"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, junho 18

E Agora, SAPÊ ?

Anônimo em 18/Jun/2009 às 15:18 no post "Incidente na Usina Foi Esclarecido":

Sobre o incidente, acredito que a SAPÊ é que deve vir a público e justificar a disseminação de uma notícia tão leviana. Tenho parentes que passaram mal quando souberam que a usina “vazou”. Penso que, entidades como essa, se quiseram dar a mínima impressão de seriedade, deveriam verificar profundamente a veracidade das informações.
Se foi para alcançar os holofotes da mídia, conseguiu o intento. Mas pagou o preço de sair ainda mais desacreditada. Se não foi, aqui estão algumas questões não menos importantes, porém que não dão tanto ibope:

1) Este blog levantou a discussão sobre as bóias que impedem o acesso à várias praias com a mentira deslavada de servirem de criatórios de mexilhões. O Capitão dos Portos bem que tentou, mas não teve a coragem de dizer que a responsabilidade pela retirada delas é da Capitania, que só não o faz porque sabe o poder que os 'ricos' têm nesta nossa cidade. Na minha opinião, impedir o acesso às praias também cabe denúncia da SAPÊ, como fez na Praia de Leste;
2) O esgoto da Praia da Chácara é aberto toda madrugada, para não se ter o trabalho de tratá-lo. Ali há um mangue, que é considerado o santuário dos oceanos. Por que a SAPÊ não faz um protesto ali em frente?
3) A dragagem da Praia do Anil, todos sabem que não vai dar em nada. Não se cuidou de tratar o esgoto que ali é descarregado, só em filtrar a lama do fundo. Será que a SAPÊ vai mergulhar ali junto com o ex-prefeito?
4) O Bracuí está cada vez mais cercado por favelas de gente que nem de Angra é. Sabe-se que ali é uma imensa região de manguezal. Por que a SAPÊ não faz o espetáculo ali, protestando com este absurdo?
5) O Rio do Choro continua sendo uma vergonha para a nossa cidade. Dava pena de ver a cara dos turistas quando embarcavam ou chegavam pelo antigo cais. Hoje, mudou-se o cais para tirar a péssima visão e incrementar o movimento do cambaleante ESAL, mas não se preocuparam ainda em tratar o esgoto. E aí, SAPÊ, isso é ou não é anti-ecológico?
6) As estações de esgoto da Praia do Anil, Bonfim, Monsuaba, etc, não funcionam. Cadê os protestos, SAPÊ?
7) Na estrada que vai para o Ariró estão surgindo vários bares na beira do rio. Dá dó ver quanta sujeira é jogada naquele lugar! E aí, SAPÊ, vai lá e põe os donos de bares e os pinguços pra correr!

Posso enumerar mais uma série de razões para não deixar a SAPÊ parada, fazendo denúncias levianas e levando o pânico à população angrense. Fica aqui o compromisso de divulgar tantas quantas forem necessárias se a SAPÊ começar a resolver estas!

SAPÊ, mostra a tua cara!

TAngra:
SAPÊ, fique à vontade para manifestar-se aqui no Blog.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pura palhaçada, muito bem redigida - pelo menos no português, cá com meu parco conhecimento.
Uma vez - não preciso a data - Luís Pingueli Rosa, na época um ilustre desconhecido diretor da COOPE/UFRJ, trouxe ao conhecimento público VÁRIOS ENUs não divulgados pela Eletronuclar muito menos imprensa oficial. O fato, segundo o FÍSICO NUCLEAR, era grave: "é como se alguma coisa fosse acontecer de muito errado e, na impossibilidade de se descobrir, você vai lá e desliga a chave", foram mais ou menos estas as palavras em debate realizado no auditório do Sindicato dos Estivadores. Este episódio soma-se à outros tantos do comportamento no mínimo irresponsável por parte dos gestores das uninas nucleares. Infelizmente esta tem sido ao longo a política de comunicação com a sociedade. Agrava-se pela já requentada constatação da CNEM ser responsável pelo fomento e fiscalização das atividades nucleares, algo extremamente bizarro.
Ademais, a postagem acima ocorre de forma extemporânea, tal como os esclarecimentos por parte da CNEM.
Quantos as atividades da Sapê - até onde eu pude acompanhar - foram sublimes, pois para TODAS AS QUESTÕES LEVANTAS existem processos nos MPs da vida, e em um porralhão de órgãos públicos (o imbecim letrado poderia falar dos povoados do Aventureito e longa, poderia falar do Meliá, da revisão do Plano Diretor, da Prias de Maciés, Baleia, Tanguá...).
Mas, somente aos imbecis bem letrados é permitido cobrar de ONGs (organização NÂO governamental = um monte de sonhadores que dispensam um pouquinho do seu tempo para tentar alguma coisa boa sem ganhar PORRA nenhuma) ao invés de cobrar dos órgãos públicos.
Creio que na Sapê tenha gente para melhor esclarecer à todos, até àqueles para os quais não faltam conhecimentos mas um pouco sensatez.

Anônimo disse...

