"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, junho 16

Mais um Pouco de Lixo

Corroborando e complementando o que foi dito no Blog do Vereador Cordeiro no dia 10 de junho, Cordeiro pede a volta do programa de Reciclagem do Lixo em Angra e também no Blog do PDT Angra no dia 15, Uma Luz no Fim do Lixo, repetiremos aqui uma postagem que fizemos no dia 14 de Março:
Um Pouco de Lixo...

Outro tema sobre o qual há varias opiniões é essa história de trazerem o lixo de cidades vizinhas para Angra dos Reis.

A princípio a coisa realmente fede, mas lixo é um assunto que merece uma discussão cuidadosa e profunda, de olhos, ouvidos e narizes bem abertos. Talvez até um audiência pública para que governantes, legisladores e população informem-se mais e melhor para podermos discutir as vantagens e desvantagens dessa opção.

Claro que lixões e aterros sanitários, jamais. Mas há alternativas interessantes e que podem ser vistas em vários lugares do dito 1º mundo. Melhor que isso, no Brasil há projetos inovadores, desenvolvidos por universidades e já em fase de implantação e operação em algumas cidades.

Trata-se das usinas de processamento de lixo urbano. Geram receita, energia, créditos de carbono, índice de poluentes líquidos e gasosos próximo do zero (podendo chegar a zero) e até empregos para várias classes de renda.

Para que uma usina dessas seja viável economicamente é necessário dispor de um volume de resíduos superior a 130 toneladas diárias, daí a necessidade de "importarmos" lixo das cidades vizinhas, com a vantagem de ainda recebermos por isso.

Quem quiser conhecer mais um pouco desse assunto pode começar por este artigo: "Projeto para processamento de lixo pode gerar receita e impacto ambiental zero". No final do artigo há outro link (Mais informações) para quem desejar descer mais em detalhes e ver um desses projetos.

P.S. Poderíamos "processar" até alguns corruptos e corruptores, sem emissão de poluentes nem restos.

7 comentários:

Anônimo disse...

"LIXO DA POLITICA"

A exatamente três domingos atrás, estiveram reunidos no sítio do Valtinho no Zungu, Tuca, Essiomar e Aurélio, depois de comer uma deliciosa picanha, Aurélio mais uma vez traiu aqueles que lhe estenderam o braço, e voltou novamente para os braços do Fernando,não foi em vão que ele compareceu na TV CCS, seria interessante convida-lo para perguntar pessoalmente , sobre oque o vereador José Antonio falou em plenário, " Farnando e Aurélio juntos no PR. Já está tudo fechado é só aguardarmos para vermos.


Logo postaremos as fotos do encontro.

Anônimo disse...

Tem que acabar com o monopólio e contratar empresas que tenham mão de obra e caminhões suficiente para atender o município.coleta de lixo todos os dias!e acabou! ja não basta os urubus na praia do anil, ariró (é só passar lá para ver)etc...agora vamos ter usina de lixo para gerar mais urubu alem de existir a nuclear que assusta! que cartão postal bonito em!!!!!!!!!

Anônimo disse...

''Considerando as características acima resumidas entendemos que a implantação da solução USINAVERDE para a destinação final dos resíduos urbanos é viável em Municípios com população superior a 180 mil habitantes. Há, também, os casos daqueles municípios com população inferior, mas localizados próximos a Municípios maiores, que poderão beneficiar-se da solução através do sistema de Convênio, cuja base legal encontra-se na Lei 11107/2005.''

Lendo com mais carinho sobre a usina verde copiei este pedaço e entendi que a sugestão do blogdopdt é mais ampla abraça o nosso municipio e as cidades ao lado desse jeito da para fazer o chamado transbordo.Muito boa a dica.precisa de vontade dos politicos.e coragem.

Anônimo disse...

duvido essa eu quero ver!!

Anônimo disse...

Veja esse caso que aconteceu em Pernambuco e foi votado pelo TRE, é exatamente igual ao de Angra, o prefeito e o vice estão inelegíveis, então não poderiam ser diplomados.

Justiça Eleitoral cassa diploma do deputado federal Charles Lucena
Publicidade

colaboração para a Folha Online

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco declarou nulo nesta terça-feira o diploma do deputado federal Charles Lucena (PTB-PE), que ocupa desde abril deste ano a vaga de Carlos Wilson Campos (PT-PE), morto naquele mês. Ele ainda pode recorrer.

A decisão do tribunal seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral, emitido pela Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco.

Lucena foi declarado inelegível por três anos --contados a partir da eleição de 2006-- em razão de uma ação da Procuradoria Eleitoral de Pernambuco, que o acusou de praticar abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral daquele ano, quando foi candidato a deputado federal.

Mesmo assim, Lucena --terceiro suplente da coligação entre PRB, PT, PTB, PMN e PCdoB-- assumiu o cargo de deputado federal depois que o primeiro e o segundo suplentes da coligação, Silvio Costa e Fernando Antônio do Nascimento, já haviam tomado posse.

Segundo o procurador regional eleitoral Fernando José Araújo Ferreira, o diploma de Lucena foi anulado assim que ele foi declarado inelegível, no dia 13 de agosto de 2008. "Mandatos conquistados dessa maneira não podem ser admitidos em respeito aos princípios democráticos estabelecidos pela Constituição Federal", afirmou.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 21:28, a usina que estão falando la no blog do pdt é pra acaba com urubu e contaminação do solo.Os paises do primeiro mundo ja estão usando se vc ler direito vai ver que é coisa de primeira pode ter outra melhores mas a ideia é boa.Agora dizer que usina de lixo que vai gerar até energia elétrica é pra junta urubu é coisa de maluco.ou de amigo do alheio,.

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 10:29

INTERPRETEI MAU! O UNICO PROBLEMA E A MAIOR PREOCUPAÇÃO EM ANGRA DOS REIS É... NAS MÃOS DE QUEM FICARA ESSA USINA?? É AI QUE MORA O PERIGO!