"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, dezembro 1

Quem Foi Parente, o Genial ?

ou Quem Foi Parente "o Genial" !

Você, que está acompanhando esse caso dos MTáxis, já conseguiu formar alguma opinião sobre a atitude do Vereador Parente, quando decidiu que não iria votar nem contra nem a favor, muito pelo contrário?

No Blog Adotei Um Vereador de Angra tem um Comment ("Parente, O Genial Oposicionista!") dizendo que ele foi "genial" pois, se abstendo de votar, obrigou a ainda-vereadora "Vilma a exprimir sua opinião" (sic).

Eu ainda não consegui entender o que se passou na cabeça do Parente. O problema é que enquanto não aparece uma explicação nós temos o direito de imaginar o que quisermos, azar o deles.

Pode ter sido genialidade mesmo: já que o projeto seria derrotado de qualquer jeito, estava tudo negociado, reserva garantida, então melhor jogar o "abacaxi" pra Vilma, caso contrário ela iria sair de "boazinha", dando um rabo-de-arraia em todo mundo: -"Eu não votei contra! Presidenta não vota! Se votasse eu ia votar mil motos, eu queria era mil motos pr'ocês!", Parente dever ter pensado...

Nobre covardia? -"Que burrice a minha. Da próxima vez, "reserva antecipada" só se puder ter arrependimento com devolução... E agora? A única saída é me abster. Não poderão dizer que não ajudei a derrubar o PL; e ninguém pode dizer que votei contra o PL. E depois é só rezar muito para minha família não ver o que eu estou fazendo ou, se der azar alguém perceber, que esqueça bem depressa!"

Parlamentar inexperiência? -"Eu não conheço o regimento, que droga, por que fui burro de contratar um monte de Assessor Pra-lamentar que só serve de cabo eleitoral? E agora? Eu já disse que ia votar contra desde a sessão passada. Percebi a besteira e não sei se posso mudar meu voto a aprovar o serviço. A decisão do futuro desse povo todo está em minhas mãos, mas acho que só posso votar contra. Na dúvida, vou passar o voto pra minha presidenta e rezar para que ela tenha mais juízo do que eu".

Claro que a verdade pode não ser nenhuma dessas. Quem saberá? Só Parente e, talvez, aquela "maldita e louca" base do governo.

Mas quando um homem público qualquer não é transparente com sua ações, dá o direto inalienável de qualquer cidadão pensar o que quiser sobre seus atos - e discutir o que pensa com outros cidadãos. Somos nós que pagamos os gordos salários e mordomias para que eles trabalhem para nós; e é obrigação desses politicos deixar tudo muito às claras, portanto.

P.S. Gostaria de ver o 1º Secretário pronunciando "i-na-li-e-ná-vel"...

Um comentário:

Monica Lima disse...

Caro Tangra.
Desculpe voltar ao assunto, mas quando falei do caso da Rua das Palmeiras nem imaginava que "eles" iriam mudar tudo. Você viu que quebraram toda a obra do canteiro central e calçaram de novo com paralelepípedo e virou rua novamente? Quase levei um susto quando passei lá hoje à tarde. Fiquei até chateada com a minha ignorância. Qual será a idéia deles? Quem fez foi o Serviço Público, e não obra de empreiteiras. Será que vão voltar as míseras vaguinhas de estacionamento tão choradas?