A Sapê tem que explicar a quantidade enorme de dinheiro que recebeu e recebe dos Governos para executar alguns projetos. Tem que ser mais transparente, publicar isso, mostrar para a população que lá tamtém entra dinheiro sim, e do Governo, então, são obrigados a prestarem contas sim, Podem e dem ser cobrados sim. Estão fazendo um monte de vista grossa para um monte de coisa, e o coitado do anônimo que escreveu a postagem acima, não tem nem coragem de assumir a identitidade, deve ser ou o tal dos Remédios ou o Rafael, dois oportunistas.

A SAPÊ não é mais a mesma, está que nem o COMAM, só está servindo para pegar um dinheirinho do Governo.

PINTO/ROGERIO disse...

T ANGRA BOM DIA.

PEGANDO UMA CARONA NO ASSUNTO SAPÊ E LONGE DE ENTRAR NA CELEUMA SOBRE OS EVENTOS DA USINA, SOU DA OPINIÃO QUE DE FATO NÃO SÓ A SAPÊ COMO QUALQUER OUTRA ONG QUE SE DIZ COMPROMISSADA COM O MEIO ABIENTE EM ANGRA SÃO DE FATO OMISSAS EM DIVERSAS QUESTÕES NO MUNICÍPIO.

NÃO ME RECORDO DE NENHUM EVENTO DESSAS ONGS EM ANGRA DOS REIS PARA CHAMAR A ATENÇÃO SOBRE OUTRO TEMA AMBIENTAL QUE NÃO SEJA USINA NUCLEAR.


INVASÃO DE RIOS, CACHOEIRAS E DESMATAMENTO NÃO SÃO ALVOS DESSAS ONGS.

A OPERAÇÃO DE PETRÓLEO NO TERMINAL DA PONTA -LESTE NÃO APARECE NOS COMENTÁRIOS DE ONG ALGUMA EM ANGRA... SEM FALAR NAS PRAIAS POLUÍDAS, CONSTRUÇÕES DENTRO DA ÁREA DO CINTURÃO VERDE, DECKS E PIERS INVADINDO OS COSTÕES ROCHOSOS EMFIMMMMMMMMM. BOM PODERIA ENUMERAR OUTROS.


COMO SEMPRE DIGO AS VEZES MESMO AS ONG'S SE PERDEM ENTRE O COMPROMISSO DE NÃO SER GOVERNAMENTAL MAIS NÃO LARGA O PÉ DO POLÍTICA E DA POLÍTICA........


EM ANGRA DOS REIS É ASSIM.


UM ABRAÇO ROGÉRIO VILELA.

Anônimo disse...

nenhum ENU tem a obrigação, por lei, de ser divulgado ao público. se querem que divulgue, mudem as leis, mas assumam as responsabilidades.

Anônimo disse...

meu amigo, nos tempos de hoje ter uma ong significa mamar nas tetas do poder público. não q seja o caso sa sapê, pq desconheço, mas olhe as ongs em todos os níveis da administração pública q vc constatará. imbecil é você q não enxerga isso. e o pingueli nunca foi um desconhecido do meio acadêmico, só para um ignorante como vc! CNEN significa comissão nacional de energia nuclear, portanto se escreve com N no final, e nunca teve e nem nunca terá a incumbência de fomentar a energia nuclear, mas de fiscalizar e regulamentar. se isso pra vc é bizarro, vá estudar mais um pouco! e nenhum enu é divulgado para o público, por força de norma!e não há nenhum processo no mpf sobre o fato, somente um pedido de explicação! e a sape tem q mostrar a q veio e pedir desculpas por ter agido com tamanha irresponsabilidade para com o povo angrense!
burro!!!!

Anônimo disse...

Sapê tem (tinha) convênio de 600 mil com ministéio turismo para Caminho do Ouro em mambucaba.

Anônimo disse...

Tomei conhecimento da celeuma da usina através deste blog, e parecia que tudo havia sido resolvido. Ledo engano! O sinistro (?) é menor diante a cortina de fumaça que se interpõe entre a sociedade e a política energética. Quais lições podemos tirar do acontecido? Como melhorar a relação de comunicação das usinas com a sociedade? Como melhorar a legislaçao?...
Quando criança, estudando no Honório Lima, no Balneário, a usina era citada em sala de aula como hidrelétrica, tamanho desconhecimento do povo e omissão dos governantes da época. Parece que nem a "nova república" e sua "democracia" foram suficientes para dar nova roupagem a aventura nuclear brasileira.
Concordo com os inteligentes e burros quanto as ongs. A Sapê e ABC são exemplos. Mas me parece que as semelhanças terminam aí. Não tenho intimidade com a nova coordenação da Sapê, são poucos do meu tempo que ainda cerram fileira em tão importante movimento. A maioria capitulou. Mas me sinto extremamente orgulhoso de ser angrense e ainda pertencer aos quadros de filiados da Sapê. Quantos as indagações, aos que têm coragem, acredito que os coordenadores não se furtarão em responder. Aos covardes (ou menos corajosos) as portas do MPF, MPE, PF estão abertas para acolherem as denúncias. E lembre-se: omissão é crime.
(da usina, com a mudança de governo presidencial, a única coisa que sei e vejo é o cabide de empredo montado pelo PT, e me sinto envergonhado de um dia ter sido filiado a este partido, mas continuo na luta, com e pelo meus alunos)

Anônimo disse...

Mas que p...a é essa que a eletro não é obrigada informar enu? Que m...a é essa? Então foi tudo encenação, o anônimo atômico, não sabe o que diz?