoes legalmente.